Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Resenha crítica

A resenha crítica é um texto proveniente do jornalismo em que predomina a argumentação em defesa de um ponto de vista acerca de determinado produto cultural.

Mão segurando smartphone, no qual aparecem várias avaliações de usuários.
Você já recomendou algum filme ou série para alguém? A resenha crítica é um gênero textual especializado em indicar determinados produtos culturais.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A resenha crítica é um texto proveniente do universo jornalístico que tem como principal característica a apresentação e análise crítica de uma obra. Ela tem como finalidade persuadir o leitor a consumir ou não aquele produto cultural, e, para isso, faz uso de argumentos e informações para defender seu ponto de vista.

Atualmente, é possível encontrarmos a resenha crítica tanto em textos escritos veiculados em jornais impressos ou mídias digitais quanto em podcasts ou publicações audiovisuais nas redes sociais ou em serviços de mensagem instantânea.

Leia também: Síntese — texto que se propõe a apresentar um outro texto de forma resumida e impessoal

Tópicos deste artigo

Resumo sobre resenha crítica

  • É um texto predominantemente argumentativo em que o autor defende um ponto de vista sobre um filme, uma série, um show etc., a fim de convencer o leitor de sua opinião.

  • Por ser um texto de base argumentativa, prevalecem nele a concisão, a linguagem denotativa e o uso da norma-padrão da língua.

  • Para elaborar uma boa resenha crítica, é importante ler e anotar os principais aspectos do produto a ser analisado; levantar os argumentos possíveis em defesa de um ponto de vista; elaborar uma boa introdução pensando nas pessoas que não conhecem a obra; deixar de maneira clara as suas opiniões; e revisar o texto.

  • A diferença entre resumo e resenha crítica está no fato de que o resumo é um texto descritivo e impessoal e a resenha é um texto opinativo.

Videoaula sobre resenha crítica


O que é resenha crítica?

A resenha crítica é um texto caracterizado pela informação, pela descrição e pela argumentação acerca de determinada obra — filme, livro, peça de teatro, show etc. —, apresentando seus principais elementos e características.

Assim, a resenha tem como finalidade analisar um produto cultural, podendo recomendá-lo, ou não, aos seus leitores. Esse gênero textual é considerado predominantemente argumentativo por defender, em sua análise, uma tese acompanhada de argumentos favoráveis ou não sobre o produto cultural em questão.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Características e estrutura da resenha crítica

Por se tratar de um texto opinativo, a resenha tem como principal recurso a construção dos argumentos em defesa de sua tese — sendo esta uma defesa ou não do filme ou série analisados, por exemplo. Sendo assim, são características desse gênero:

  • Concisão: em textos predominantemente argumentativos como a resenha, é importante dizer apenas o essencial, evitando repetições e excessos de informações.

  • Linguagem denotativa: em uma resenha crítica, prevalece a linguagem denotativa, isto é, evita-se deixar dúvidas ao leitor quanto aos argumentos utilizados e à tese defendida.

  • Uso da norma-padrão da língua: a resenha crítica geralmente é publicada em veículos de grande circulação, impressos ou digitais, e, por isso, segue o português formal.

Sobre a estrutura, a resenha crítica, normalmente, é composta por título, introdução, desenvolvimento e conclusão. O título na resenha pode retomar o nome da obra, antecipar a análise principal do texto ou surtir curiosidade no leitor. Na primeira parte, a introdução, o resenhista apresenta um resumo da obra a ser analisada.

No desenvolvimento, o autor deve apresentar os argumentos que correspondem à visão sobre aquele produto cultural, podendo ser favorável ou não ao material produzido. Por fim, na conclusão, o resenhista pode fazer uma retomada geral dos principais pontos. Outra possibilidade é finalizar o texto com uma declaração de maior impacto recomendando ou não o produto analisado.

Leia também: Carta aberta — gênero textual público com função de se posicionar sobre um tema

Passo a passo para fazer uma resenha crítica

Para fazer uma resenha, é essencial:

  • Ler e anotar os principais aspectos do produto cultural a ser analisado. Caso necessário, veja mais uma vez o filme ou a série, por exemplo, sobre os quais pretende elaborar uma resenha.

  • Levantar os argumentos possíveis a fim de defender (ou não) aquele produto cultural.

  • Na primeira parte, a elaboração da introdução, lembre-se de que a resenha pode ser lida por pessoas que nunca tiveram contato com aquela produção, e, sendo assim, procure trazer informações sucintas e de fácil compreensão.

  • Deixar de maneira clara as suas opiniões. O seu leitor não pode ter dúvidas sobre o que você achou do filme, por exemplo, ao final do texto.

  • Revisar o texto para corrigir pequenas falhas gramaticais ou na elaboração de ideias.

Diferença entre resenha crítica e resumo

Como mencionado, a resenha crítica é um texto predominantemente argumentativo. Em outras palavras, prevalecem nele a crítica, as comparações e a opinião. O resumo, por sua vez, é um texto de caráter descritivo marcado pela imparcialidade de seu autor e que não faz julgamentos ou avaliações.

Pode-se afirmar que, em toda resenha, há um resumo da obra (na sua introdução) seguido de análise com as opiniões do resenhista. Por outro lado, o resumo, por não conter o elemento essencial da resenha (a análise), difere-se dela, apesar de compô-la. Para saber mais, leia: Diferenças entre resenha crítica e resumo.

Escritor do artigo
Escrito por: Rafael Camargo de Oliveira Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

OLIVEIRA, Rafael Camargo de. "Resenha crítica"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/resenha-critica.htm. Acesso em 03 de março de 2024.

De estudante para estudante