PUBLICIDADE
A Conferência de Yalta foi a segunda conferência realizada pelos Aliados no fim da Segunda Guerra Mundial objetivando assegurar o rápido fim da guerra e repartição das zonas de influência do continente europeu entre países do Oeste e Leste. Os líderes das nações aliadas se reuniram para organizar as estratégias finais da guerra: o presidente dos EUA, Franklin Roosevelt; o primeiro-ministro inglês, Winston Churchill; e o chefe de Estado soviético, Joseph Stalin.
Leia também: Conferência de Paz de Paris e o tratado que motivou a Segunda Guerra Mundial
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre a Conferência de Yalta
- 2 - Quais eram os objetivos da Conferência de Yalta?
- 3 - Como foi a Conferência de Yalta?
- 4 - O que foi decidido na Conferência de Yalta?
- 5 - Outras conferências da Segunda Guerra Mundial
Resumo sobre a Conferência de Yalta
- A Conferência de Yalta foi a segunda conferência realizada pelos Aliados no fim da Segunda Guerra Mundial objetivando assegurar o rápido fim da guerra e repartição das zonas de influência do continente europeu.
- De forma implícita, essa conferência iniciou os debates e tensões que culminaram na bipolarização do mundo durante a Guerra Fria.
- Os líderes das nações aliadas se reuniram para organizar as estratégias finais da guerra: o presidente dos EUA, Franklin Roosevelt; o primeiro-ministro inglês, Winston Churchill; e o chefe de Estado soviético, Joseph Stalin.
- Foi decidido que a Alemanha nazista seria forçada à rendição incondicional, e seu território seria posteriormente dividido entre os Aliados.
- A Conferência de Potsdam foi a terceira conferência realizada entre as nações aliadas com o objetivo de organizar a administração e ocupação da Alemanha derrotada.
- A Conferência de Teerã foi a primeira das três grandes conferências ocorridas no período final da Segunda Guerra Mundial, na qual foi decidida e organizada a invasão da França (ocupada pelos nazistas) por tropas inglesas e americanas.
- A Conferência de São Francisco (25 de abril e 26 de junho de 1945) teve por objetivo a produção e aprovação da Carta das Nações Unidas (ONU).
Quais eram os objetivos da Conferência de Yalta?
A Conferência de Yalta ocorreu entre 4 e 11 de fevereiro de 1945, na cidade de Yalta, Crimeia, Ucrânia. Foi a segunda das três grandes conferências realizadas pelos países Aliados no contexto do fim da Segunda Guerra Mundial.
Seus objetivos eram assegurar o rápido fim da guerra e a repartição das zonas de influência do continente europeu entre países do Oeste e Leste. De forma implícita, essa conferência iniciou os debates e tensões que culminaram na bipolarização do mundo durante a Guerra Fria.
Como foi a Conferência de Yalta?
Os líderes das principais nações aliadas se reuniram para negociar, deliberar e organizar as estratégias finais da guerra. Estavam presentes o presidente dos EUA, Franklin Roosevelt; o primeiro-ministro inglês, Winston Churchill; e o chefe de Estado soviético, Joseph Stalin. As reuniões ocorreram no Palácio de Livadia, em uma região balneária de Yalta, nas proximidades do mar Negro, e traçaram os rumos do fim da guerra.
A iniciativa de convocar a primeira reunião entre os líderes das três maiores potências aliadas partiu do presidente dos EUA, Franklin Roosevelt. Inicialmente, sua intenção era sediar a reunião em um local neutro, como o Mediterrâneo, Atenas ou Jerusalém. No entanto, Stalin, líder da URSS, rejeitou todas as propostas, sob a alegação de que longas viagens fariam mal à sua saúde, o que originou uma primeira tensão. A sugestão de Stalin para romper o impasse foi realizar a conferência em uma cidade próxima à Rússia, na Ucrânia.
