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3 coisas importantes para aprender com a Netflix e Disney+

Aplicativos de streaming, como Netflix e Disney+, têm muito a ensinar, pois, a partir de estratégias e análises de mercado, elas conseguiram conquistar um grande mercado.

Nova Educa
Autor(a):
Nova Educa
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Quem nunca acompanhou uma série na Netflix ou ouviu falar das novidades que a Disney+ trouxe com as sagas de Star Wars e Marvel? Conforme dados da Antenna Analytcs, o mercado de streaming cresceu 37% em 2020.

 Será que foi porque as pessoas ficaram dentro de casa e não tinha o que fazer? Pode até ser, mas tem muita estratégia por trás dessas empresas também, além de enxergarem um mercado que só tende a crescer. Você acha que a GloboPlay está ganhando força com conteúdos exclusivos por quê?

Agora, depois que as coisas foram implementadas e já são reconhecidas, ninguém lembra o início do processo, portanto vamos avaliar um pouco esses detalhes, que podem trazer alguns conhecimentos, como tendências de mercado e comportamento do público.

Leia também: 4 dicas de empreendedorismo da série “Cobra Kai”

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Tópicos deste artigo

3 coisas importantes para aprender com a Netflix e Disney+

1. Quero assistir quando eu quiser

Quem teve infância nos anos 1990 e 2000 com certeza se lembra da programação de TV, tanto nos canais abertos quanto nos canais a cabo. Assistir a séries, desenhos e filmes tinha data e horário, as pessoas ganhavam revistas com a programação do mês (pergunte para seus pais).

Hoje em dia as coisas são diferentes. Crianças pequenas têm acesso a diversos vídeos no Youtube Kids, por exemplo, no momento em que quiserem, podendo escolher o conteúdo e rever o mesmo vídeo diversas vezes, ou seja, totalmente "self-service".

Quando a Netflix começou, ela veio para trazer liberdade de escolha, ou seja, percebeu uma faixa de pessoas que tinham um novo comportamento com relação à busca de conteúdos, elas não queriam ficar presas a horários.

Perceber essas tendências traz uma vantagem competitiva, que inicialmente vai parecer uma aposta; porém, com bom planejamento, pode fazer você voar. Uma estimativa da fintech QR Capital indica que a Netflix deve fechar o ano de 2020 com faturamento de R$ 6,7 bilhões.

2. Conteúdo de qualidade

Os streamings surgiram a partir de novas demandas dos consumidores. Cada uma das marcas aplica diferentes estratégias para manter seu público. [1]
Os streamings surgiram a partir de novas demandas dos consumidores. Cada uma das marcas aplica diferentes estratégias para manter seu público. [1]

Quanto mais pessoas você atrai para dentro de uma plataforma, melhor seu produto precisa ser para manter os usuários ativos. A Netflix percebeu isso e começou a fazer investimentos em séries, filmes e documentários com foco em manter seu público. Mas pense em como isso é complicado, pois uma empresa que vende um sistema de streaming, tecnologia pura, precisa desenvolver áreas para criação de conteúdos. É praticamente uma empresa dentro da outra.

Agora vamos olhar a Disney+, que viveu a situação contrária. Ela era uma empresa que produzia filmes e se tornou uma plataforma de streaming. Qual foi a grande estratégia de lançamento? Mesmo com as grandes marcas que já carregava, ela se comprometeu a desenvolver mais conteúdos internos (séries), que vão dar suporte para os lançamentos do cinema. Reparem como um planejamento bem feito deixou a Disney+ como o terceiro maior serviço de streaming do mundo no primeiro ano.

Leia também: 5 lições do documentário “The Playbook” da Netflix

3. Competição ou mudança

Vamos avaliar um cenário? As pessoas escolhem entre Netflix e Disney+? Ou as pessoas acabam tendo os dois serviços? Quanto gastamos hoje com TV a cabo? Será que realmente a maior competição é entre as duas marcas, ou a grande disputa é com outros tipos de serviço? Aqui é importante prestar atenção no lado contrário, pois o serviço de streaming tem muito mercado para se desenvolver, mas será que a TV aberta segue o mesmo caminho?

O pensamento nesse caso é de avaliar como se reinventar, como entender que o seu produto que funciona há anos pode precisar de grandes mudanças para sobreviver. Quantas marcas do mercado foram muito importantes em alguma época e depois sumiram, pois não acompanharam os movimentos e comportamentos do público. Estar atualizado e focado em evoluir constantemente é um fator muito importante para continuar sobrevivendo.

Crédito da imagem

[1] DANIEL CONSTANTE / Shutterstock

 

Por Nova Educa  

Colunista do artigo
Escrito por: Nova Educa A Nova Educa é uma consultoria educacional que trará dicas para que os jovens possam, desde cedo, aprender a inovar e a empreender, descobrindo inúmeras possibilidades para a construção de um futuro promissor.
SOBRE O AUTOR

A Nova Educa é uma consultoria educacional com foco em desenvolver projetos nas escolas envolvendo a Tecnologia Apple, com implementação de iPads e treinamento de professores. Além disso, também realiza o podcast Nova Educa Debate, om entrevistas a respeito do mercado educacional e a BNCC sobre conteúdos de empreendedorismo e inovação. Teremos diversos consultores colaborando com esta coluna, que será liderada pelo diretor de inovação, Carlos Coelho, entusiasta da educação com experiências em multinacional, na Singularity University (Califórnia), como professor e gestor escolar; e teremos a Priscila Coelho, diretora de operações, especialista em treinamentos de tecnologia educacional, criatividade e inovação.

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