Topo
pesquisar

Chester à mineira

Natal

Saborosa opção para a ceia de Natal
PUBLICIDADE

Ingredientes:

- 1 Chester Perdigão (aproximadamente 3,5 kg)

Recheio:

- folhas de 3 maços grandes de couve, finamente picadas (1 kg)
- 1 xícara (chá) de vinagre de maçã (200 ml)
- 1 ½ pacote de Bacon Perdigão em cubos (300 g)
- sal

Bolo salgado de milho:

- 1 ½ xícara (chá) de fubá (195 g)
- ½ xícara (chá) de farinha de trigo (55 g)
- ¼ de xícara (chá) de açúcar (38 g)
- ½ copo de iogurte natural (85 g)
- 2 ovos
- ¾ de xícara (chá) de leite (150 ml)
- 2 colheres (sopa) de Claybom Cremosa (40 g)
- 1 ½ colher (chá) de sal
- 1 ½ colher (chá) de fermento químico

Geleia:

- 12 unidades de laranja-baía (700 g)
- 2 xícaras (chá) de açúcar refinado granulado (especial para doces vidrados) (360 g)
- ½ xícara (chá) de whisky bourbon (100 ml)

Preparo:

Na véspera do preparo: retire o chester do freezer, coloque-o em um recipiente fundo e deixe descongelando em geladeira. Na hora de preparar, abra o pacote e retire os miúdos de dentro da ave (reserve-os para o preparo de caldos e farofas).

Faça o recheio: misture a couve e o vinagre e deixe pegar sabor por pelo menos meia hora, mexendo de vez em quando.  Enquanto isso, doure o bacon em uma frigideira (reserve a gordura do bacon para o bolo). Misture tudo e ajuste o sal, se necessário.

Recheie o chester colocando a quantidade de couve que couber na cavidade da ave.

Prepare o bolo salgado de milho: misture 2 colheres (sopa) da gordura do bacon com o restante dos ingredientes, deixando o fermento químico por último.  Despeje em panela de barro ou ferro, ou em um refratário untado com Claybom (20 cm de diâmetro), e leve ao forno pré-aquecido (180 º C) por 1 hora, ou até que, ao espetar um palito na massa, este saia limpo.

Faça a geleia de laranja: com o auxílio de uma faca afiada, descasque as laranjas, retirando, inclusive, a parte branca. Separe cada gomo da membrana que o envolve passando a faca dos dois lados. Para aproveitar ao máximo a laranja, esprema o que sobrar do bagaço e descarte-o.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Misture o açúcar com os gomos e o suco da laranja, leve ao fogo alto e cozinhe até que, ao “riscar” o fundo da panela, a geleia demore um pouco para fechar o risco. Junte o whisky e desligue o fogo.

Montagem: sobre uma assadeira, faça uma cruz com duas folhas de papel alumínio (1 metro cada). Coloque o que sobrou da couve no meio da cruz, disponha o Chester por cima e embrulhe a ave, envolvendo-a com as pontas da cruz de papel alumínio.

Leve ao forno pré-aquecido (180 °C) por 1 hora e 20 minutos, ou até que você consiga espetar um palito na região do peito, até o fundo, sem nenhuma resistência. Abra o alumínio, dobre até o Chester ficar totalmente descoberto e volte ao forno por mais 30 minutos, ou até dourar.

Use um pouco do caldo da cocção da ave para temperar a geleia a seu gosto. Sirva o Chester acompanhado de uma fatia do bolo salgado de milho e um pouco da couve e da geleia de laranja.

Rendimento: 6 a 8 porções
Tempo de preparo: 1 hora e 15 minutos
Tempo de forno: 1 hora e 50 minutos

Dicas:

- Asse o bolo salgado junto com o Chester Perdigão para economizar tempo de forno.

- Se preferir, utilize geleia de laranja industrializada. Deixe-a mais fluida acrescentando um pouco de whisky e do caldo da cocção do Chester.

- Caso não encontre o açúcar refinado granulado, você pode utilizar o açúcar refinado ou o cristal.
 

Com informações da BRF - Brasil Foods, detentora das marcas Perdigão, Sadia, Batavo e Elegê.

Chester à mineira
Chester à mineira

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Marina Cabral da. "Chester à mineira"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/natal/chester-mineira.htm. Acesso em 28 de fevereiro de 2020.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola