Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Conferência de Yalta

A Conferência de Yalta foi a segunda conferência realizada pelos Aliados no final da Segunda Guerra Mundial. Teve como objetivos o fim da guerra e a partilha de territórios.

A Conferência de Yalta reuniu os três líderes das nações aliadas: Churchill (Inglaterra), Roosevelt (EUA) e Stalin (URSS).
A Conferência de Yalta reuniu os três líderes das nações aliadas: Churchill (Inglaterra), Roosevelt (EUA) e Stalin (URSS).
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A Conferência de Yalta foi a segunda conferência realizada pelos Aliados no fim da Segunda Guerra Mundial objetivando assegurar o rápido fim da guerra e repartição das zonas de influência do continente europeu entre países do Oeste e Leste. Os líderes das nações aliadas se reuniram para organizar as estratégias finais da guerra: o presidente dos EUA, Franklin Roosevelt; o primeiro-ministro inglês, Winston Churchill; e o chefe de Estado soviético, Joseph Stalin.

Leia também: Conferência de Paz de Paris e o tratado que motivou a Segunda Guerra Mundial

Tópicos deste artigo

Resumo sobre a Conferência de Yalta

  • A Conferência de Yalta foi a segunda conferência realizada pelos Aliados no fim da Segunda Guerra Mundial objetivando assegurar o rápido fim da guerra e repartição das zonas de influência do continente europeu.
  • De forma implícita, essa conferência iniciou os debates e tensões que culminaram na bipolarização do mundo durante a Guerra Fria.
  • Os líderes das nações aliadas se reuniram para organizar as estratégias finais da guerra: o presidente dos EUA, Franklin Roosevelt; o primeiro-ministro inglês, Winston Churchill; e o chefe de Estado soviético, Joseph Stalin.
  • Foi decidido que a Alemanha nazista seria forçada à rendição incondicional, e seu território seria posteriormente dividido entre os Aliados.
  • A Conferência de Potsdam foi a terceira conferência realizada entre as nações aliadas com o objetivo de organizar a administração e ocupação da Alemanha derrotada.
  • A Conferência de Teerã foi a primeira das três grandes conferências ocorridas no período final da Segunda Guerra Mundial, na qual foi decidida e organizada a invasão da França (ocupada pelos nazistas) por tropas inglesas e americanas.
  • A Conferência de São Francisco (25 de abril e 26 de junho de 1945) teve por objetivo a produção e aprovação da Carta das Nações Unidas (ONU).

Quais eram os objetivos da Conferência de Yalta?

A Conferência de Yalta ocorreu entre 4 e 11 de fevereiro de 1945, na cidade de Yalta, Crimeia, Ucrânia. Foi a segunda das três grandes conferências realizadas pelos países Aliados no contexto do fim da Segunda Guerra Mundial.

Seus objetivos eram assegurar o rápido fim da guerra e a repartição das zonas de influência do continente europeu entre países do Oeste e Leste. De forma implícita, essa conferência iniciou os debates e tensões que culminaram na bipolarização do mundo durante a Guerra Fria.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como foi a Conferência de Yalta?

Líderes reunidos em torno de uma mesa na Conferência de Yalta.
As negociações em Yalta tinham como objetivo definir estratégias que assegurassem o fim da guerra.

Os líderes das principais nações aliadas se reuniram para negociar, deliberar e organizar as estratégias finais da guerra. Estavam presentes o presidente dos EUA, Franklin Roosevelt; o primeiro-ministro inglês, Winston Churchill; e o chefe de Estado soviético, Joseph Stalin. As reuniões ocorreram no Palácio de Livadia, em uma região balneária de Yalta, nas proximidades do mar Negro, e traçaram os rumos do fim da guerra.

A iniciativa de convocar a primeira reunião entre os líderes das três maiores potências aliadas partiu do presidente dos EUA, Franklin Roosevelt. Inicialmente, sua intenção era sediar a reunião em um local neutro, como o Mediterrâneo, Atenas ou Jerusalém. No entanto, Stalin, líder da URSS, rejeitou todas as propostas, sob a alegação de que longas viagens fariam mal à sua saúde, o que originou uma primeira tensão. A sugestão de Stalin para romper o impasse foi realizar a conferência em uma cidade próxima à Rússia, na Ucrânia.

Cada um dos três líderes tinha uma agenda política própria, e as convergências pendiam mais para os interesses ingleses e estadunidenses do que para os soviéticos. Um exemplo disso é a discussão sobre o que fazer com a Alemanha após a guerra:

  • Roosevelt queria apoio soviético na guerra contra o Japão, no Pacífico, e sua adesão ao então projeto de construir a ONU.
  • Churchill pretendia que houvesse eleições livres e democráticas nos países da Europa central e oriental sob domínio nazista após sua libertação, especialmente na Polônia.
  • Stalin, por outro lado, exigiu a construção de uma esfera soviética de domínio político na Europa central e oriental, como parte fundamental de sua estratégia de segurança nacional.

Assim, ficou claro que os Aliados da Segunda Guerra Mundial não permaneceriam aliados muito mais tempo. Além desses impasses, Stalin exigiu que a Polônia fosse totalmente anexada aos domínios soviéticos, por se tratar de uma “questão de honra” para seu governo e pela sua posição estratégica como obstáculo a qualquer país que quisesse invadir a Rússia.

