Você já se perguntou como outras culturas comemoram o Natal? Conversamos com pessoas de vários cantos do globo para descobrir.
Em 22/12/2023 11h48
, atualizado em 22/12/2023 15h23
Ouça o texto abaixo!
PUBLICIDADE
As festas natalinas estão chegando no mundo todo, esta data possui várias interpretações, significados e jeitos de comemorar. É natural que surja em sua mente uma dúvida: Como o Natal é celebrado ao redor do mundo?
Bom, para te responder essa pergunta, conversamos com pessoas no Canadá, da Colômbia, da Nigéria e da China. Veja o que descobrimos.
Como o Natal é comemorado na Nigéria?
Primeiro, fomos entender como funciona o Natal dos nossos irmãos nigerianos. Para isso, conversamos com Victor I. Okoh, estudante de Neurofarmacologia na Universidade Federal de Goiás (UFG). Victor é nascido na Nigéria e veio fazer pós-graduação aqui no Brasil.
Quisemos saber como o Natal é comemorado na Nigéria e se havia diferenças da maneira brasileira. Victor disse que as comemorações são parecidas nos dois países. Isso por conta de ser uma tradição cristã e na Nigéria também haver uma grande população cristã.
Victor nos disse também que as pessoas que comemoram o Natal, mas moram em uma região onde não se comemora, podem viajar para encontrar com parentes em outros locais do país e aproveitar para fazer planos para o ano seguinte.
Ele também comenta sobre as decorações que se espalham pelas cidades e os preços que sobem muito, principalmente os de transporte. Também disse que as crianças são levadas para parques, a fim de se divertirem e muitas receitas de frango e de outras aves são preparadas.
Receitas da ceia na Nigéria
Victor Okoh nos conta que as principais receitas são:
Arroz (pode ser jollof), molho de tomate (guisado), carne (frango, vaca, entre outros), e/ou peixe (corvina, bagre, tilápia, entre outros). Algumas casas também fazem o tradicional Eba (farinha de mandioca), inhame batido, trigo e sopas como Egusi (melão), Ogbònò (sopa feita com semente secas de Ogbònò, planta do sul da Nigéria), Ewedu (prato típico do Yorubas feito com folhas de juta) e sopas de legumes. As crianças adoram muito bebidas com gás durante este período. Mas tudo depende da tradição familiar
(traduzido do inglês)
Em relação às tradições e decorações natalinas, a Nigéria também é bem parecida com o Brasil. São distribuídas luzes nas cidades, as pessoas vestem as suas melhores roupas, são decoradas árvores-de-natal e há Papais Noéis por toda parte, lá, eles são chamados de “Father Christmas”.
Victor diz que como o Natal é uma tradição importada dos britânicos, a cultura europeia se manifesta nesta época do ano. Assim como no Brasil, as festas duram a noite inteira, as casas e as ruas são decoradas e as pessoas distribuem presentes umas as outras, principalmente itens culinários.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Como o Natal é comemorado na Colômbia?
Para compreender mais do Natal dos nossos vizinhos colombianos, conversamos com Andrés Meza-Escalón, engenheiro de sistemas colombiano e morador da região do Valle del Cauca. Ele disse que as tradições natalinas começam no dia 1º de setembro, quando as emissoras de rádio começam a transmitir mensagens e tocar músicas de natal.
Ele comenta, inclusive, de um jingle que se chama: “Desde Septiembre se siente que viene diciembre” que significa ‘Desde setembro se sente que vem aí dezembro”. Os supermercados começam, em meados de outubro, a vender decorações de Natal, incluindo árvores de Natal, Papais Noéis, anjos, reis magos, entre outras.
Quando dezembro chega, as pessoas decoram suas casas e as ruas, põem alto-falantes com músicas natalinas e nove dias antes do Natal, as famílias reúnem-se para rezar a novena de Aguinaldos, que consiste numa série de orações específicas para cada dia, onde se cantam canções de Natal e se distribuem comidas natalinas.