Cada um dos três líderes tinha uma agenda política própria, e as convergências pendiam mais para os interesses ingleses e estadunidenses do que para os soviéticos. Um exemplo disso é a discussão sobre o que fazer com a Alemanha após a guerra:
- Roosevelt queria apoio soviético na guerra contra o Japão, no Pacífico, e sua adesão ao então projeto de construir a ONU.
- Churchill pretendia que houvesse eleições livres e democráticas nos países da Europa central e oriental sob domínio nazista após sua libertação, especialmente na Polônia.
- Stalin, por outro lado, exigiu a construção de uma esfera soviética de domínio político na Europa central e oriental, como parte fundamental de sua estratégia de segurança nacional.
Assim, ficou claro que os Aliados da Segunda Guerra Mundial não permaneceriam aliados muito mais tempo. Além desses impasses, Stalin exigiu que a Polônia fosse totalmente anexada aos domínios soviéticos, por se tratar de uma “questão de honra” para seu governo e pela sua posição estratégica como obstáculo a qualquer país que quisesse invadir a Rússia.
Outras discussões que ocorreram, revelada anos mais tarde em documentos secretos, envolveram a situação da Coreia e sua eventual divisão — o que efetivamente foi realizado na Guerra da Coreia anos mais tarde. Quanto à adesão soviética à ONU, ficou estabelecido que a URSS se juntaria desde que obtivesse poder de veto sobre o Conselho de Segurança, dessa forma garantindo que poderia bloquear eventuais decisões indesejadas.
Saiba mais: O cerco de Berlim, a queda do nazismo e a morte de Hitler — últimos capítulos da guerra
O que foi decidido na Conferência de Yalta?
Durante a Conferência de Yalta foi decidido que:
- a Alemanha nazista seria forçada à rendição incondicional e seu território seria posteriormente dividido entre os Aliados;
- a Alemanha seria desmilitarizada e desnazificada;
- o presidente dos EUA, Franklin Roosevelt, iria organizar as Nações Unidas e teria a participação da URSS;
- seria necessário forçar, através de ataques militares, a rendição do Japão.
Outras conferências da Segunda Guerra Mundial
- Conferência de Teerã: foi a primeira das três grandes conferências ocorridas no período final da Segunda Guerra Mundial, realizada entre 28 de novembro e 1 de dezembro de 1943 em Teerã, Irã. Nela, os líderes de EUA, URSS e Inglaterra decidiram e organizaram a invasão da França (ocupada pelos nazistas) por tropas inglesas e americanas. Para saber mais sobre essa conferência, clique aqui.
- Conferência de Potsdam: foi a terceira grande conferência realizada entre as três principais nações aliadas, Inglaterra, EUA e URSS, no contexto do final da Segunda Guerra Mundial, ocorrida entre 17 de julho e 2 de agosto de 1945 em Potsdam, Alemanha. Os objetivos da Conferência de Potsdam foram organizar a administração e ocupação da Alemanha, recém-derrotada e que assinara sua rendição incondicional em 8 de maio.
- Conferência de São Francisco: ocorreu entre 25 de abril e 26 de junho de 1945 na cidade de São Francisco, EUA. Os objetivos da conferência foram a produção a aprovação da Carta das Nações Unidas por 50 nações aliadas. Ela é apontada como o marco inaugural da Organização das Nações Unidas (ONU).
Fontes
MAGNOLI, Demétrio. História da Paz. São Paulo: Contexto, 2012.
MIRANDA, Monica; FARIA, Ricardo. Da Guerra Fria à nova ordem mundial. São Paulo: Contexto, 2003.
VASCONCELLOS, Carlos-Magno; MANSANI, Roberta. As conferências internacionais de Yalta e Potsdam e sua contribuição à construção da hegemonia econômica internacional norte-americana no capitalismo do após 2ª Guerra Mundial. Revista Relações Internacionais do Mundo Atual. vol. 2, n. 16, 2013. Disponível em: http://revista.unicuritiba.edu.br/index.php/RIMA/article/view/731/557.