Topo
pesquisar

Média Ponderada

Matemática

PUBLICIDADE

Alguns cálculos envolvendo média podem ser efetuados utilizando os critérios de média simples ou média ponderada. Na utilização da média simples, a ocorrência dos valores possui a mesma importância e no caso da média ponderada são atribuídos aos valores importâncias diferentes.

Na média simples os valores são somados e dividos pela quantidade de termos adicionados. A média ponderada é calculada através do somatório das multiplicações entre valores e pesos divididos pelo somatório dos pesos. Vamos, através de exemplos, demonstrar os cálculos envolvendo a média ponderada.

Exemplo 1

Na escola de Gabriel, a média anual de cada matéria é calculada de acordo com os princípios da média ponderada. Considerando que o peso das notas esteja relacionado ao bimestre em questão, determine a média anual de Gabriel sabendo que as notas em Matemática foram iguais a:

1º Bimestre: 7,0
2º Bimestre: 6,0
3º Bimestre: 8,0
4º Bimestre: 7,5

 A média anual de Gabriel é correspondente a 7,3.
 

Exemplo 2

Buscando melhorar o atendimento ao usuário do sistema de saúde de um município, a prefeitura realizou uma pesquisa de rendimento satisfatório com 500 pessoas. As notas disponibilizadas aos entrevistados no intuito de avaliar o nível de satisfação compreendem a notas inteiras de 1 a 10. Veja os resultados na tabela a seguir:

 

A média de satisfação dos usuários do sistema de saúde do município em questão foi igual a 5,0.

Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola

Estatística - Matemática - Brasil Escola
 

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Marcos Noé Pedro Da. "Média Ponderada"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/matematica/media-ponderada.htm>. Acesso em 08 de fevereiro de 2016.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
  • Elias Nevesquinta-feira | 16/04/2015 18:56Hs
    obrigado, sou aluno da UFMT e foi de grande valia. Realmente não lembrava mais o que era média ponderada.
  • Carlossábado | 21/03/2015 11:34Hs
    Qual a diferença, no segundo exercício, para a média simples? O segundo exercício foi resolvido como média simples, não?
    • GabsHenriq Sampaioquarta-feira | 09/09/2015 17:21Hs
      A média simples é a razão entre o somatório de dados elementos pela quantidade dos mesmos A ponderada é a razão entre o somatório de cada produto "elemento x quantidade deste elemento" pelo somatório de quantidades de cada elemento É só pensar em uma distribuição de objetos para cada grupo e dividir pelo total de grupos,devido cada grupo conterem seus objetos repetidos.
      9 3
  • amandaterça-feira | 17/03/2015 09:11Hs
    Muito bom!
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA