Campo Grande

Campo Grande é a capital do Mato Grosso do Sul, na Região Centro-Oeste. É cidade mais populosa do estado e tem sua economia concentrada no terciário e na produção industrial.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Campo Grande é um município brasileiro situado na região Centro-Oeste. Desempenha a função de capital do estado do Mato Grosso do Sul desde 1977, quando houve a formação dessa unidade federativa. É a quarta maior capital do Brasil em área, além de ser a cidade sul mato-grossense mais populosa. Nela, estão localizadas importantes indústrias do estado, que vão dos ramos agropecuário, siderúrgico e sucroalcooleiro ao têxtil, embora a sua economia se volte ao setor terciário.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leia também: Quais são as capitais dos estados brasileiros?

Tópicos deste artigo

Resumo

  • Campo Grande é a capital do estado de Mato Grosso do Sul, na região Centro-Oeste do Brasil.

  • Possui clima tropical, com verões quentes e chuvosos e inverno seco. Seu relevo é predominantemente planáltico.

  • É o município mais populoso do estado, com 898.100 habitantes, o equivalente a 32,5% da população sul mato-grossense.

  • Tem PIB de R$ 34,73 bilhões, o maior do Mato Grosso do Sul e o 35º do Brasil. O setor terciário, com atividades de comércio, de serviços e de turismo, responde pela maior parcela desse valor.

  • Apresenta alguns gargalos estruturais no setor de logística (transporte ferroviário) e de infraestrutura urbana, segundo as informações do Censo de 2022.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Sua cultura possui grande influência dos indígenas e dos imigrantes, sobretudo portugueses, japoneses, africanos e paraguaios.

  • A cidade foi fundada por José Antônio Pereira em agosto de 1889.

Dados gerais de Campo Grande

  • Gentílico: campo-grandense.

→ Localização de Campo Grande

  • País: Brasil.

  • Unidade federativa: Mato Grosso do Sul.

  • Região intermediária: Campo Grande.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Região imediata: Campo Grande.

  • Região metropolitana: não pertence a nenhuma região metropolitana.

  • Municípios limítrofes: Jaguari, Ribas do Rio Pardo, Nova Alvorada do Sul, Sidrolândia, Terenos, Rochedo.

→ Aspectos geográficos de Campo Grande

  • Área total: 8.082,97 km² (IBGE, 2022).

  • População total: 898.100 habitantes (IBGE, 2022).

  • Densidade: 111,11 hab./km² (IBGE, 2022).

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Clima: tropical.

  • Altitude: 587,5 metros (média).

  • Fuso horário: GMT -4 horas.

→ Histórico de Campo Grande

  • Fundação: 26 de agosto de 1899.

Geografia de Campo Grande

O município de Campo Grande está localizado na região Centro-Oeste do Brasil, no estado de Mato Grosso do Sul. Abriga a sede do governo estadual e concentra as suas principais atividades administrativas, sendo assim a sua capital. Com mais de 8 mil km² de área, trata-se da quarta capital brasileira mais extensa. Faz divisa com seis municípios:

  • Rochedo, ao norte;

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Jaguari, a nordeste;

  • Ribas do Rio Pardo, a leste;

  • Nova Alvorada do Sul, a sul e sudoeste;

  • Sidrolândia e Terenos, a oeste.

De acordo com a hierarquia urbana estabelecida pelo IBGE, Campo Grande é uma capital regional. A cidade não pertence a nenhuma região metropolitana, embora haja projetos para que seja criada a sua própria RM. Vejamos na sequência as suas características fisiográficas.

Vista aérea de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul.
Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul.
  • Clima de Campo Grande

O clima em Campo Grande é bastante heterogêneo. A predominância é do tipo tropical continental, marcado por uma estação quente e úmida e outra amena e seca que se concentra entre junho e agosto. A temperatura média é de 24º C, com mínimas que por vezes chegam a 15º C e máximas de até 30º C. Os registros de chuva indicam uma pluviosidade anual de 1.200 a 1.750 mm.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Relevo de Campo Grande

A cidade de Campo Grande está situada sobre um planalto denominado Planalto de Maracajú-Campo Grande. Este integra a Bacia Sedimentar do Paraná, em uma região que consiste no divisor de águas entre as bacias hidrográficas do Paraná e do Paraguai. Predominam na capital sul mato-grossense feições que variam entre planas, onduladas e tabulares. As médias altimétricas ficam entre 500 e 675 metros.

  • Vegetação de Campo Grande

O bioma Cerrado abarca a cidade de Campo Grande, onde é possível observar vegetação formada por árvores de pequeno e médio porte, campos (campo limpo e campo sujo), mata ciliar e de galeria.

  • Hidrografia de Campo Grande

A rede de drenagem do município se divide entre as bacias do Paraguai (uma menor parcela) e do Paraná. O principal rio que banha Campo Grande é o Rio Anhanduí. Além dos seus afluentes, a cidade conta também com diversos ribeirões e córregos. Dentre estes se destacam os córregos de Guariroba e Lajeado.

Leia também: Bacias hidrográficas do Brasil — quais são e características

Mapa de Campo Grande

Recorte de mapa onde está destacada a localização de Campo Grande
Localização da cidade de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul.

Demografia de Campo Grande

A capital sul mato-grossense é a cidade mais populosa do estado, reunindo atualmente um contingente de 898.100 habitantes, o que representa 32,5% da população estadual. Entre as sedes estaduais, ela ocupa a 15ª colocação, enquanto aparece como sendo a 17ª cidade mais populosa de todo o território nacional.

Em apenas um ano, entre 2019 e 2020, a cidade ganhou mais de 10 mil novos moradores. Dois anos mais tarde, sua população já chega a quase 900.000 habitantes, de acordo com dados oficiais do censo demográfico do IBGE, com estimativas de mais de 954.000 em 2024. A distribuição populacional é da ordem de 111,11 hab./km², sendo, assim, a cidade mais povoada do Mato Grosso do Sul. De acordo com as informações do IBGE, aproximadamente 88% dos campo-grandenses vivem na área urbana da capital.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Com relação à composição populacional, quase a metade dos moradores de Campo Grande se declara como branca (45,1%). A população parda e negra é de, respectivamente, 45,4% e 7,2%. Os indígenas somam 1,1% dos habitantes da capital, e a população amarela é, também, de 1,1% (IBGE, 2022).

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Campo Grande é de 0,784, o maior registrado para o estado.

Divisão geográfica de Campo Grande

A cidade de Campo Grande é atualmente composta por 79 bairros, os quais integram sete diferentes regiões, a saber:

  • Centro;

  • Segredo, ao norte da região central;

  • Prosa, a nordeste e leste;

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Bandeira, a sudeste e parte do sul;

  • Anhanduizinho, a sul e sudoeste;

  • Lagoa, a sudoeste;

  • Imbirussu, a oeste.

Economia de Campo Grande

Campo Grande é o centro econômico do Mato Grosso do Sul, contribuindo em 24,4% para o Produto Interno Bruto (PIB) estadual, o que equivale a R$ 34,73 bilhões. O município é, de acordo com o IBGE, o 35º mais rico do Brasil.

O principal setor a contribuir para a sua composição é o setor terciário, que, mesmo sem levar em conta a participação dos serviços administrativos, representa aproximadamente 69,7% da economia municipal.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além dos ramos tradicionais do comércio e dos serviços, o setor turístico desempenha papel importante na economia campo-grandense, em especial o ecoturismo. Isso se deve às paisagens naturais do Mato Grosso do Sul e à sua grande proximidade com outras estâncias turísticas, como Bonito e o Pantanal. Dessa forma, Campo Grande se encontra na rota turística que tem a planície pantaneira como principal destino, visto que sedia o principal aeroporto do estado e é atravessada pelas principais rodovias estaduais e federais.

A indústria responde por 12,5% do PIB municipal, tendo como principais ramos o de produtos agrícolas e agropecuários no geral, o siderúrgico, o químico, o alimentício, o têxtil, o sucroenergético, o da construção civil e, ainda, o extrativo (mineral e vegetal). A agricultura e a pecuária contribuem com 2,35% para a economia da cidade. Entre os gêneros produzidos, têm destaque a soja, o milho, o arroz e frutas, como mamão e banana.

Leia também: Goiânia — dados gerais da capital do estado de Goiás

Governo de Campo Grande

O governo campo-grandense é do tipo democrático representativo. Eleições municipais são realizadas periodicamente, a cada quatro anos, para que a população escolha os representantes que ocuparão cargos na prefeitura e na câmara municipal. O prefeito é o chefe do Poder Executivo estadual, enquanto o Legislativo é formado por 29 vereadores. A cidade abriga ainda a sede do governo estadual, que fica situada no Parque dos Poderes.

Infraestrutura de Campo Grande

O censo do IBGE de 2022 aponta que apenas 67,19% da cidade possuía esgotamento sanitário adequado, enquanto a rede instalada tem o potencial para atender uma parcela de aproximadamente um terço da população, conforme dados oficiais divulgados em 2017. A coleta de lixo atende à quase maioria dos campo-grandenses, com escopo de 99,22% da área urbana, assim como a rede de água, que abastece 95% do município. A rede de energia elétrica atende tanto a zona urbana quanto a rural, chegando assim a 99,8% dos domicílios.

O transporte urbano atende diariamente mais de 200 mil pessoas em seus deslocamentos internos. A conexão com outros municípios, com outras regiões do Brasil e também com os países vizinhos ao estado do Mato Grosso do Sul se dá mediante os modais rodoviário, ferroviário e aeroviário.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A BR-163 é uma das principais vias que atravessam o país e passam pela capital sul mato-grossense. O transporte ferroviário é utilizado principalmente para a movimentação de cargas e constitui um dos principais gargalos estruturais dos transportes na cidade e no estado. Fica também em Campo Grande o principal aeroporto do estado, o Aeroporto Internacional de Campo Grande (CGR).

Cultura de Campo Grande

A cultura campo-grandense é formada a partir de elementos incorporados pelos indígenas e imigrantes que deram origem à sua população: portugueses, africanos, paraguaios, libaneses e japoneses. Essa influência pode ser percebida na vida cotidiana, na paisagem e nas celebrações tradicionais, danças e diversas outras formas de manifestação.

Paisagem do Parque das Nações Indígenas em Campo Grande.
Paisagem do Parque das Nações Indígenas em Campo Grande.

Dentre as festas que são realizadas na capital sul mato-grossense destacam-se a tradicional Festa de São Sebastião, comemorada em janeiro, e o Festival Bon Odori, de origem japonesa e que acontece todo mês de agosto. Este representa uma homenagem às almas daqueles que já se foram.

Os teatros, parques e museus da cidade servem como pontos de encontro para os seus moradores e importantes atrativos turísticos do município, uma vez que reúnem diversos elementos histórico-culturais que representam tanto a cidade de Campo Grande quanto todo o território sul mato-grossense. Destacam-se o Parque das Nações Indígenas, uma das suas principais áreas de lazer, o Museu das Culturas Dom Bosco e o Museu de Arte Contemporânea do Mato Grosso do Sul.

História de Campo Grande

A área que hoje corresponde à cidade de Campo Grande era habitada por populações indígenas e paraguaias em sua maioria. A sua história se transformou com a descoberta de metais preciosos onde hoje se situa Cuiabá, capital do estado vizinho de Mato Grosso. Em função disso, criou-se, em meados do século XVIII, a capitania do Mato Grosso, o que fez com que os portugueses expandissem o seu domínio pela área correspondente a ambos os estados.

O surgimento de Campo Grande está aliado a dois fatores. O primeiro deles é o avanço das Bandeiras pelas terras sul mato-grossenses através dos rios, e o segundo é a decadência da atividade aurífera no século XIX em diversos sítios de exploração, como a própria Cuiabá, que direcionou migrantes para outras regiões. A principal atividade econômica que os novos povoamentos desenvolviam eram a pecuária e a agricultura, sendo o sul do Mato Grosso uma região bastante propícia para a sua instalação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A fundação de Campo Grande é atribuída ao mineiro José Antônio Pereira, que visitou a região em 1872 e retornou em 1875 para se instalar de forma definitiva, trazendo consigo diversas provisões e introduzindo na região produtos como café e cana-de-açúcar. Esse fato deu início ao povoamento da área, que se tornou uma vila em agosto de 1889. Campo Grande recebeu o status de cidade em 16 de julho de 1918. Com a criação do estado do Mato Grosso do Sul em 1977, o município foi designado oficialmente como a sua capital.

Créditos das imagens

e Vinicius Bacarin / Shutterstock.com

Fontes

IBGE. Cidades: Campo Grande. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ms/campo-grande/panorama.

IBGE. Cidades e estados do Brasil. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

IBGE. Panorama do Censo 2022. Disponível em: https://censo2022.ibge.gov.br/panorama/index.html.

IBGE. Produto Interno Bruto (PIB) dos Municípios. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/contas-nacionais/9088-produto-interno-bruto-dos-municipios.html.

MÁRIO, Jones. Campo Grande ganha 10 mil habitantes em um ano e passa dos 900 mil, diz IBGE. Campo Grande News, 27 agosto 2020. Disponível em: https://www.campograndenews.com.br/brasil/cidades/campo-grande-ganha-10-mil-habitantes-em-um-ano-e-passa-dos-900-mil-diz-ibge.

PREFEITURA DE CAMPO GRANDE. Diagnóstico municipal de Campo Grande. In: Programa de Desenvolvimento Integrado e Qualificação Urbana de Campo Grande/MS – Viva Campo Grande. Relatório de Avaliação Ambiental (RAA), 2017. Disponível em: http://www.campogrande.ms.gov.br/planurb/wp-content/uploads/sites/18/2017/01/36502_RAA_Capitulo1.pdf.

PREFEITURA DE CAMPO GRANDE. Mapa de Campo Grande, com regiões, bairros e malha urbana. Disponível em: http://www.campogrande.ms.gov.br/planurb/downloads/mapa-de-campo-grande-com-regioes-bairros-e-malha-urbana/.

Bandeira de Campo Grande
Bandeira de Campo Grande
Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.
Deseja fazer uma citação?
GUITARRARA, Paloma. "Campo Grande"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/campo-grande.htm. Acesso em 13 de fevereiro de 2026.
Copiar