Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Letra h no Novo Acordo Ortográfico

O Novo Acordo Ortográfico determinou a supressão da letra “h” em algumas palavras de Portugal, mas aqui no Brasil isso não ocorreu.

Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Muito tem se falado sobre o “h”, que este sumiu definitivamente de algumas palavras. Bom, de acordo com o acordo ortográfico não se sabe que o “h” desapareceu assim sem deixar vestígios.

Em Portugal, a palavra “húmido” recebia o “h” que, neste caso, foi suprimido. Mas, até então, é o único caso constatado, o qual não afeta diretamente a língua escrita no Brasil.

O h mantém-se por etimologia nos casos que conhecemos: hoje, homem, humor, hora, haver, hélice, bem como nas adoções convencionais: hã?, hem?, hum!. Da mesma forma acontece com a supressão já consagrada: erva, ao invés de herva e também das interjeições: ah!, oh!.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Nos casos de aglutinação, o “h” é englobado no seu precedente e desaparece: desumano, inábil, lobisomem, reabilitar, reaver.

Vale lembrar que nos casos de palavra composta o hífen é empregado quando o segundo termo começa com “h”: pré-história, anti-higiênico, contra-haste, etc.

Assim, nosso “som mudo” continua marcando presença, mesmo que caladinho no cantinho dele!

Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras

Escritor do artigo
Escrito por: Sabrina Vilarinho Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

VILARINHO, Sabrina. "Letra h no Novo Acordo Ortográfico"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/acordo-ortografico/o-h.htm. Acesso em 25 de maio de 2024.

De estudante para estudante