PUBLICIDADE
Faustão é um apresentador de TV, jornalista e radialista. O comunicador ficou conhecido por comandar por mais de 30 anos o programa Domingão do Faustão, na TV Globo.
O comunicador iniciou sua carreira como repórter em rádios do interior paulista. Com o Perdidos na Noite, da TV Gazeta, Faustão estreou na televisão brasileira como apresentador de TV em 1984.
Em 1989 estreou o Domingão do Faustão, que marcou as tardes e noites de domingo com quadros como o “Videocassetadas” e “Dança dos Famosos”. Após a saída da Globo em 2021, o apresentador teve uma curta passagem pela Band, já que anunciou sua aposentadoria.
Leia também: A vida, carreira e curiosidades sobre Silvio Santos
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre o Faustão
- 2 - Infância e adolescência de Faustão
- 3 - Carreira de Faustão na rádio
- 4 - Carreira de Faustão como apresentador de TV
- 5 - Domingão do Faustão
- 6 - Quadros populares do Domingão do Faustão
- 7 - Faustão na Band
- 8 - Família de Faustão
- 9 - Faustão hoje em dia
Resumo sobre o Faustão
-
Fausto Silva ou simplesmente Faustão nasceu em 2 de maio de 1950 em São Paulo (SP).
-
O apresentador cresceu no interior paulista, em cidades como Araras e Porto Ferreira.
-
Começou na rádio aos 14 anos como locutor, narrando eventos do cotidiano, como festas de aniversário.
-
A primeira experiência profissional como repórter foi na Rádio Centenário, em Araras (SP), aos 15 anos.
-
Teve passagens pela Rádio Record, Jovem Pam, Globo/Excelsior.
-
Sua estreia na televisão brasileira foi na TV Gazeta, em 1984, sob o comando do Perdidos na Noite.
-
O Domingão do Faustão, programa que apresentou por mais tempo, da TV Globo, ficou ao ar entre 1989 e 2021.
-
Faustão anunciou sua aposentadoria em 2023.
Infância e adolescência de Faustão
Faustão (Fausto Corrêa da Silva) nasceu no dia 2 de maio de 1950 em São Paulo (SP). Apesar de ter nascido na capital, o apresentador cresceu no interior paulista, nas cidades de Tatuí, Porto Ferreira e Araras.
Em Campinas, ele realizou o Curso Clássico, que equivale ao ensino médio, direcionado a quem desejava seguir carreira na área de Ciências Humanas. Nesse curso foi colega de turma de Regina Duarte.
Faustão terminou os estudos escolares em Campinas. Por lá, ele iniciou a graduação de Direito na Pontifícia Universidade Católica (PUC) da cidade. O comunicador não chegou a concluir a formação.
O primeiro contato com a rádio foi aos 14 anos como locutor. Nessas primeiras vivências, ele narrava eventos sociais e do cotidiano, tais como festas de aniversário e tardes de autógrafos.
Carreira de Faustão na rádio
Faustão começou a atuar como repórter aos 15 anos na Rádio Centenária, localizada na cidade paulista de Araras.
Na Rádio Cultura de Campinas teve uma passagem como repórter de plantão e comandou o programa musical New Pop International.
Aos 20 anos foi para a Rádio Record, em São Paulo. Por lá ele apresentou e redigiu o Jornal da Noite. Em 1971 virou repórter de campo na emissora. Em seguida foi para a Rádio Jovem Pan, onde ocupou a mesma função como repórter.
Sua estreia na Rádio Globo ocorreu em 1982. Na ocasião, foi contratado para ser comentarista esportivo no programa Bom Dia São Paulo. Já na Rádio Excelsior, comandou o Balancê com a participação de humoristas e jornalistas.
Ele também colaborou para o jornal O Estado de S. Paulo, onde escrevia sobre esportes. Aos domingos, nessa época, ele participava do programa Desafio ao Galo, da TV Record. A convite de Goulart de Andrade, Faustão comandou o programa 23ª Hora, transmitido pela TV Gazeta.
Saiba mais: A vida, a carreira e os títulos do rei do futebol, Pelé
Carreira de Faustão como apresentador de TV
Faustão começou sua carreira como apresentador de TV em 1984 sob o comando do Perdidos na Noite, na TV Gazeta. A atração era marcada pela participação de convidados especiais. Artistas como Tim Maia, Djavan e as bandas Legião Urbana e Titãs estiveram no palco.
Após um ano, o programa ganhou auditório e foi transferido para a TV Record. Perdidos na Noite passou a ser transmitido em rede nacional pela TV Bandeirantes (Band), ficando no ar entre 1986 e 1988.
Domingão do Faustão
O Domingão do Faustão foi ao ar pela primeira vez no dia 26 de março de 1989. O programa da TV Globo, exibido semanalmente aos domingos, sempre contou com quadros variados como musicais, entrevistas e jogos.
Na audiência, a disputa era contra o popular Programa Silvio Santos, do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).
