PUBLICIDADE
O Romantismo é um movimento cultural e artístico que revolucionou a Europa e as Américas no século XIX. Uma das tendências da literatura romântica é o Ultrarromantismo, marcado pelo exagero sentimental, o egocentrismo e, em muitos casos, o pessimismo diante da existência.
Os principais autores dessa vertente são Goethe, Novalis, Lord Byron, Mary Shelley, Álvares de Azevedo e Casimiro de Abreu. No Brasil, outros nomes do Ultrarromantismo são “segunda geração romântica” ou “geração Byroniana”.
Leia também: Veja também aspectos referentes à primeira geração do Romantismo
Tópicos deste artigo
Características
As principais características do Ultrarromantismo são:
-
Egocentrismo: Os autores dessa vertente do Romantismo tendem a tematizar, em suas obras, os conflitos inerentes ao sujeito, ou seja, essa literatura é voltada para o “eu”, e não para o mundo.
-
Exagero sentimental: Uma das maneiras do egocentrismo romântico manifestar-se nos romances e poemas dessa geração é por meio do exagero sentimental. O amor ou a solidão, por exemplo, tem papel central para esses autores.
-
Pessimismo: Em geral, as personagens românticas são incompreendidas e seus sentimentos não costumam ser correspondidos. Por isso, há uma espécie de descolamento entre o sujeito e o mundo, que passa a ser encarado como uma realidade degradada e frustrante.
-
Tendência a fugir da realidade: Descolados da realidade, descrita de modo pessimista, é comum encontrarmos poemas ou narrativas do Ultrarromantismo em que as personagens ou sujeitos líricos anseiam por fugir da realidade mediante a morte, os sonhos, a boemia ou a loucura.
-
Idealização do amor e da mulher: A mulher e o amor têm grande importância nas obras ultrarromânticas. Em geral, o sentimento é irrealizado, e a mulher é descrita enquanto amada perfeita e inatingível. Em tais livros, é como se houvesse um abismo que impedisse a realização amorosa.
Autores
Os principais autores do Ultrarromantismo são:
-
Goethe
-
Novalis
-
Lord Byron
-
Mary Shelley
-
Álvares de Azevedo
-
Casimiro de Abreu
Contexto histórico
O contexto histórico da segunda geração romântica é marcado, entre outros acontecimentos, pelos seguintes fatos e conceitos:
-
Desenvolvimento do liberalismo
-
Crescimento do nacionalismo
-
Publicação do pensamento hegeliano
Acesse também: Conheça o Condoreirismo, terceira geração romântica do Brasil
Poemas
Adeus, meus sonhos!
Adeus, meus sonhos, eu pranteio e morro!
(Álvares de Azevedo) |
Que é - simpatia
(Casimiro de Abreu)
|
Por Me. Fernando Marinho