PUBLICIDADE
Tuvalu é um país da Polinésia, constituído territorialmente por nove atóis (ilha em forma de anel composta por corais). Esse pequeno país ocupa uma área de 26 km², na qual vivem cerca de 11 mil habitantes.
O nome Tuvalu significa “grupo de oito”, representando as oito ilhas habitadas do país. Esse pequeno país corre sério risco de desaparecer do mapa, pois seu território não apresenta altitude superior a 5 metros acima do nível do mar. Diante disso, com o aquecimento global e a elevação dos oceanos, Tuvalu pode ser totalmente submerso pelas águas do Pacífico.
A organização política de Tuvalu é bem simples, não há partidos políticos. A divulgação dos candidatos é realizada pelos familiares.
A economia de Tuvalu está voltada para a exportação de copra (poupa de coco seca) e pandano (espécie de planta tropical). A pesca e o cultivo de palmeiras são atividades tradicionalmente bem difundidas.
Recentemente, nos anos de 1998 e 2000, o país vendeu por 50 milhões de dólares - por um período de 12 anos - os direitos ao código internacional de telefone e também o seu domínio de internet. Outra fonte curiosa de renda é a venda de bandeira tuvaluana e a emissão de selos para colecionadores.
A população tuvaluana é majoritariamente cristã; cerca de 89,1% são protestantes. A outra parcela da população é dividida entre pessoas sem religião, outras de pouca expressão e ateístas.
Aspectos gerais
Nome: Tuvalu ou Ilhas de Tuvalu.
Brasão:
Gentílico: tuvaluano.
Capital: Funafuti.
Língua oficial: inglês e tuvaluano.
Governo: monarquia constitucional.
PIB: 2 milhões de dólares.
Moeda: dólar de Tuvalu e dólar australiano.
Clima: tropical úmido e equatorial.
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola