PUBLICIDADE
Os chamados “xampus 2 em 1” são aqueles que dizem realizar simultaneamente a limpeza de um xampu comum e o efeito de hidratação do condicionador. Portanto, bastaria usar somente esse produto.
Ao contrário do que muitos pensam e até do que vem escrito em alguns rótulos, o xampu 2 em 1 não consiste na mistura do xampu com o condicionador, pois, se fosse assim, ele não conseguiria remover a sujeira do cabelo. Por que dizemos isso?
Bom, os xampus comuns contêm agentes tensoativos ou surfactantes aniônicos, que produzem uma grande quantidade de espuma e têm ação detergente, isto é, removem o excesso de gordura do cabelo e a sujeira que fica no couro cabeludo. A seguir temos a representação de um dos surfactantes aniônicos mais usados nos xampus, que é o lauril ou dodecilsulfato de sódio:
Já os condicionadores são surfactantes catiônicos que se ligam fracamente à queratina e neutralizam as cargas negativas dos fios do cabelo, que estão assim em razão do uso do xampu. Abaixo temos também um dos surfactantes catiônicos mais usados nos condicionadores, o cloreto de hexadeciltrimetilamônio:
Conforme mostrado pelas composições do xampu e do condicionador, nota-se que eles são espécies de cargas opostas. Portanto, se eles fossem misturados ocorreria uma atração eletrostática. Os tensoativos catiônicos são incompatíveis com os tensoativos catiônicos, nunca podendo ser usados numa mesma formulação.
Em geral, os xampus 2 em 1 contêm, em sua composição, detergentes neutros ou, ainda, detergentes aniônicos constituídos de aditivos oleosos, que visam minimizar o efeito eletrostático gerado pelos fios.
O condicionador e o xampu usados de forma isolada são mais efetivos do que essa forma combinada.Para entender melhor o funcionamento dos condicionadores comuns, leia o texto “Condicionadores” em nosso site.
Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química