Vulcão Krakatoa

O Krakatoa explodiu na Indonésia em 1883, produzindo o som mais alto do mundo. Além de ter sido a erupção mais mortal registrada, ela afetou a atmosfera em todo o planeta.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

O vulcão Krakatoa era uma estrutura vulcânica localizada no Estreito de Sunda, na Indonésia. Situado na região mais tectonicamente ativa do planeta Terra, o Krakatoa entrou em atividade no ano de 1883 e registrou uma erupção explosiva que destruiu a sua estrutura original e afetou de maneira direta as ilhas adjacentes. O som da explosão foi considerado o mais alto do mundo, e as colunas de fumaça de até 80 quilômetros de altura lançaram um volume tão grande de partículas na atmosfera que alterou a sua dinâmica, além de ter causado uma queda global de temperaturas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A erupção de 1883 do Krakatoa é considerada a mais mortal já registrada, visto que cerca de 30.000 pessoas perderam as suas vidas na ocasião e, também, devido aos tsunamis gerados. A biodiversidade regional também se perdeu. Com a explosão, o antigo estratovulcão deu origem a um vulcão em caldeira chamado Anak Krakatoa, ou Filho do Krakatoa, que permanece ativo até hoje.

Leia também: Os cinco piores terremotos que já ocorreram

Tópicos deste artigo

Resumo sobre o vulcão Krakatoa

  • O Krakatoa é um vulcão localizado na Indonésia, no Estreito de Sunda.

  • Ele se formou na zona de encontro entre as placas tectônicas Eurasiática e Indo-Australiana.

  • Pertence à região do Círculo de Fogo, conhecida pelo intenso tectonismo e vulcanismo.

  • Atualmente observamos na ilha o vulcão Anak Krakatoa, estrutura que é derivada do Krakatoa e que se formou após a explosão do estratovulcão em 1883.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • A maior erupção do Krakatoa aconteceu em 1883. As colunas de fumaça eram escuras e muito densas, alcançando até 80 quilômetros acima da abertura do vulcão.

  • Foi uma erupção explosiva que lançou detritos a 100 quilômetros de distância e destruiu a estrutura do Krakatoa. O som produzido foi considerado o mais alto do mundo.

  • A explosão do Krakatoa em 1883 foi escutada em outros continentes. Ela afetou o tempo atmosférico no planeta Terra e causou tsunamis que geraram ondas de grande magnitude, chegando até a Europa.

  • Estima-se que 30.000 pessoas morreram por causa da erupção e dos tsunamis. Além disso, esse evento provocou uma extinção em massa na região.

  • O Anak Krakatoa, cujo nome significa Filho do Krakatoa, entrou em erupção pela última vez no ano de 2023 e permanece ativo até os dias atuais.

O que é o Krakatoa?

Vista do vulcão Krakatoa. [imagem_principal]
O Krakatoa é um vulcão em caldeira localizado na Indonésia, na Ásia.[1]

O Krakatoa (Krakatau, em indonésio) era um vulcão situado em um conjunto de ilhas vulcânicas na Indonésia, país do continente asiático. Nele aconteceu uma das erupções vulcânicas mais intensas de todos os tempos, que alterou temporariamente a dinâmica atmosférica do planeta Terra e resultou em profundas transformações biológicas e geomorfológicas na região em que ele está localizado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É importante mencionar que o Krakatoa que causou a erupção mais mortal do mundo não é o mesmo que observamos hoje. Como veremos adiante, o vulcanismo foi tão violento e liberou tamanha energia que destruiu a estrutura do vulcão, que tinha cerca de 813 metros de altura (medida da base ao topo). O que restou da explosão foi uma imensa cratera.

Pouco tempo depois desse acontecimento, uma nova estrutura em forma de caldeira se originou no mesmo lugar, recebendo o nome de Anak Krakatoa, que significa Filho do Krakatoa. Há registros de atividade vulcânica nessa estrutura desde o início do século XX. Atualmente a altura do Anak Krakatoa é de 110 metros. Em 2018, essa medida era de 338 metros, e a diminuição foi causada pelo impacto de um tsunami resultante da sua erupção.

Localização do vulcão Krakatoa

O vulcão Krakatoa está localizado no Estreito de Sunda, que separa as ilhas de Java e Sumatra, na Indonésia. Ele fica em um arquipélago que é composto por quatro formações insulares de origem vulcânica e que está inserido na área de maior tectonismo e vulcanismo do mundo: o Círculo de Fogo do Pacífico.

Vista aérea do arquipélago onde está o Anak Krakatoa, cuja abertura da caldeira é visível na imagem de satélite acima.[2]
Vista aérea do arquipélago onde está o Anak Krakatoa, cuja abertura da caldeira é visível na imagem de satélite acima.[2]

O arquipélago do vulcão Krakatoa se sustenta sobre uma zona de encontro entre duas placas tectônicas: a placa Indo-Australiana e Eurasiática. Nela se observa o movimento de subducção, o que explica a composição do magma do Krakatoa, que é um magma com teor entre 50% e 60% de sílica e temperaturas que podem atingir 1.000º C.

Maior erupção do vulcão Krakatoa

A maior erupção do vulcão Krakatoa aconteceu em 27 de agosto de 1883. À época, a estrutura do Krakatoa era formada por três condutos, e todos eles registraram intensa atividade durante esse episódio de vulcanismo, que foi o mais violento a ser registrado na Indonésia, e é considerado um dos mais mortais do mundo. Contudo, o que aconteceu foi apenas o resultado da escalada de eventos que teve início no mês de maio daquele mesmo ano, quando o Krakatoa entrou em atividade e expeliu uma nuvem densa de fumaça, que deu origem a uma coluna de 10 quilômetros, e fortes explosões puderam ser ouvidas a uma centena de quilômetros de distância da ilha.

As explosões no Krakatoa tiveram início no dia 26 de agosto. No dia seguinte, aconteceu o clímax da atividade: as colunas densas de fumaça alcançaram altura de até 80 quilômetros, e a explosão da estrutura do Krakatoa foi de tamanha violência que detritos foram lançados a distâncias de 100 quilômetros. Nesse episódio, 70% da ilha foi destruída, e o Krakatoa deixou de ser um vulcão estrato e passou a ser uma caldeira.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Litografia representando a erupção do vulcão Krakatoa em 1883, considerada a maior do mundo.
Litografia representando a erupção do vulcão Krakatoa em 1883, considerada a maior do mundo.

A atividade tectônica desencadeada pela explosão do Krakatoa provocou tsunamis nos oceanos Índico e Pacífico, e reverberaram por meio de ondas de grande magnitude também no continente europeu, sendo percebidas na região do Canal da Mancha, por exemplo, que separa a ilha da Grã-Bretanha da França.

Sumatra e Java, no entanto, foram as regiões mais afetadas pelas ondas gigantes. No total, estima-se a erupção do Krakatoa de 1883 provocou entre 36.000 e 40.000 mortes direta ou indiretamente. Além de seres humanos, a biodiversidade indonésia sofreu uma grande baixa, o que afetou o equilíbrio ecossistêmico no país.

Um enorme volume de partículas de fumaça foi liberado na atmosfera durante a explosão do Krakatoa de 1883, e um dos efeitos imediatos foi a alteração na cor dos céus observada em todo o mundo. Mesmo em áreas distantes, como nos Estados Unidos, foi possível notar que o pôr do Sol apresentava uma coloração avermelhada mais intensa e vibrante, resultado da refração dos raios solares.

A temperatura do planeta Terra também foi alterada por causa do maior acúmulo de partículas na atmosfera, que dificultaram a passagem da luz solar. As quedas variaram entre 0,4 ºC e 1,2 ºC, havendo, ainda, áreas com intensificação no volume de chuva, como se identificou nos Estados Unidos.

Os episódios de erupção do Krakatoa em 1883 terminaram somente no mês de outubro. No entanto, seus impactos no tempo atmosférico foram percebidos por, pelo menos, cinco anos. As consequências humanas, biológicas e, sobretudo, geomorfológicas, ao contrário, permaneceram e ainda podem ser observadas na região.

Leia também: Yellowstone — o supervulcão localizado nos Estados Unidos

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Som da erupção do vulcão Krakatoa

O som da erupção do vulcão Krakatoa é descrito como o som mais alto já escutado na história.|1| A energia liberada pelas explosões foi comparada àquela liberada por 200.000 megatoneladas de explosivos TNT ao mesmo tempo. Então, o som produzido foi de, nada menos, do que 310 decibéis (dB).

