Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Desidratação Intermolecular dos Álcoois

A desidratação intermolecular de álcoois é quando a reação ocorre entre moléculas, ocorrendo a perda de uma molécula de água para cada duas moléculas de álcool.

A reação orgânica de desidratação intermolecular dos álcoois é importante porque produz éteres que são muito utilizados na purificação de fármacos
A reação orgânica de desidratação intermolecular dos álcoois é importante porque produz éteres que são muito utilizados na purificação de fármacos
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O prefixo “inter” significa “entre” ou “no meio”, assim, a reação orgânica de desidratação intermolecular dos álcoois ocorre entre moléculas da mesma substância (do mesmo álcool) ou de substâncias diferentes (de misturas de álcoois) com a saída de uma molécula de água. Há também a formação de um éter.

Assim como ocorre na reação de Desidratação Intramolecular dos Álcoois, na desidratação intermolecular também é necessária a presença do ácido sulfúrico concentrado, porém, nesse caso, a temperatura é menor, ficando em torno de 140ºC, enquanto que na intramolecular fica em torno de 170ºC.

Veja como isso ocorre na reação abaixo:

Desidratação intermolecular entre moléculas do propanol

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Esse tipo de reação é mais comum em álcoois primários, sendo que os secundários e principalmente os terciários tendem a realizar a desidratação intramolecular.

No caso acima, as moléculas que reagiram foram do mesmo álcool. Agora veja como isso ocorre numa mistura de álcoois:

Reação de desidratação intermolecular entre duas moléculas diferentes de álcoois

Os éteres formados são resultados das diversas combinações possíveis entre as moléculas dos álcoois.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Escritor do artigo
Escrito por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Desidratação Intermolecular dos Álcoois"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/desidratacao-intermolecular-dos-Alcoois.htm. Acesso em 13 de julho de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

(UFAM) A reação de desidratação intermolecular de um composto orgânico, na presença de ácido sulfúrico a 140oC, produziu um líquido altamente inflamável, menos denso que a água, com forte ação anestésica e com caráter apolar suficiente para a extração de óleos e gorduras. O composto e o líquido que se enquadram nessas características são, respectivamente:

a) Propanol e acetato de etila

b) Metanol e metoximetano

c) Ácido acético e etanoato de etila

d) Acetona e etoximetano

e) Etanol e etoxietano

Exercício 2

(FGV-SP) Quando o etanol é posto em contato com o ácido sulfúrico, a quente, ocorre uma reação de desidratação, e os produtos formados estão relacionados com a temperatura de reação. A desidratação intramolecular ocorre a 170ºC e a desidratação intermolecular a 140ºC. Os produtos da desidratação intramolecular e da intermolecular do etanol são, respectivamente,

a) etano e etoxieteno.

b) eteno e etoxietano.

c) etoxieteno e eteno.

d) etoxietano e eteno.

e) etoxieteno e etano.