Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Peru de Natal

Natal

Peru de Natal
Peru de Natal
PUBLICIDADE

Para o peru

1 peru de 2 1/2 kg aproximadamente
1/4 de toucinho de porco
6 cebolas pequenas
5 dentes de alho sem descascar

Para o caldo

As patas e as asas do peru
Carcaças de frango e de peru
1/2 kg de galinha
1 alho-poró, 2 batatas e 3 cenouras
1/2 garrafa de vinho branco ou vinho de Jerez
1/2 kg de castanhas
1/2 kg de cogumelos
Azeite de oliva, sal e orégano

Para o purê

1 kg de castanhas
leite
50 g de manteiga

Modo de preparo:

Para o caldo: Coloque todos os ingredientes em uma panela com exceção do sal e do vinho e acrescente água até que todos os elementos na panela fiquem cobertos. Quando a água levantar fervura acrescente o vinho na quantidade desejada e o sal. Deixe cozinhar.

Para o peru: Untar todo o peru com o azeite de oliva colocando orégano, 3 pedaços de toucinho e uma cebola inteira dentro dele juntamente com o azeite. Coloque sobre as patas e o peito do peru palitos espetados com o toucinho e então acrescente azeite de oliva numa forma grande de modo que esta fique com o fundo coberto. Coloque o peru sobre o azeite na forma. Ao redor da ave coloque cebolas e alhos e leve ao forno por 2 ou 3 horas a aproximadamente 180º. De tempos em tempos regue o peru com o caldo preparado. Para saber se a ave já está pronta basta espetar um garfo no peito da ave. Se sair do local espetado um caldo rosado, indica que o peru ainda não está pronto. Quando estiver faltando 10 minutos para retirar o peru do forno acrescente as castanhas. Após retirá-lo do forno deixe repousar por 30 minutos. Refogue numa frigideira os cogumelos e o alho picado e após refogá-los coloque próximos às castanhas. Regue com um pouco de molho.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DANTAS, Gabriela Cabral da Silva. "Peru de Natal"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/natal/peru-natal.htm. Acesso em 02 de dezembro de 2021.

Artigos Relacionados
Aprenda a fazer deliciosas bolachinhas para incrementar seu Natal.
Deliciosa receita que pode ser preparada para a ceia de Natal.
Clique no link para acessar este texto do Brasil Escola a respeito da história do Natal, festa anualmente celebrada em 25 de dezembro em homenagem ao nascimento de Jesus. Conheça as origens históricas da festa e veja a sua associação com comemorações pagãs relacionadas ao solstício de inverno.
Deliciosa receita de peru que pode ser preparada e servida na ceia de Natal.
Aprenda como fazer esta receita bolo de laranja com canela e diferencie a sua sobremesa de Natal de forma deliciosa, trazendo novos sabores à sua mesa natalina.
Conheça esta receita de gâteau de tâmaras e nozes e diferencie a sua sobremesa de Natal de forma deliciosa e sofisticada, surpreendendo seus convidados.
Conheça esta receita de lombo de carneiro com salada de agrião e enriqueça seu jantar de Natal de forma deliciosa, evitando os pratos tradicionais de todos os anos.
Conheça a receita de pernil suíno com molho de ameixa e enriqueça seu jantar de Natal de forma deliciosa, modernizando o habitual pernil presente em todos os anos.
Conheça a receita de peru assado agridoce e enriqueça seu jantar de Natal de forma deliciosa, modernizando o habitual peru, que costuma estar presente todos os anos.