A Basílica de São Pedro é uma grande basílica que está localizada no Vaticano, em frente à Praça de São Pedro, sendo considerada a maior construção do catolicismo, além de ser a sede da Igreja Católica. Essa basílica já sediou diversos discursos e missas de diferentes papas ao longo da história, sendo visitada por milhões de turistas.
Sua construção foi iniciada em 1506, sendo autorizada pelo papa Júlio II. A atual Basílica de São Pedro foi construída sobre a Antiga Basílica de São Pedro, uma construção paleocristã que estava decadente no século XVI. A construção dessa basílica passou pelas mãos de diversos arquitetos, entre eles Michelangelo, sendo finalizada em 1626.
Leia também: Vaticano — país do mundo que abriga a sede da Igreja Católica e que é a residência oficial do papa
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre a Basílica de São Pedro
- 2 - História da Basílica de São Pedro
- 3 - Localização da Basílica de São Pedro
- 4 - Construção da Basílica de São Pedro
- 5 - Quem está enterrado na Basílica de São Pedro?
- 6 - Visitação na Basílica de São Pedro
- 7 - Curiosidades sobre a Basílica de São Pedro
Resumo sobre a Basílica de São Pedro
-
A Basílica de São Pedro é uma basílica com cerca de 23.000 m² que está localizada no Vaticano.
-
Essa basílica foi palco de discursos de diversos papas ao longo da história.
-
É considerada uma das sedes da Igreja Católica e é a basílica mais importante do catolicismo no mundo.
-
Nessa basílica está depositado os restos mortais de São Pedro e de diversos papas.
-
A atual Basílica de São Pedro foi construída entre 1506 e 1626.
História da Basílica de São Pedro
A Basílica de São Pedro é uma basílica que está localizada no Vaticano, sendo o maior prédio religioso do catolicismo e também uma das construções mais importantes da Igreja Católica. É considerada a sede da Igreja Católica e o local no qual o papa realiza inúmeros discursos e suas missas.
A Basílica de São Pedro é considerada um Patrimônio Mundial da Humanidade, sendo um bem tombado pela Unesco. É um dos templos religiosos mais visitados do mundo, e sua construção se iniciou no começo do século XVI, embora haja muito mais história relacionado ao local onde está a basílica.
Os cristãos acreditam que a Basílica de São Pedro foi construída no local onde o corpo de Pedro, o primeiro papa da história, foi enterrado. A região da Basílica de São Pedro era ocupada por algumas residências no período do Império Romano, e, durante o reinado de Calígula, um circo privado teria sido construído na localidade.
O local ganhou um certo destaque do ponto de vista religioso porque foi ali que Pedro, apóstolo de Jesus teria sido crucificado em 64 d.C. O corpo de Pedro teria sido enterrado a alguns metros de distância do circo em local da colina do Vaticano.
Séculos depois, durante o reinado de Constantino I, quando o cristianismo já era uma religião mais expressiva nas terras romanas, foi decidido pelo imperador e pelo papa Silvestre I que uma basílica seria construída no local do Circo de Calígula. O local passou a sediar o túmulo de Pedro, e a antiga basílica foi consagrada em 326, mas sua construção se encerrou em 333.

A Antiga Basílica de São Pedro foi utilizada pela Igreja Católica por séculos até que, no século XV, começaram a fortalecer a ideia da necessidade de reformar ou reconstruir a basílica. Isso porque a Antiga Basílica de São Pedro tinha uma arquitetura paleocristã, e sua condição era precária, com o prédio possuindo risco real de desabar.
Apesar disso, foi somente a partir do pontificado de Júlio II que se iniciou a construção da nova Basílica de São Pedro. A construção da basílica se iniciou em 1506, e a estrutura da atual basílica foi construída sobre a estrutura da antiga basílica. Para isso, o papa Júlio II ordenou a derrubada de parte dessa antiga basílica.
A construção da Basílica de São Pedro foi realizada, em grande parte, com o financiamento obtido por meio das indulgências. A venda dessas indulgências, inclusive, foi motivo de grande desagrado no interior da Igreja Católica, fazendo com que Martinho Lutero questionasse essa prática da Igreja em 1517.
A Basílica de São Pedro foi construída a partir do projeto de Donato Bramante, também contando com as contribuições de grandes nomes do Renascimento, como Michelangelo, Rafael Sanzio, Gian Lorenzo Bernini, etc. A continuidade da construção dessa basílica se estendeu por cerca de 120 anos, uma vez que a obra foi encerrada em 1626 e consagrada por Urbano VIII.
Acesse também: Igreja Católica — detalhes sobre uma das instituições mais antigas e influentes do mundo
Localização da Basílica de São Pedro
A Basílica de São Pedro está localizada na Cidade do Vaticano, na frente da Praça de São Pedro. Essa basílica é a sede espiritual da Igreja Católica, sendo a basílica mais importante do catolicismo no mundo.
Construção da Basílica de São Pedro