Outras discussões que ocorreram, revelada anos mais tarde em documentos secretos, envolveram a situação da Coreia e sua eventual divisão — o que efetivamente foi realizado na Guerra da Coreia anos mais tarde. Quanto à adesão soviética à ONU, ficou estabelecido que a URSS se juntaria desde que obtivesse poder de veto sobre o Conselho de Segurança, dessa forma garantindo que poderia bloquear eventuais decisões indesejadas.

Saiba mais: O cerco de Berlim, a queda do nazismo e a morte de Hitler — últimos capítulos da guerra

O que foi decidido na Conferência de Yalta?

Durante a Conferência de Yalta foi decidido que:

  • a Alemanha nazista seria forçada à rendição incondicional e seu território seria posteriormente dividido entre os Aliados;
  • a Alemanha seria desmilitarizada e desnazificada;
  • o presidente dos EUA, Franklin Roosevelt, iria organizar as Nações Unidas e teria a participação da URSS;
  • seria necessário forçar, através de ataques militares, a rendição do Japão.

Outras conferências da Segunda Guerra Mundial

  • Conferência de Teerã: foi a primeira das três grandes conferências ocorridas no período final da Segunda Guerra Mundial, realizada entre 28 de novembro e 1 de dezembro de 1943 em Teerã, Irã. Nela, os líderes de EUA, URSS e Inglaterra decidiram e organizaram a invasão da França (ocupada pelos nazistas) por tropas inglesas e americanas. Para saber mais sobre essa conferência, clique aqui.
  • Conferência de Potsdam: foi a terceira grande conferência realizada entre as três principais nações aliadas, Inglaterra, EUA e URSS, no contexto do final da Segunda Guerra Mundial, ocorrida entre 17 de julho e 2 de agosto de 1945 em Potsdam, Alemanha. Os objetivos da Conferência de Potsdam foram organizar a administração e ocupação da Alemanha, recém-derrotada e que assinara sua rendição incondicional em 8 de maio.
  • Conferência de São Francisco: ocorreu entre 25 de abril e 26 de junho de 1945 na cidade de São Francisco, EUA. Os objetivos da conferência foram a produção a aprovação da Carta das Nações Unidas por 50 nações aliadas. Ela é apontada como o marco inaugural da Organização das Nações Unidas (ONU).

Fontes

MAGNOLI, Demétrio. História da Paz. São Paulo: Contexto, 2012.

MIRANDA, Monica; FARIA, Ricardo. Da Guerra Fria à nova ordem mundial. São Paulo: Contexto, 2003.

VASCONCELLOS, Carlos-Magno; MANSANI, Roberta. As conferências internacionais de Yalta e Potsdam e sua contribuição à construção da hegemonia econômica internacional norte-americana no capitalismo do após 2ª Guerra Mundial. Revista Relações Internacionais do Mundo Atual. vol. 2, n. 16, 2013. Disponível em: http://revista.unicuritiba.edu.br/index.php/RIMA/article/view/731/557.

Escritor do artigo
Escrito por: Tiago Soares Campos Bacharel, licenciado e doutorando em História pela USP. Bacharel em Direito e pós-graduado em Direito pela PUC. É professor de História e autor de materiais didáticos há mais de 15 anos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

CAMPOS, Tiago Soares. "Conferência de Yalta"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/conferencia-de-yalta.htm. Acesso em 21 de maio de 2024.

De estudante para estudante


Artigos Relacionados


Alianças para a Segunda Guerra Mundial

Aprenda de uma vez por todas as alianças formadas na Segunda Guerra Mundial e conheça os países que integram o Eixo e os Aliados.
História Geral

Batalha de Berlim e a queda do Nazismo

Veja como foi a Batalha de Berlim, em que uma pequena resistência nazista lutou contra 2,5 milhões de soviéticos na defesa da capital alemã.
História Geral

Conferência de Teerã

Clique aqui para entender o que foi a Conferência de Teerã e quais eram seus objetivos. Veja a importância das decisões tomadas pelos Aliados em Teerã.
História Geral

Guerra Fria

Saiba mais sobre a Guerra Fria, conflito político-ideológico que polarizou o mundo e resultou em uma série de conflitos ao redor do planeta na 2ª metade do século XX.
História Geral

Guerra da Coreia

Guerra da Coreia, Segunda Guerra Mundial, Guerra Fria, Coreia do Norte, Coreia do Sul, paralelo 38º, Revolução Chinesa de 1949, ONU, conflitos bélicos, hecatombe nuclear, Tratado de Pan-munjom.
Guerras

Japão após a Segunda Guerra Mundial

Saiba como o governo do Japão conseguiu garantir a devoção da população ao imperador mesmo após a derrota na Segunda Guerra Mundial.
História Geral

Meses finais da Segunda Guerra Mundial

Veja o que ocorreu nos meses finais da Segunda Guerra Mundial, isto é, as ações militares que marcaram o fim desse conflito.
História Geral

Segunda Guerra Mundial

Acesse para saber mais sobre o maior conflito da história da humanidade: a Segunda Guerra Mundial. Confira também videoaula sobre o tema e um mapa mental!
História Geral