Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Daniel Bernoulli

Daniel Bernoulli: responsável pela dedução do princípio de Bernoulli
Daniel Bernoulli: responsável pela dedução do princípio de Bernoulli
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Matemático e físico suíço nascido em Gröningen, Países Baixos, outro dos membros da famosa família de matemáticos de Basiléia, tido na história da hidráulica como o responsável pela dedução do famoso princípio de Bernoulli para fluidos em movimento, fundamental para o desenvolvimento da hidrodinâmica. Filho de um famoso professor de matemática e física suíço, Johann Bernoulli I (1667-1748), quando este foi por dez anos professor na Holanda. Juntamente com o pai do qual era aluno, chegou a publicar um trabalho sobre órbitas planetárias. Era sobrinho de Jacob Bernoulli I (1654-1705) e irmão de mais dois matemáticos famosos, Nicolaus II (1695-1726) e Johann Bernoulli II (1710-1790). Pertencente a quarta geração de criadores da Física-Matemática, juntamente com o alemão Leonard Euler (1707-1783) e os franceses Alexis Claude Clairaut (1713-1765) e Jean le Rond d’Alembert (1717-1783). Introduziu o termo hidrodinâmica (1730) dentro da qual publicou muitos trabalhos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Foi professor de matemática e membro da Academia de São Petersburgo e, quando deixou a Rússia (1733), professor em Basiléia. Também foi um dos sócios estrangeiros eleitos para a Académie des Sciences de Paris, na qual, ao longo de sua vida, ganhou dez prêmios, o primeiro deles quando tinha 24 anos de idade, apresentando um projeto de um instrumento para medição do tempo no mar. Também fez sucesso com problemas e teorias no campo das probabilidades. Curiosamente foi um solteirão convicto, não deixando filhos, e morreu em Basel, Suíça. Embora na história da hidráulica seja tradicionalmente lembrado pela dedução da fundamental equação para fluidos em movimento, seu famoso livro Hydrodynamica (1738), tratado original publicado em Estrasburgo, continha muitas novidades, como por exemplo, o uso de manômetros, a teoria cinética de gases, e a propulsão a jato, mas em nenhuma parte dele aparecia explicitamente o que hoje é conhecido como o teorema de Bernoulli. Havia um estudo sobre o princípio de energia de Leibniz, relacionando as parcelas de energia potencial (hipsocarga) e cinética (taquicarga).

O termo de pressão correspondente (piezocarga) foi avaliado separadamente por meio da equação de impulso de Isaac Newton (1642-1727) . Na realidade, a primeira verdadeira equação de Bernoulli foi derivada por Leonard Euler (1707-1783), um extraordinário matemático germânico, vista em seus papers sobre equações de aceleração para condições estacionárias de fluxo sob a ação da gravidade: Principes generaux de l'etat d'equilibre des fluides, Principes generaux du mouvement des fluides e Continuation des recherches sur la theorie du mouvement des fluides, publicados em Histoire de l'Acacdernie de Berlim (1755). Euler também mereceu crédito para várias outras equações da hidráulica e por projetar, pelo menos no papel, uma turbina hidráulica executável.

Figura copiada do site TURNBULL WWW SERVER
Escritor do artigo
Escrito por: Brasil Escola Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Brasil. "Daniel Bernoulli"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/daniel-bernoulli.htm. Acesso em 21 de dezembro de 2024.

De estudante para estudante