Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Fausto Silva (Faustão)

Fausto Silva ou Faustão é um apresentador de TV, jornalista e radialista que se consagrou sob o comando do programa Domingão do Faustão.

Faustão no palco do programa com microfone e braços cruzados.
Faustão comandou o programa de auditório da TV Globo mais duradouro, o Domingão do Faustão (Crédito: Reprodução / Instagram @faustaonaband).
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Faustão é um apresentador de TV, jornalista e radialista. O comunicador ficou conhecido por comandar por mais de 30 anos o programa Domingão do Faustão, na TV Globo.

O comunicador iniciou sua carreira como repórter em rádios do interior paulista. Com o Perdidos na Noite, da TV Gazeta, Faustão estreou na televisão brasileira como apresentador de TV em 1984.

Em 1989 estreou o Domingão do Faustão, que marcou as tardes e noites de domingo com quadros como o “Videocassetadas” e “Dança dos Famosos”. Após a saída da Globo em 2021, o apresentador teve uma curta passagem pela Band, já que anunciou sua aposentadoria.

Leia também: A vida, carreira e curiosidades sobre Silvio Santos

Tópicos deste artigo

Resumo sobre o Faustão

  • Fausto Silva ou simplesmente Faustão nasceu em 2 de maio de 1950 em São Paulo (SP).

  • O apresentador cresceu no interior paulista, em cidades como Araras e Porto Ferreira.

  • Começou na rádio aos 14 anos como locutor, narrando eventos do cotidiano, como festas de aniversário.

  • A primeira experiência profissional como repórter foi na Rádio Centenário, em Araras (SP), aos 15 anos.

  • Teve passagens pela Rádio Record, Jovem Pam, Globo/Excelsior.

  • Sua estreia na televisão brasileira foi na TV Gazeta, em 1984, sob o comando do Perdidos na Noite.

  • O Domingão do Faustão, programa que apresentou por mais tempo, da TV Globo, ficou ao ar entre 1989 e 2021.

  • Faustão anunciou sua aposentadoria em 2023.

Infância e adolescência de Faustão

Faustão (Fausto Corrêa da Silva) nasceu no dia 2 de maio de 1950 em São Paulo (SP). Apesar de ter nascido na capital, o apresentador cresceu no interior paulista, nas cidades de Tatuí, Porto Ferreira e Araras.

Em Campinas, ele realizou o Curso Clássico, que equivale ao ensino médio, direcionado a quem desejava seguir carreira na área de Ciências Humanas. Nesse curso foi colega de turma de Regina Duarte.

Faustão terminou os estudos escolares em Campinas. Por lá, ele iniciou a graduação de Direito na Pontifícia Universidade Católica (PUC) da cidade. O comunicador não chegou a concluir a formação.

O primeiro contato com a rádio foi aos 14 anos como locutor. Nessas primeiras vivências, ele narrava eventos sociais e do cotidiano, tais como festas de aniversário e tardes de autógrafos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Carreira de Faustão na rádio

Faustão começou a atuar como repórter aos 15 anos na Rádio Centenária, localizada na cidade paulista de Araras.

Na Rádio Cultura de Campinas teve uma passagem como repórter de plantão e comandou o programa musical New Pop International.

Aos 20 anos foi para a Rádio Record, em São Paulo. Por lá ele apresentou e redigiu o Jornal da Noite. Em 1971 virou repórter de campo na emissora. Em seguida foi para a Rádio Jovem Pan, onde ocupou a mesma função como repórter.

Foto em preto e branco do Faustão de óculos entrevistando o Pelé com a camisa do Santos.
Faustão entrevistando Pelé em campo. (Crédito: Reprodução / Instagram @faustosilvaofcial)

Sua estreia na Rádio Globo ocorreu em 1982. Na ocasião, foi contratado para ser comentarista esportivo no programa Bom Dia São Paulo. Já na Rádio Excelsior, comandou o Balancê com a participação de humoristas e jornalistas.

Ele também colaborou para o jornal O Estado de S. Paulo, onde escrevia sobre esportes. Aos domingos, nessa época, ele participava do programa Desafio ao Galo, da TV Record. A convite de Goulart de Andrade, Faustão comandou o programa 23ª Hora, transmitido pela TV Gazeta.

Saiba mais: A vida, a carreira e os títulos do rei do futebol, Pelé

Carreira de Faustão como apresentador de TV

Faustão começou sua carreira como apresentador de TV em 1984 sob o comando do Perdidos na Noite, na TV Gazeta. A atração era marcada pela participação de convidados especiais. Artistas como Tim Maia, Djavan e as bandas Legião Urbana e Titãs estiveram no palco.

Após um ano, o programa ganhou auditório e foi transferido para a TV Record. Perdidos na Noite passou a ser transmitido em rede nacional pela TV Bandeirantes (Band), ficando no ar entre 1986 e 1988.

Domingão do Faustão

O Domingão do Faustão foi ao ar pela primeira vez no dia 26 de março de 1989. O programa da TV Globo, exibido semanalmente aos domingos, sempre contou com quadros variados como musicais, entrevistas e jogos.

Faustão apresentando programa de TV.
Faustão acumula quase 40 anos de carreira como apresentador de TV. (Crédito: Reprodução / Instagram @faustosilvaofcial)

Na audiência, a disputa era contra o popular Programa Silvio Santos, do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).

Entre os primeiros quadros do Domingão do Faustão estavam:

  • Mano a mano: irmãos tinham que mostrar que conheciam o comportamento um do outro ao responderem perguntas feitas por Faustão.