Receitas de Natal na Colômbia
Questionamos sobre as receitas mais consumidas no Natal colombiano e Andrés disse:
Nas novenas de aguinaldos, partilham-se todos os tipos de alimentos típicos de cada região, mas os mais comuns são o leite-creme (uma sobremesa doce feita de milho e leite), os buñuelos (esferas fritas de massa de farinha com queijo), as hojaldras (outro alimento frito), a arequipe (na Argentina chamam-lhe doce de leite) e o manjarblanco (semelhante ao doce de leite, originário do Valle del Cauca) com brevas (figos).
(traduzido do espanhol)
Na véspera de Natal, o prato típico é a salada de batata, carnes frias como peru, porco, presunto e licor, especialmente um destilado de anis chamado aguardiente. Isso se soma ao que normalmente se come durante as novenas de Aguinaldo, já que a última sessão das novenas é rezada na véspera de Natal.
Andres destaca que músicas dos anos 50 e 60 ressurgem nesta época do ano. Também são feitos presépios em escala, tradição trazida pelos monges franciscanos, segundo Andrés.
Uma tradição típica da Colômbia é a novena de Aguinaldos, que começa nove dias antes do Natal e também é feita no Equador e em algumas cidades da Venezuela.
Andrés detalha como é o processo de montagem do presépio na Colômbia:
Montamos o presépio e a árvore de Natal. Como o "menino Deus" só deve nascer à meia-noite do dia 24 de janeiro, só então é colocado na manjedoura. Os reis magos também se deslocam todos os dias para se aproximarem do estábulo e chegam finalmente no dia 6 de janeiro.
Compram brinquedos e outros presentes para as crianças, mas agora também os adultos trocam presentes entre si. Também nos escritórios, os colegas de trabalho rezam muitas vezes a novena uns dias mais cedo do que em casa e jogamos amigo secreto
(traduzido do espanhol)
Uma diferença entre o amigo secreto brasileiro e o colombiano, é que lá, eles dão vários pequenos presentes ao longo dos dias antes do presente final, entregue no dia da festa.
Como é o Natal no Canadá?
A fim de saber mais sobre o natal dos canadenses conversamos com Carol Carrijo, brasileira que mora na região de Montreal e com Larissa Barbosa, moradora de Woodstock, Ontario. Veja o que elas nos disseram.
Tradições e decorações de Natal no Canadá
Carol começou destacando as decorações de Montreal, chamadas de "marche de Noel", ela explica que são mercados de rua com lojinha diversas, algumas com temas natalinos como decorações para casa, ou artigos variados como artistas locais, bebidas, chocolate quente e marshmelllows para esquentar nas lareiras elétricas que eles instalam nos eventos.
Ela também ressalta que lá, as árvores-de-natal são os pinheiros de verdade e que há exemplos de todos os tamanhos. Larissa diz que as principais decorações são as mesmas que as usadas no Brasil, justamente por serem incorporadas da cultura norte-americana.
Sobre as tradições, Larissa diz que consistem em reuniões familiares, troca de presentes, Papais Noéis. Ela também destaca que percebe um afastamento da ideia original do Natal, que é o nascimento de Jesus Cristo.
Uma tradição tipicamente norte-americana é a “Elf on the shelf”, traduzido como "Elfo na prateleira". As famílias põem bonecos de elfo nas prateleiras dos quartos das crianças e todo dia “o elfo” faz alguma travessura na casa e a criança deve descobrir o que “o elfo” fez. As mães, além de fazer as travessuras do elfo, criam cenários e histórias para deixar a brincadeira mais divertida.
A Larissa nos conta sobre as receitas de Natal canadenses:
O tradicional peru, purê de batata, às vezes tem alguns legumes e tem um creme de cranberry e o Stuffing. O Stuffing é tipo uma farofa com farinha de pão, é bem gostosa, é com isso que eles recheiam o peru.
Mas, é tudo muito sem tempero, por exemplo, o peru é na manteiga, ponto. Essencialmente, é isso, cranberry, purê de batata, peru e legumes. Às vezes, eles fazem aquele presunto, que a gente chama de lombinho canadense. É um presunto que eles colocam cravo e um melaço por cima, também faz parte da ceia, é bem gostoso
Como o Natal é comemorado na China?
Já para compreender o Natal chinês, conversamos com Thomas Law ele é presidente da Coordenação Nacional das Relações Brasil-China da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina), instituição que visa promover a integração cultural entre Brasil e China. Veja o que ele nos contou.
Comemorações de Natal na China
Thomas nos explica que as tradições religiosas chinesas estão mais associadas ao Budismo e ao Taoísmo. Pelo Natal ser uma festividade cristã, as decorações temáticas são mais discretas e a data não é feriado. Ainda assim, ele nos conta que em grande centro urbanos, restaurantes e hotéis promovem noites temáticas com ceias de Natal inspiradas nas ocidentais, como peru assado, tortas de maçã e panetone. O principal público destes eventos são clientes que visitam as cidades em temporadas natalinas e jovens.
Mesmo que mais discretas que nos países ocidentais, as decorações natalinas chinesas contam com todo o arcabouço simbólico típico, com Papais Noéis e troca de presentes. Um detalhe curioso é que o Bom Velhinho, na China, aparece tocando saxofone, Thomas explica a origem desta tradição:
Porque na cultura do país, casamentos e festas são geralmente acompanhadas por instrumentos musicais. Por isso, surgiu essa figura do Papai Noel ‘musical’
Thomas faz um destaque para as celebrações em Hong Kong:
O Natal em Hong Kong é uma celebração vibrante e festiva que combina influências ocidentais com a cultura local. As ruas e os shoppings são decorados com enfeites temáticos, árvores de Natal gigantes e luzes cintilantes, que proporcionam uma experiência única para aqueles que vivem na cidade ou a visitam durante a temporada festiva.
O presidente do Ibrachina explica que mesmo a China não tendo uma tradição cristã, as comemorações natalinas e outros costumes ocidentais têm sido, ao longo do tempo, incorporados pela cultura chinesa. Ocorrem mudanças nesta adaptação, por exemplo, Thomas diz que o Natal na China ganhou um caráter romântico, celebrado principalmente pelos casais mais jovens.
Na véspera de Natal, chamada de ping’an Ye, ou ‘Noite de Paz’, vários restaurantes promovem noites temáticas para estes casais terem noites românticas. Isso nas cidades grandes; em centros urbanos menores, o Natal passa despercebido, segundo Thomas Law.
Ele também nos fala sobre os chineses cristãos e estrangeiros que comemoramas datas em igrejas, casas de amigos, karaokê, restaurantes ou bares. Ele comenta sobre uma tradição chinesa natalina interessante:
Gosto sempre de comentar sobre a tradição de presentear com maçãs de Natal a amigos e parentes. O motivo é que o som da palavra ‘maçã’ (苹果) é ‘pingguo’ soa como a palavra ‘paz’ em mandarim, usada em chinês para véspera de Natal ‘ping’anye’. Por isso, muitas pessoas dão e comem maçãs, principalmente na véspera de Natal. Há frutas vendidas com mensagens impressas na casca com palavras como ‘amor’, e ‘paz’.
Outras celebrações chinesas
Thomas Law conta que o feriado mais relevante na China é o Ano Novo Chinês que acontece em uma data diferente do ocidental e segue o calendário lunar. Ele comenta, também, sobre outras comemorações tipicamente chinesas:
Na China, também existe outros feriados tradicionais e festivais significativos ao longo do ano, que ganham cada vez mais destaque, os quais são determinados pelo calendário lunar. Alguns dos feriados e festivais mais tradicionais são o Festival Qingming (Tomb-Sweeping Day), Dragon Boat Festival (Duanwu Festival), Mid-Autumn Festival (Festival da Lua) e Festival das Lanternas.