PUBLICIDADE
Washington Olivetto foi um publicitário brasileiro que foi reconhecido como um dos principais profissionais da área na história brasileira. Começou a sua carreira como publicitário no final da década de 1960, e ao longo de sua vida realizou diversas campanhas publicitárias que se tornaram clássicos da área.
Uma das ações mais destacadas da carreira de Washington Olivetto foi ter criado o garoto Bombril, um garoto-propaganda para uma marca de produtos de limpeza que se manteve na função por quase 40 anos. Ganhou diversas premiações por suas campanhas publicitárias e foi dono de uma grande agência de publicidade, a W/Brasil.
Leia também: Cid Moreira — biografia de um dos maiores nomes da televisão brasileira
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre Washington Olivetto
- 2 - Biografia de Washington Olivetto
- 3 - Carreira de Washington Olivetto
- 4 - Campanhas famosas de Washington Olivetto
- 5 - Sequestro de Washington Olivetto
- 6 - Curiosidades sobre Washington Olivetto
Resumo sobre Washington Olivetto
- Washington Olivetto foi um publicitário nascido em São Paulo.
- Foi um dos grandes nomes da história da publicidade no Brasil.
- Iniciou sua carreira no final da década de 1960, produzindo peças publicitárias de grande sucesso.
- Foi sequestrado em 2001 por criminosos que exigiram um resgate milionário.
- Faleceu em 2024 por conta de uma falência múltipla de órgãos após passar meses internado.
Biografia de Washington Olivetto
-
Nascimento de Washington Olivetto
Washington Olivetto nasceu na cidade de São Paulo, sendo oriundo do bairro da Lapa. O seu nascimento aconteceu no dia 29 de setembro de 1951, sendo ele descendente de italianos e tendo um pai que trabalhava como vendedor de tintas e uma mãe que era dona de casa. Diz-se que o trabalho do seu pai como vendedor o inspirou a seguir carreira no ramo publicitário.
-
Casamento de Washington Olivetto
Ao longo de sua vida, Washington Olivetto se casou duas vezes, sendo que o seu primeiro casamento foi com Luísa Augusta, enquanto sua última esposa foi Patrícia Viotti Olivetto. O casamento de Washington Olivetto com Patrícia Viotti foi mantido até o fim de sua vida.
-
Filhos de Washington Olivetto
Ao longo de sua vida e de seus dois casamentos, Washington Olivetto teve três filhos, que nasceram em seus dois casamentos. Vejamos:
- do casamento com Luísa Augusto nasceu Homero;
- do casamento com Patrícia Viotti nasceram Antônia e Theo.
-
Morte de Washington Olivetto
Washington Olivetto morreu na cidade do Rio de Janeiro em 13 de outubro de 2024. Ele tinha 73 anos na ocasião e estava internado em um hospital na capital fluminense havia quatro meses. A causa da morte foi uma falência múltipla de órgãos, resultado dos problemas de saúde no sistema respiratório do publicitário.
Veja também: Como começou a carreira de Faustão?
Carreira de Washington Olivetto
Washington Olivetto fez publicidade pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), mas não finalizou o curso. Com apenas 18 anos de idade, deu início a sua trajetória como publicitário ao ser contratado como estagiário por uma agência de publicidade. No ano seguinte, Washington Olivetto foi trabalhar em uma agência de publicidade chamada DPZ.
O publicitário definiu seu período na DPZ como de grande aprendizado, e nesse tempo ele ganhou uma importante premiação: um Leão de Ouro pelo Festival de Publicidade de Cannes. Foi nessa agência de publicidade que Olivetto criou uma das mais parcerias mais conhecidas da publicidade brasileira.
Foi ideia dele escalar o ator Carlos Moreno para ser o garoto-propaganda da Bombril, marcando um feito: Carlos Moreno foi o garoto-propaganda que mais tempo ficou no ar em nome de uma marca. Ao todo, Carlos Moreno ficou à frente das publicidades da Bombril até 2017, completando 39 anos de parceria. Olivetto deixou de realizar publicidades para a Bombril em 2013.
Em 1986, abandonou a DPZ para fundar a sua própria agência de publicidade em parceria com uma agência da Suíça chamada GGK. Nasceu a W/GGK, que teve seu nome alterado tempos depois para W/Brasil. A agência de publicidade de Washington Olivetto se tornou uma das maiores do mundo, possuindo filiais em diversos países, como os EUA.
Em 2010, a W/Brasil se fundiu com uma agência de publicidade norte-americana chamada McCann Erickson, dando origem a W/McCann. Na ocasião, Olivetto assumiu a presidência do conselho da empresa.
Campanhas famosas de Washington Olivetto
Washington Olivetto é considerado um dos grandes publicitários da história brasileira, produzindo uma série de campanhas publicitárias famosas. Entre as campanhas de maior sucesso estabelecidas por esse publicitário estão:
- Hitler, propaganda realizada para o Jornal Folha de São Paulo, de 1989;
- Primeiro Sutiã, propaganda realizada para a Valisère, de 1987;
- O Pingo, propaganda realizada para a empresa Deca, de 1973.
Além disso, é atribuída a ele a já mencionada parceira de sucesso do ator Carlos Moreno com a marca de produtos de limpeza Bombril. O garoto-propaganda da Bombril recebeu o nome de “garoto Bombril”.
Outra propaganda de destaque, de 1994, foi a para marca de amortecedores automotivos chamados Cofap. Criou também uma campanha publicitária para a Volkswagen estabelecendo o slogan “pense bem, pense Volkswagen”; criou a propaganda chamada “Homem Frustrado” para o banco Bamerindus; criou a propaganda chamada “Ginástica” para uma marca de adoçante chamada Assugrim, etc.
Sequestro de Washington Olivetto
No começo do século XXI, Washington Olivetto era um dos publicitários mais bem-sucedidos da história brasileira, sendo reconhecido como um nome de sucesso no meio. Esse sucesso rendeu a ele uma atenção indesejada quando ele se tornou alvo de sequestradores na cidade de São Paulo. Em 11 de dezembro de 2001 ele foi parado em uma blitz falsa no bairro de Higienópolis, na capital paulista.
O sequestro foi realizado por bandidos argentinos, colombianos e chilenos, que mantiveram o publicitário sob cárcere privado por 53 dias em um cômodo pequeno e sem janela. O quarto em que ele ficava ficou por diversas ocasiões com a luz ligada e com música alta para abafar qualquer som emitido por Olivetto.
Os sequestradores exigiram um resgate de 10 milhões de reais para libertar o publicitário, mas Washington Olivetto se recusou a pagar a quantia. O publicitário foi resgatado quando o cativeiro dele foi denunciado por uma vizinha, uma médica, que começou a escutar os pedidos de socorro do publicitário. Ela fez uma denúncia, e as investigações da polícia chegaram ao local onde o publicitário estava, resgatando-o no dia 2 de fevereiro de 2002. Os sequestradores foram condenados a 16 anos de prisão.
Saiba mais: Silvio Santos — apresentador brasileiro que teve o programa de TV mais duradouro do mundo
Curiosidades sobre Washington Olivetto
- Washington Olivetto foi vice-presidente do Corinthians, sendo o criador da Democracia Corintiana.
- Ao longo de sua carreira, Washington Olivetto evitou se envolver com assuntos políticos e só se posicionou em uma eleição durante toda a sua vida, a eleição de 2022.
Créditos da imagem
Fontes
CATTO, André e MIATO, Bruna. Ícone da publicidade, Washington Olivetto criou propagandas emblemáticas; relembre. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/midia-e-marketing/noticia/2024/10/13/icone-da-publicidade-washington-olivetto-criou-propagandas-emblematicas-relembre.ghtml
REDAÇÃO. Washington Olivetto ficou 53 dias em cubículo durante sequestro. Disponível em: https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2024/10/13/washington-olivetto-ficou-53-dias-em-cubiculo-apos-ser-sequestrado.htm
REDAÇÃO. Morre o publicitário Washington Olivetto aos 73 anos. Disponível em: https://istoe.com.br/morre-o-publicitario-washington-olivetto-aos-73-anos/