Topo
pesquisar
Texto-A+A

O que foi a União Ibérica?

O que é História?

O que foi a União Ibérica? Essa expressão é empregada para designar a unificação das Coroas espanhola e portuguesa após a crise sucessória de Portugal.
PUBLICIDADE

A União Ibérica, que ocorreu entre 1580 e 1640, foi a unificação das Coroas espanhola e portuguesa a partir da crise sucessória do trono português. Essa crise de sucessão decretou o fim da Dinastia de Avis e coroou o rei Filipe II, da Espanha, como rei tanto de Portugal quanto da Espanha.

O rei de Portugal, D. Sebastião, desapareceu na batalha de Alcácer-Quibir contra os mouros no Marrocos, em 1578. Como o rei não havia deixado herdeiros para sucedê-lo, quem assumiu foi seu tio-avô, D. Henrique. No entanto, D. Henrique acabou morrendo dois anos depois e, como também não possuía herdeiros diretos, foi iniciada uma crise de sucessão do trono português.

Após a morte de D. Henrique, três pretendentes alegaram parentesco com D. Sebastião e lançaram-se na luta pelo trono. Entre os pretendentes, estava o rei espanhol, Filipe II, que possuía grande apoio entre os membros da nobreza portuguesa. Depois de invadir Portugal e vencer pequenos conflitos contra um dos pretendentes ao trono, chamado Antônio, o rei Filipe II foi coroado como rei de Portugal.

Durante seu reinado, Filipe II manteve os portugueses nos cargos relacionados à administração de Portugal e das colônias portuguesas, sobretudo no Brasil. Essa ação do rei foi tomada para evitar qualquer tipo de desgaste com os portugueses, assim, minimizando o risco de que rebeliões acontecessem em Portugal.

Portanto, percebe-se que a Espanha não assumiu controle sobre a colônia brasileira, deixando-a a cargo dos portugueses. O historiador Thomas E. Skidmore afirma que a grande mudança determinada pela Espanha no Brasil foi “a regularização dos procedimentos administrativos e judiciários, incluindo o desenvolvimento de novos códigos civil e penal em 1603”|1|.

Além disso, foi decretada pelos espanhóis a divisão do Brasil em duas partes: uma chamada de Estado do Maranhão, que agrupava Maranhão, Ceará e Pará e cuja capital era a cidade de São Luís, e a outra chamada de Estado do Brasil, que permanecia com a cidade de Salvador como a capital. Essa divisão foi estabelecida pelos espanhóis a partir de 1621.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

Invasão holandesa no Brasil

Uma das consequências diretas da União Ibérica foi a invasão holandesa no nordeste. A Holanda possuía grande participação na produção do açúcar brasileiro por causa de sua relação amistosa com Portugal, todavia, a Espanha estava em guerra aberta contra a Holanda. Com o domínio espanhol estendido sobre o Brasil, os holandeses resolveram atacar o nordeste brasileiro para garantir seu controle sobre a produção e comercialização do açúcar.

Os holandeses também atacaram outras possessões portuguesas na costa africana. Assim, sucederam-se ataques a colônias portuguesas na África, em 1595, e a Salvador, em 1604. Com a criação da Companhia Holandesa das Índias Ocidentais, os holandeses resolveram invadir Salvador e dominaram a cidade por um ano (1624-1625).

Pouco depois, os holandeses invadiram Pernambuco (1630) e conquistaram parte do litoral do nordeste brasileiro. A presença holandesa nessa região estendeu-se durante 24 anos e teve Maurício de Nassau à frente da administração colonial holandesa. O término da União Ibérica, com o surgimento da Dinastia de Bragança em 1640, não levou ao fim do domínio holandês. Os holandeses só foram expulsos do nordeste brasileiro pelos portugueses em 1654.

 

|1| SKIDMORE, Thomas E. Uma História do Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998, p. 27.


Por Daniel Neves
Graduado em História

Retrato do rei Filipe II da Espanha, nomeado rei de Portugal em 1580.
Retrato do rei Filipe II da Espanha, nomeado rei de Portugal em 1580.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Daniel Neves. "O que foi a União Ibérica?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-foi-uniao-iberica.htm. Acesso em 21 de novembro de 2019.

Imagem do século XVIII idealizando o primeiro governador-geral, Tomé de Sousa, com um índio
O que é História?
Paisagem Brasileira, de Frans Post (1612-1680), que mostra o campo no Brasil colonial
O que é História?
Elizabeth II é a atual Rainha da Inglaterra e ocupa o trono inglês desde 1952.*
O que é História?
Os engenhos ocupavam importante função no processo de exploração do açúcar
História do Brasil
Frota de navios holandeses durante o cerco de Olinda, em 1630 *
História do Brasil
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola