Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Desidratação Intermolecular dos Álcoois

Química

A desidratação intermolecular de álcoois é quando a reação ocorre entre moléculas, ocorrendo a perda de uma molécula de água para cada duas moléculas de álcool.
A reação orgânica de desidratação intermolecular dos álcoois é importante porque produz éteres que são muito utilizados na purificação de fármacos
A reação orgânica de desidratação intermolecular dos álcoois é importante porque produz éteres que são muito utilizados na purificação de fármacos
PUBLICIDADE

O prefixo “inter” significa “entre” ou “no meio”, assim, a reação orgânica de desidratação intermolecular dos álcoois ocorre entre moléculas da mesma substância (do mesmo álcool) ou de substâncias diferentes (de misturas de álcoois) com a saída de uma molécula de água. Há também a formação de um éter.

Assim como ocorre na reação de Desidratação Intramolecular dos Álcoois, na desidratação intermolecular também é necessária a presença do ácido sulfúrico concentrado, porém, nesse caso, a temperatura é menor, ficando em torno de 140ºC, enquanto que na intramolecular fica em torno de 170ºC.

Veja como isso ocorre na reação abaixo:

Desidratação intermolecular entre moléculas do propanol

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Esse tipo de reação é mais comum em álcoois primários, sendo que os secundários e principalmente os terciários tendem a realizar a desidratação intramolecular.

No caso acima, as moléculas que reagiram foram do mesmo álcool. Agora veja como isso ocorre numa mistura de álcoois:

Reação de desidratação intermolecular entre duas moléculas diferentes de álcoois

Os éteres formados são resultados das diversas combinações possíveis entre as moléculas dos álcoois.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Desidratação Intermolecular dos Álcoois"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/desidratacao-intermolecular-dos-Alcoois.htm. Acesso em 02 de agosto de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

(UFAM) A reação de desidratação intermolecular de um composto orgânico, na presença de ácido sulfúrico a 140oC, produziu um líquido altamente inflamável, menos denso que a água, com forte ação anestésica e com caráter apolar suficiente para a extração de óleos e gorduras. O composto e o líquido que se enquadram nessas características são, respectivamente:

a) Propanol e acetato de etila

b) Metanol e metoximetano

c) Ácido acético e etanoato de etila

d) Acetona e etoximetano

e) Etanol e etoxietano

Questão 2

(FGV-SP) Quando o etanol é posto em contato com o ácido sulfúrico, a quente, ocorre uma reação de desidratação, e os produtos formados estão relacionados com a temperatura de reação. A desidratação intramolecular ocorre a 170ºC e a desidratação intermolecular a 140ºC. Os produtos da desidratação intramolecular e da intermolecular do etanol são, respectivamente,

a) etano e etoxieteno.

b) eteno e etoxietano.

c) etoxieteno e eteno.

d) etoxietano e eteno.

e) etoxieteno e etano.

Mais Questões
Artigos Relacionados
A oxidação branda de alcenos e alcinos ocorre utilizando como reagente (oxidante) o permanganato de potássio, diluído e a frio.
Conheça as diferentes formas de oxidar alcenos.
Conheça como ocorre uma reação de oxidação energética com alcenos e veja quais são os produtos obtidos de acordo com o tipo de carbono que realiza a dupla ligação.
A ozonólise é um método bastante eficiente de oxidação de composto insaturado com rompimento da ligação dupla.
Conheça o plástico verde, um biopolímero que promete ajudar na diminuição do problema do acúmulo de lixo pelos plásticos.
Descubra a química do sabão.
Entenda o que é, como ocorre e quais são os mecanismos das reações de halogenação nos alcanos, no benzeno e nos derivados do benzeno.
Estude sobre as reações orgânicas de substituição por nitração por meio deste texto.
Estudando sobre as reações de adição em química orgânica? Tire suas dúvidas aqui.
Entenda como ocorrem as reações orgânicas de adição em dienos ou alcadienos acumulados, isolados e conjugados.