Métodos de obtenção de aldeídos e cetonas

Os métodos principais de obtenção de aldeídos e cetonas são: hidratação de alcinos, ozonólise de alcenos, oxidação de álcoois e decomposição de sais orgânicos de cálcio.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Tanto os aldeídos como as cetonas possuem a carbonila como grupo funcional. A diferença está na posição dessa carbonila. Como mostrado abaixo, nos aldeídos, a carbonila aparece ligada a um hidrogênio, ou seja, sempre vem na extremidade. Por outro lado, nas cetonas, o grupo carbonila fica entre dois carbonos, nunca vem na extremidade das cadeias carbônicas:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

Aldeídos:       Cetonas:
       O                   O     
                           
H ─ C ─         C ─ C  ─ C

Os principais métodos de obtenção dos compostos pertencentes a esses grupos são: hidratação de alcinos, ozonólise de alcenos e oxidação de álcoois. No caso das cetonas, ainda existe um método especial, que é a decomposição térmica de sais orgânicos de cálcio.

 Veja como se dá cada um desses processos:

1. Hidratação de alcinos: Ocorre a adição de moléculas de água em meio ácido na presença do catalizador HgSO4.

Inicialmente se forma um composto intermediário, um enol, que se transforma no aldeído.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Se o alcino que reagir for o etino, teremos a formação do aldeído etanal. Mas se for qualquer outro alcino, serão formadas as cetonas correspondentes, seguindo a Regra de Markovnikov, em que o hidrogênio da água irá se adicionar ao carbono da tripla ligação que tiver mais hidrogênios ligados a ele:

Exemplos de reações de hidratação de alcinos

2. Ozonólise de alcenos: O ozônio (O3) adiciona-se à dupla ligação do alqueno, numa reação de oxidação na presença de água e zinco.

Forma-se primeiro um composto intermediário, o ozoneto, que se hidrolisa e transforma-se no aldeído e na cetona correspondentes.

Abaixo temos a ozonólise do 2-metil-prop-1-eno, formando a propano-2-ona e o metanal:

Reação de ozonólise de alcenos

3. Oxidação de Álcoois: Os álcoois podem sofrer oxidação quando expostos a algum agente oxidante, como uma solução aquosa de dicromato de potássio (K2Cr2O7) ou de permanganato de potássio (KMnO4) em meio ácido. 

Se o álcool for primário a oxidação parcial gera um aldeído. Mas se for uma oxidação total, o aldeído se transformará num ácido carboxílico. Se quisermos parar no aldeído, basta realizar esse processo numa temperatura maior que o ponto de ebulição do aldeído que será formado. Desse modo, ele vai evaporando e sendo destilado por meio de uma aparelhagem específica.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Esquema de oxidação de álcool primário

Se o álcool for secundário, o produto da sua oxidação será uma cetona.

Exemplo:

Esquema de oxidação de álcool secundário

Alcoóis terciários não sofrem oxidação.

4. Método específico de obtenção de cetonas: Aquecimento de sais de cálcio de ácido carboxílico. Esses sais sofrem decomposição, originando, além de uma cetona, o carbonato de cálcio:

Método de obtenção de cetona por aquecimento de sal orgânico de cálcio


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

A propanona (acetona) é uma cetona muito importante economicamente e pode ser obtida por vários métodos
A propanona (acetona) é uma cetona muito importante economicamente e pode ser obtida por vários métodos
Escritor do artigo
Escrito por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça Escritor oficial Brasil Escola
Deseja fazer uma citação?
FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Métodos de obtenção de aldeídos e cetonas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/metodos-obtencao-aldeidos-cetonas.htm. Acesso em 19 de dezembro de 2025.
Copiar