  • Controle remoto: os participantes eram testados se conheciam sobre a cultura da televisão.

  • Jogo da velha: artistas competiam entre si respondendo a questões de vários temas.

Elementos como o balé, chamado popularmente como “balé do Faustão”, bem como a banda que se apresentava ao vivo, ajudaram a construir a identidade do programa.

Quadros populares do Domingão do Faustão

Entre os quadros populares do Domingão do Faustão estão:

  • Videocassetadas;

  • Caminhão do Faustão;

  • Arquivo Confidencial;

  • Se vira nos 30;

  • Dança dos Famosos.

Um dos quadros mais famosos, e também um dos mais duradouros, foi o “Videocassetadas”. Nele, Faustão narrava episódios diversos de várias situações cômicas e de acidentes que aconteciam com pessoas desconhecidas.

O “Caminhão do Faustão”, que começou em 1989, entregava ao longo do país diversos presentes, como eletrodomésticos. Em 2010, ele foi substituído pelo “Avião do Faustão”.

Com foco no emocional, o “Arquivo Confidencial” mostrava outras perspectivas de artistas e celebridades. Os depoimentos de amigos e familiares geravam emoção nas tardes de domingo e formavam uma homenagem a cada convidado do programa. A estreia ocorreu em 1995.

Foto antiga de Faustão com Gugu
Faustão ao lado de Gugu Liberato. (Crédito: Reprodução / Instagram @faustosilvaofcial)

No ano de 2002 era a vez do “Se vira nos 30” entrar no ar no Domingão do Faustão. No quadro, os participantes tinham de demonstrar suas habilidades e performances. A plateia votava e escolhia a melhor atração, que recebia um prêmio em dinheiro.

Em 2005 estreou o “Dança dos Famosos”, outro quadro tradicional e que permaneceu no programa. Um elenco formado por artistas mulheres e homens competia em construções coreográficas e performances no palco, em pares, junto a instrutores profissionais. A repercussão do quadro era garantida nas redes sociais.

Faustão na Band

Após a passagem de mais de 30 anos na TV Globo, Faustão retornou à Band para comandar o programa de auditório Faustão na Band. Transmitido de segunda a sexta, pela noite, o programa continuou com a característica da diversidade de atrações e quadros.

Seu filho João Guilherme e Anne Lottermann acompanharam o apresentador, que ficou sob o comando do programa entre janeiro de 2022 e maio de 2023.

Leia também: Roberto Carlos — a biografia de um dos mais famosos cantores do Brasil

Família de Faustão

Faustão é casado com a produtora e ex-modelo Luciana Cardoso. Ela chegou a trabalhar com o apresentador no Domingão do Faustão. Os dois se conheceram em 2001.

Lara Silva é filha do primeiro casamento de Faustão, com Magda Colares. A jovem é reservada e se mantém longe dos holofotes. O casamento de Faustão com Magda Colares durou dez anos. Eles se separaram em 2000.

Foto de Faustão, usando óculos e camisa azul, com sua esposa Luciana e seus filhos Lara, João Guilherme e Rodrigo
Faustão com sua esposa, Luciana, e seus filhos, Lara, João Guilherme e Rodrigo. (Crédito: Reprodução / Instagram @faustosilvaofcial)

João Guilherme é o filho mais velho de Faustão com Luciana. O jovem segue a carreira de comunicador do pai. Ele trabalhou com Faustão, na Band, entre 2022 e 2023. Rodrigo é o caçula de Fausto Silva, que também é filho de Luciana.

Faustão hoje em dia

Aos 73 anos de idade, Faustão confirmou sua aposentadoria. O apresentador se afastou do comando do programa Faustão na Band em maio de 2023, após um ano e meio no ar na emissora.

Seu filho João Guilherme e Anne Lottermann ocuparam a posição de apresentadores da atração. O último episódio do Faustão na Band foi ao ar em 18 de agosto de 2023 e ficou marcado por homenagens dos então apresentadores a Faustão.

Em agosto de 2023, o comunicador foi internado por causa de uma insuficiência cardíaca.

Fontes:

BAND. Relembre a trajetória de Fausto Silva até o retorno à Band. 16 jan. 2022. Disponível em: https://www.band.uol.com.br/entretenimento/faustao-na-band/noticias/relembre-a-trajetoria-de-fausto-silva-ate-o-retorno-a-band-16473591.

CHAIM, Célia. Entrevista com Fausto Silva. CDN Comunicação Corporativa. 30 de agosto de 2010. Disponível: http://www.jornalistasecia.com.br/edicoes/jeciaentrevista10.pdf.

GAÚCHA ZH. Domingão do Faustão: relembre cinco quadros que conquistaram o público. 25 jan. 2021. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/cultura-e-lazer/tv/noticia/2021/01/domingao-do-faustao-relembre-cinco-quadros-que-conquistaram-o-publico-ckkd7jxly000j017wde1qgro8.html.

RETTICH, Juliana Silva. Programa popular e mediações na televisão brasileira: um estudo do Domingão do Faustão. Monografia em Jornalismo. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, 2007. Disponível em: https://pantheon.ufrj.br/bitstream/11422/1650/1/JRETTICH.pdf.

Escritor do artigo
Escrito por: Lucas Afonso Jornalista pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e bacharel em Educação Física pelo Centro Universitário Internacional (Uninter).

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

AFONSO, Lucas. "Fausto Silva (Faustão)"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/fausto-silva-faustao.htm. Acesso em 20 de abril de 2024.

De estudante para estudante