Basílica de São Pedro

A Basílica de São Pedro é uma basílica que está localizada no Vaticano e que é considerada a maior construção do catolicismo, além de ser a sede da Igreja Católica.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

A Basílica de São Pedro é uma grande basílica que está localizada no Vaticano, em frente à Praça de São Pedro, sendo considerada a maior construção do catolicismo, além de ser a sede da Igreja Católica. Essa basílica já sediou diversos discursos e missas de diferentes papas ao longo da história, sendo visitada por milhões de turistas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Sua construção foi iniciada em 1506, sendo autorizada pelo papa Júlio II. A atual Basílica de São Pedro foi construída sobre a Antiga Basílica de São Pedro, uma construção paleocristã que estava decadente no século XVI. A construção dessa basílica passou pelas mãos de diversos arquitetos, entre eles Michelangelo, sendo finalizada em 1626.

Leia também: Vaticano — país do mundo que abriga a sede da Igreja Católica e que é a residência oficial do papa

Tópicos deste artigo

Resumo sobre a Basílica de São Pedro

  • A Basílica de São Pedro é uma basílica com cerca de 23.000 m² que está localizada no Vaticano.

  • Essa basílica foi palco de discursos de diversos papas ao longo da história.

  • É considerada uma das sedes da Igreja Católica e é a basílica mais importante do catolicismo no mundo.

  • Nessa basílica está depositado os restos mortais de São Pedro e de diversos papas.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • A atual Basílica de São Pedro foi construída entre 1506 e 1626.

História da Basílica de São Pedro

A Basílica de São Pedro é uma basílica que está localizada no Vaticano, sendo o maior prédio religioso do catolicismo e também uma das construções mais importantes da Igreja Católica. É considerada a sede da Igreja Católica e o local no qual o papa realiza inúmeros discursos e suas missas.

A Basílica de São Pedro é considerada um Patrimônio Mundial da Humanidade, sendo um bem tombado pela Unesco. É um dos templos religiosos mais visitados do mundo, e sua construção se iniciou no começo do século XVI, embora haja muito mais história relacionado ao local onde está a basílica.

Os cristãos acreditam que a Basílica de São Pedro foi construída no local onde o corpo de Pedro, o primeiro papa da história, foi enterrado. A região da Basílica de São Pedro era ocupada por algumas residências no período do Império Romano, e, durante o reinado de Calígula, um circo privado teria sido construído na localidade.

O local ganhou um certo destaque do ponto de vista religioso porque foi ali que Pedro, apóstolo de Jesus teria sido crucificado em 64 d.C. O corpo de Pedro teria sido enterrado a alguns metros de distância do circo em local da colina do Vaticano.

Séculos depois, durante o reinado de Constantino I, quando o cristianismo já era uma religião mais expressiva nas terras romanas, foi decidido pelo imperador e pelo papa Silvestre I que uma basílica seria construída no local do Circo de Calígula. O local passou a sediar o túmulo de Pedro, e a antiga basílica foi consagrada em 326, mas sua construção se encerrou em 333.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Antiga Basílica de São Pedro.
Antiga Basílica de São Pedro.

A Antiga Basílica de São Pedro foi utilizada pela Igreja Católica por séculos até que, no século XV, começaram a fortalecer a ideia da necessidade de reformar ou reconstruir a basílica. Isso porque a Antiga Basílica de São Pedro tinha uma arquitetura paleocristã, e sua condição era precária, com o prédio possuindo risco real de desabar.

Apesar disso, foi somente a partir do pontificado de Júlio II que se iniciou a construção da nova Basílica de São Pedro. A construção da basílica se iniciou em 1506, e a estrutura da atual basílica foi construída sobre a estrutura da antiga basílica. Para isso, o papa Júlio II ordenou a derrubada de parte dessa antiga basílica.

A construção da Basílica de São Pedro foi realizada, em grande parte, com o financiamento obtido por meio das indulgências. A venda dessas indulgências, inclusive, foi motivo de grande desagrado no interior da Igreja Católica, fazendo com que Martinho Lutero questionasse essa prática da Igreja em 1517.

A Basílica de São Pedro foi construída a partir do projeto de Donato Bramante, também contando com as contribuições de grandes nomes do Renascimento, como Michelangelo, Rafael Sanzio, Gian Lorenzo Bernini, etc. A continuidade da construção dessa basílica se estendeu por cerca de 120 anos, uma vez que a obra foi encerrada em 1626 e consagrada por Urbano VIII.

Acesse também: Igreja Católica — detalhes sobre uma das instituições mais antigas e influentes do mundo

Localização da Basílica de São Pedro

A Basílica de São Pedro está localizada na Cidade do Vaticano, na frente da Praça de São Pedro. Essa basílica é a sede espiritual da Igreja Católica, sendo a basílica mais importante do catolicismo no mundo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Construção da Basílica de São Pedro

Praça de São Pedro e Basílica de São Pedro.
A Praça de São Pedro foi construída décadas depois do fim da construção da Basílica de São Pedro.

A Basílica de São Pedro teve sua construção iniciada em 1506, durante o pontificado de Júlio II. A construção dessa nova basílica se deu porque a Antiga Basílica de São Pedro estava com a estrutura precária, sendo necessária uma nova construção no lugar da antiga. A ideia se fortaleceu no século XV, mas foi iniciada no século seguinte.

Além disso, havia também uma questão de poder, pois o papa Júlio II queria construir um novo prédio que representasse melhor o poderio da Igreja Católica, sendo um grande marco para essa instituição, engrandecendo-a, além de ser o local que abrigaria o túmulo de São Pedro. O primeiro arquiteto a se empenhar nessa obra foi Donato Bramante, sendo sucedido por outros arquitetos:

  • Rafael Sanzio;

  • Antônio da Sangallo;

  • Michelangelo;

  • Giacomo della Porta;

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Domenico Fontana;

  • Carlo Maderno;

  • Gian Lorenzo Bernini.

Algumas décadas depois da construção da Basílica de São Pedro, ocorreu a construção da Praça de São Pedro, localizada a frente da basílica. Essa praça foi construída por Gian Lorenzo Bernini a pedido do papa Alexandre VII.

Veja também: Capela Sistina — detalhes sobre a famosa capela que faz parte do Palácio Apostólico

Quem está enterrado na Basílica de São Pedro?

Tumba de São Pedro, a principal tumba da Basílica de São Pedro. [1]
Tumba de São Pedro, a principal tumba da Basílica de São Pedro. [1]

A Basílica de São Pedro também é conhecida por ser o local onde estão diversas tumbas de figuras importantes da Igreja Católica. Evidentemente, a principal delas é a tumba de São Pedro, que fazia parte da Necrópole Vaticana, estando alguns metros abaixo da basílica. Esse complexo foi enterrado no século IV para que a Antiga Basílica de São Pedro fosse construída. Atualmente, os restos mortais de São Pedro estão abaixo do Baldaquino da Basílica de São Pedro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além disso, a Basílica de São Pedro, também possui a tumba de diversos papas, tais como:

  • Paulo II;

  • Bento XV;

  • Urbano VI;

  • Paulo VI;

  • João Paulo I;

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Bento XVI;

  • João Paulo II;

  • João XXIII;

  • Pio XII.

Visitação na Basílica de São Pedro

Pessoas visitando a Basílica de São Pedro, um dos locais mais visitados do mundo.
A Basílica de São Pedro é um dos locais mais visitados do mundo. [2]

A Basílica de São Pedro é um dos locais mais visitados do mundo, atraindo turistas que procuram fazer um turismo religioso, mas também aqueles que visitam a basílica em busca de um turismo cultural para ter acesso a toda a história presente no Vaticano. A Basílica de São Pedro é um dos locais que os turistas costumam ir no Vaticano, sendo que a entrada na basílica é gratuita.

Entretanto, os turistas que quiserem ter acesso à Cúpula da Basílica de São Pedro devem pagar uma taxa de oito euros. É bastante comum que os turistas paguem visitas guiadas, sendo acompanhados por guias que fazem o percurso realizando explicações históricas sobre os locais visitados.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Curiosidades sobre a Basílica de São Pedro

Escultura Pietà, um dos grandes destaques da Basílica de São Pedro.
A escultura Pietà é um dos grandes destaques da Basílica de São Pedro. [3]
  • A Basílica de São Pedro cobre uma área de 23.000 m².

  • Um dos grandes destaques da Basílica de São Pedro é a escultura chamada Pietà, que representa Jesus morto nas mães de Maria. Essa escultura foi construída por Michelangelo.

  • Estima-se que a Basílica de São Pedro consiga abrigar cerca de 60 mil fiéis.

  • A Basílica de São Pedro é decorada por 340 estátuas em seu interior.

  • A cúpula da Basílica de São Pedro tem mais de 136 metros de altura.

Créditos de imagem

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

[1] Sabashelreef / Wikimedia Commons (reprodução)

[2] Carrie Morgan / Wikimedia Commons (reprodução)

[3] Stanislav Traykov / Wikimedia Commons (reprodução)

Fontes

ACKERMAN, James S. The architecture of Michelangelo. Disponível em: https://stpetersbasilica.info/Docs/AOM/ArchitectureofMichelangelo-1.htm.

REDAÇÃO. The story behin the architecture and construcion of St. Peter’s Basilica. Disponível em: https://www.rostarchitects.com/articles/2024/5/9/the-story-behind-the-architecture-and-construction-of-st-peters-basilica-in-rome. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Basílica de São Pedro, construção com cerca de 23.000 m² que está localizada no Vaticano.
A Basílica de São Pedro guarda os restos mortais de São Pedro e foi construída em sua homenagem entre 1506 e 1626.
Crédito da Imagem: Shutterstock.com
Escritor do artigo
Escrito por: Daniel Neves Silva Formado em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e especialista em História e Narrativas Audiovisuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como professor de História desde 2010.
Deseja fazer uma citação?
SILVA, Daniel Neves. "Basílica de São Pedro"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/religiao/basilica-de-sao-pedro.htm. Acesso em 25 de dezembro de 2025.
Copiar