Entre os primeiros quadros do Domingão do Faustão estavam:
-
Mano a mano: irmãos tinham que mostrar que conheciam o comportamento um do outro ao responderem perguntas feitas por Faustão.
-
Controle remoto: os participantes eram testados se conheciam sobre a cultura da televisão.
-
Jogo da velha: artistas competiam entre si respondendo a questões de vários temas.
Elementos como o balé, chamado popularmente como “balé do Faustão”, bem como a banda que se apresentava ao vivo, ajudaram a construir a identidade do programa.
Quadros populares do Domingão do Faustão
Entre os quadros populares do Domingão do Faustão estão:
-
Videocassetadas;
-
Caminhão do Faustão;
-
Arquivo Confidencial;
-
Se vira nos 30;
-
Dança dos Famosos.
Um dos quadros mais famosos, e também um dos mais duradouros, foi o “Videocassetadas”. Nele, Faustão narrava episódios diversos de várias situações cômicas e de acidentes que aconteciam com pessoas desconhecidas.
O “Caminhão do Faustão”, que começou em 1989, entregava ao longo do país diversos presentes, como eletrodomésticos. Em 2010, ele foi substituído pelo “Avião do Faustão”.
Com foco no emocional, o “Arquivo Confidencial” mostrava outras perspectivas de artistas e celebridades. Os depoimentos de amigos e familiares geravam emoção nas tardes de domingo e formavam uma homenagem a cada convidado do programa. A estreia ocorreu em 1995.
No ano de 2002 era a vez do “Se vira nos 30” entrar no ar no Domingão do Faustão. No quadro, os participantes tinham de demonstrar suas habilidades e performances. A plateia votava e escolhia a melhor atração, que recebia um prêmio em dinheiro.
Em 2005 estreou o “Dança dos Famosos”, outro quadro tradicional e que permaneceu no programa. Um elenco formado por artistas mulheres e homens competia em construções coreográficas e performances no palco, em pares, junto a instrutores profissionais. A repercussão do quadro era garantida nas redes sociais.
Faustão na Band
Após a passagem de mais de 30 anos na TV Globo, Faustão retornou à Band para comandar o programa de auditório Faustão na Band. Transmitido de segunda a sexta, pela noite, o programa continuou com a característica da diversidade de atrações e quadros.
Seu filho João Guilherme e Anne Lottermann acompanharam o apresentador, que ficou sob o comando do programa entre janeiro de 2022 e maio de 2023.
Leia também: Roberto Carlos — a biografia de um dos mais famosos cantores do Brasil
Família de Faustão
Faustão é casado com a produtora e ex-modelo Luciana Cardoso. Ela chegou a trabalhar com o apresentador no Domingão do Faustão. Os dois se conheceram em 2001.
Lara Silva é filha do primeiro casamento de Faustão, com Magda Colares. A jovem é reservada e se mantém longe dos holofotes. O casamento de Faustão com Magda Colares durou dez anos. Eles se separaram em 2000.
João Guilherme é o filho mais velho de Faustão com Luciana. O jovem segue a carreira de comunicador do pai. Ele trabalhou com Faustão, na Band, entre 2022 e 2023. Rodrigo é o caçula de Fausto Silva, que também é filho de Luciana.
Faustão hoje em dia
Aos 73 anos de idade, Faustão confirmou sua aposentadoria. O apresentador se afastou do comando do programa Faustão na Band em maio de 2023, após um ano e meio no ar na emissora.
Seu filho João Guilherme e Anne Lottermann ocuparam a posição de apresentadores da atração. O último episódio do Faustão na Band foi ao ar em 18 de agosto de 2023 e ficou marcado por homenagens dos então apresentadores a Faustão.
Em agosto de 2023, o comunicador foi internado por causa de uma insuficiência cardíaca.
Créditos da imagem
[1] Renato Pizzutto / Wikimedia Commons
Fontes
BAND. Relembre a trajetória de Fausto Silva até o retorno à Band. 16 jan. 2022. Disponível em: https://www.band.uol.com.br/entretenimento/faustao-na-band/noticias/relembre-a-trajetoria-de-fausto-silva-ate-o-retorno-a-band-16473591.
CHAIM, Célia. Entrevista com Fausto Silva. CDN Comunicação Corporativa. 30 de agosto de 2010. Disponível: http://www.jornalistasecia.com.br/edicoes/jeciaentrevista10.pdf.
GAÚCHA ZH. Domingão do Faustão: relembre cinco quadros que conquistaram o público. 25 jan. 2021. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/cultura-e-lazer/tv/noticia/2021/01/domingao-do-faustao-relembre-cinco-quadros-que-conquistaram-o-publico-ckkd7jxly000j017wde1qgro8.html.
RETTICH, Juliana Silva. Programa popular e mediações na televisão brasileira: um estudo do Domingão do Faustão. Monografia em Jornalismo. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, 2007. Disponível em: https://pantheon.ufrj.br/bitstream/11422/1650/1/JRETTICH.pdf.