A Basílica de São Pedro teve sua construção iniciada em 1506, durante o pontificado de Júlio II. A construção dessa nova basílica se deu porque a Antiga Basílica de São Pedro estava com a estrutura precária, sendo necessária uma nova construção no lugar da antiga. A ideia se fortaleceu no século XV, mas foi iniciada no século seguinte.
Além disso, havia também uma questão de poder, pois o papa Júlio II queria construir um novo prédio que representasse melhor o poderio da Igreja Católica, sendo um grande marco para essa instituição, engrandecendo-a, além de ser o local que abrigaria o túmulo de São Pedro. O primeiro arquiteto a se empenhar nessa obra foi Donato Bramante, sendo sucedido por outros arquitetos:
-
Rafael Sanzio;
-
Antônio da Sangallo;
-
Giacomo della Porta;
-
Domenico Fontana;
-
Carlo Maderno;
-
Gian Lorenzo Bernini.
Algumas décadas depois da construção da Basílica de São Pedro, ocorreu a construção da Praça de São Pedro, localizada a frente da basílica. Essa praça foi construída por Gian Lorenzo Bernini a pedido do papa Alexandre VII.
Veja também: Capela Sistina — detalhes sobre a famosa capela que faz parte do Palácio Apostólico
Quem está enterrado na Basílica de São Pedro?
![Tumba de São Pedro, a principal tumba da Basílica de São Pedro. [1]](https://s3.static.brasilescola.uol.com.br/be/2025/02/tumba-basilica-sao-pedro.jpg)
A Basílica de São Pedro também é conhecida por ser o local onde estão diversas tumbas de figuras importantes da Igreja Católica. Evidentemente, a principal delas é a tumba de São Pedro, que fazia parte da Necrópole Vaticana, estando alguns metros abaixo da basílica. Esse complexo foi enterrado no século IV para que a Antiga Basílica de São Pedro fosse construída. Atualmente, os restos mortais de São Pedro estão abaixo do Baldaquino da Basílica de São Pedro.
Além disso, a Basílica de São Pedro, também possui a tumba de diversos papas, tais como:
-
Paulo II;
-
Bento XV;
-
Urbano VI;
-
Paulo VI;
-
João Paulo I;
-
João Paulo II;
-
João XXIII;
-
Pio XII.
Visitação na Basílica de São Pedro

A Basílica de São Pedro é um dos locais mais visitados do mundo, atraindo turistas que procuram fazer um turismo religioso, mas também aqueles que visitam a basílica em busca de um turismo cultural para ter acesso a toda a história presente no Vaticano. A Basílica de São Pedro é um dos locais que os turistas costumam ir no Vaticano, sendo que a entrada na basílica é gratuita.
Entretanto, os turistas que quiserem ter acesso à Cúpula da Basílica de São Pedro devem pagar uma taxa de oito euros. É bastante comum que os turistas paguem visitas guiadas, sendo acompanhados por guias que fazem o percurso realizando explicações históricas sobre os locais visitados.
Curiosidades sobre a Basílica de São Pedro

-
A Basílica de São Pedro cobre uma área de 23.000 m².
-
Um dos grandes destaques da Basílica de São Pedro é a escultura chamada Pietà, que representa Jesus morto nas mães de Maria. Essa escultura foi construída por Michelangelo.
-
Estima-se que a Basílica de São Pedro consiga abrigar cerca de 60 mil fiéis.
-
A Basílica de São Pedro é decorada por 340 estátuas em seu interior.
-
A cúpula da Basílica de São Pedro tem mais de 136 metros de altura.
Créditos de imagem
[1] Sabashelreef / Wikimedia Commons (reprodução)
[2] Carrie Morgan / Wikimedia Commons (reprodução)
[3] Stanislav Traykov / Wikimedia Commons (reprodução)
Fontes
ACKERMAN, James S. The architecture of Michelangelo. Disponível em: https://stpetersbasilica.info/Docs/AOM/ArchitectureofMichelangelo-1.htm.
REDAÇÃO. The story behin the architecture and construcion of St. Peter’s Basilica. Disponível em: https://www.rostarchitects.com/articles/2024/5/9/the-story-behind-the-architecture-and-construction-of-st-peters-basilica-in-rome.