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece o limite de 60 dB para classificar um som como incômodo e prejudicial. Na erupção do Krakatoa, a intensidade foi cinco vezes maior do que esse limite, sendo o som ouvido a cerca de 4.000 quilômetros de distância. Seria o mesmo que uma explosão no extremo norte do Brasil, em Roraima, ser ouvida no ponto mais meridional do Rio Grande do Sul.

Última erupção do vulcão Krakatoa

A última erupção do vulcão Anak Krakatoa aconteceu na madrugada do dia 9 de junho de 2023. Da mesma forma como em outras ocasiões, as cinzas escuras e espessas subiram até cerca de três quilômetros acima da abertura da caldeira. No entanto, a última erupção do Anak Krakatoa não fez nenhuma vítima e, mesmo com os inúmeros alertas para a população que vive nas redondezas, não houve maiores consequências nas ilhas adjacentes.

O vulcão Krakatoa está ativo?

Vista do vulcão Anak Krakatoa.
O Anak Krakatoa é um vulcão que permanece ativo.

O vulcão Anak Krakatoa, o filho, permanece, sim, ativo. É importante lembrar que ele está localizado no Círculo de Fogo do Pacífico, área que concentra o maior número de vulcões em atividade e terremotos de todo o mundo.

Curiosidades sobre o vulcão Krakatoa

  • O Krakatoa produziu 17 mil km3 em volume de detritos durante a erupção de 1883. Esse mesmo episódio liberou 20 milhões de toneladas de enxofre na atmosfera.

  • As ondas produzidas pela queda de blocos de rocha resultantes da explosão do Krakatoa atingiram 40 metros de altura.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • As condições climáticas no planeta somente voltaram ao patamar anterior ao da erupção no ano de 1888, portanto cinco anos após a explosão do Krakatoa.

  • Meses depois da erupção de 1883, pequenas explosões continuaram a acontecer no vulcão Krakatoa.

  • A extinção em massa provocada pela erupção de 1883 serviu para estudar como ecossistemas isolados desenvolvem novas formas de vida.

  • O Krakatoa é só um dos 130 vulcões ativos da Indonésia.

Notas

|1| REDAÇÃO. Krakatoa, o inferno de Java: a erupção há 137 anos que foi sentida no planeta inteiro. BBC, 24 jan. 2020. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-50308295.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Créditos da imagem

[1] Azis Purwanto / Shutterstock

[2] Contains modified Copernicus Sentinel data 2022 / Wikimedia Commons

Fontes:

AFP. Vulcão indonésio Anak Krakatoa entra em erupção. UOL Notícias, 09 jun. 2023. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2023/06/09/vulcao-indonesio-anak-krakatoa-entra-em-erupcao.htm.

GUIMARÃES, Letícia Freitas. Krakatoa em atividade: é o fim do mundo? Blog Colecionadores de Ossos, 16 abr. 2020. Disponível em: https://www.blogs.unicamp.br/colecionadores/2020/04/16/krakatoa-em-atividade-e-o-fim-do-mundo/.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

NASA. Closeup of Anak Krakatau. NASA Earth Observatory, 22 nov. 2004. Disponível em: https://science.nasa.gov/earth/earth-observatory/closeup-of-anak-krakatau-5022/.

NASA. Krakatau Volcano National Park. NASA Earth Observatory, 04 out. 2003. Disponível em: https://science.nasa.gov/earth/earth-observatory/krakatau-volcano-national-park-3844/.

REDAÇÃO. Krakatoa, o inferno de Java: a erupção há 137 anos que foi sentida no planeta inteiro. BBC, 24 jan. 2020. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-50308295.

SIMKIN, T.; FISKE, R.S. Krakatau 1883. USGS, 1983. Disponível em: https://www.usgs.gov/publications/krakatau-1883.

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.
Deseja fazer uma citação?
GUITARRARA, Paloma. "Vulcão Krakatoa"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/vulcao-krakatoa.htm. Acesso em 27 de janeiro de 2026.
Copiar