Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Bandeira da Bélgica

Nas tradicionais cores preta, amarela e vermelha, a bandeira da Bélgica é o símbolo máximo dessa nação europeia, considerada uma das mais desenvolvidas do mundo.

Bandeira da Bélgica.
Bandeira da Bélgica.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A bandeira da Bélgica é formada por três listras verticais nas cores preta, amarela e vermelha, que marcam o tradicional símbolo nacional desse país europeu. As cores da bandeira belga foram inspiradas na região histórica de Brabante e representam elementos como os leões, um dos símbolos locais. O desenho atual da bandeira da Bélgica foi oficializado no contexto histórico de independência dessa nação em relação aos Países Baixos. Atualmente, a Bélgica é uma das nações mais desenvolvidas e industrializadas da Europa. Esse país possui grande protagonismo geopolítico, em especial por sediar várias instituições supranacionais.

Leia também: Bandeira da Sérvia — adotada após a separação territorial de Montenegro

Tópicos deste artigo

Resumo sobre a bandeira da Bélgica

  • Foi desenhada no contexto histórico de independência da Bélgica em relação aos Países Baixos.

  • É formada apenas pelas três listras verticais de cores preta, amarela e vermelha, não havendo nenhum outro símbolo nela.

  • As três listras do seu desenho foram inspiradas no símbolo nacional da França; já suas cores foram retiradas do símbolo oficial de Brabante.

  • A Bélgica é país muito desenvolvido e industrializado que está localizado no centro da Europa Ocidental.

História da bandeira da Bélgica

A bandeira da Bélgica foi adotada a partir de 23 de janeiro de 1831, em um contexto de afirmação identitária da população belga, por causa do processo de independência do país em relação aos Países Baixos, em 1830.

O desenho dessa bandeira, com suas três listras verticais, teve influência da bandeira da França; enquanto as cores preta, amarela e vermelha foram retiradas dos símbolos oficiais de uma importante região da atual Bélgica e, ainda, dos Países Baixos: Brabante.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Significado da bandeira da Bélgica

A bandeira da Bélgica é formada por três listras verticais, de mesmo tamanho, nas cores preta, amarela e vermelha. A referida bandeira não possui nenhum símbolo ou desenho, estando restrita somente à coloração tricolor, que simboliza as cores oficiais do país.

Significado das cores da bandeira da Bélgica

As cores da bandeira da Bélgica foram inspiradas em símbolos oficiais da região de Brabante, importante território histórico europeu que, na atualidade, pertence à Bélgica e aos Países Baixos. Há na bandeira belga três cores:

  • Preto: referência ao brasão oficial do país.

  • Amarelo: simboliza os leões, símbolo dessa nação.

  • Vermelho: indica as lutas empreendidas pelo povo belga, especialmente no seu processo de independência.

Veja também: Bandeira da Coreia do Sul — possui diversos símbolos relacionados à cultura do país

Principais características da Bélgica

O Reino da Bélgica é um país situado na Europa Ocidental, sem saída para o mar, com fronteiras estabelecidas entre os territórios da Alemanha, Luxemburgo e Países Baixos.

O país está dividido em três grandes regiões, que possuem diferenças culturais significativas, com destaque para a língua. A capital da Bélgica, Bruxelas, fica na região da Bélgica Capital. Há ainda as regiões de Flandres e Valônia. Essa diversidade cultural é fruto de diferentes processos históricos e influencia nas características populacionais do país.

Paisagem urbana de Bruxelas, capital da Bélgica, onde são hasteadas muitas bandeiras do país.
A cidade de Bruxelas é a capital da Bélgica.

Geograficamente, a Bélgica é caracterizada pelo relevo plano, pela vegetação decidual e pelo clima temperado. Historicamente, o país era uma antiga possessão dos Países Baixos, dos quais se tornou independente em 1830, e, desde então, participou ativamente dos processos de industrialização e urbanização europeus.

O país possui destaque em diversas atividades econômicas e comerciais, como a comercialização de pedras preciosas, a produção de chocolates e a confecção de obras artísticas. A Bélgica é uma das nações mais desenvolvidas e industrializadas do mundo. No campo geopolítico, a nação é um dos membros fundadores da União Europeia e, ainda, integrante da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Curiosidades sobre a bandeira da Bélgica

  • Uma das referências da bandeira da Bélgica foi o símbolo utilizado pelos Países Baixos Austríacos na sua luta contra o domínio dos Países Baixos, em 1789.

  • Os desenhistas responsáveis pela confecção da bandeira belga foram Édouard Ducpétiaux e Lucien Jotrand.

  • A bandeira atual da Bélgica foi hasteada, pela primeira vez, em 26 de agosto de 1830, na sede da prefeitura de Bruxelas.

Por Mateus Campos
Professor de Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Mateus Campos Licenciado em Geografia e Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atua como produtor de conteúdo educacional e professor da educação básica na área de Geografia.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

CAMPOS, Mateus. "Bandeira da Bélgica"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/bandeira-da-belgica.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante