Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Arroz de Natal

Natal

PUBLICIDADE

Ingredientes:

5 xícaras de chá de arroz cozido com sal, óleo e cebola
1 colher de sopa de margarina
200 gramas de ameixa preta sem caroço picada
200 gramas de uva passa sem caroço
50 gramas de damasco picado
2 maçãs verdes picadas
2 cenouras picadas

Em um recipiente:

2 colheres de sopa de óleo
½ quilo de tomate sem pele e sem semente
100 gramas de azeitonas verdes picadas
200 gramas de presunto em tirinhas
1 vidro de palmito (400 gramas)
1 lata de ervilha
cheiro verde a gosto
1 cebola ralada
sal a gosto.

Para cobrir:

200 gramas de provolone ou mussarela.

Modo de preparo:

Cozinhar o arroz com óleo, cebola e sal (sem alho). Refogar na margarina a ameixa, a cenoura, a uva passa, o damasco e a maçã - todos devem estar picados (não utilizar sal).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em outra panela refogar no óleo a cebola, os tomates, o palmito, a ervilha, as azeitonas (esses primeiros picados) e o presunto cortado em tiras finas, desligar o fogo e acrescentar o cheiro verde.

Em um recipiente, fazer camadas começando pelo arroz, depois o recheio de frutas, o recheio salgado, o arroz, recheio de frutas, repetindo novamente as camadas. Colocar o queijo (mussarela ou provolone, ou até os dois misturados) ralado grosso sobre o arroz, levar ao forno para derreter o queijo. Servir a seguir.

Por Keilla Costa

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

COSTA, Keilla Renata. "Arroz de Natal"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/natal/arroz-natal.htm. Acesso em 28 de outubro de 2021.

Artigos Relacionados
Entenda por que o dia de Natal é celebrado em 25 de dezembro e como a tradição cristã assimilou elementos das culturas pagãs ao longo de sua história.
Aprenda a fazer deliciosas bolachinhas para incrementar seu Natal.
Deliciosa receita que pode ser preparada para a ceia de Natal.
Deliciosa receita de peru que pode ser preparada e servida na ceia de Natal.
Descubra a diferença entre o arroz branco e o integral e entenda por que os nutricionistas recomendam o tipo menos processado desse cereal.
Conheça esta receita de gâteau de tâmaras e nozes e diferencie a sua sobremesa de Natal de forma deliciosa e sofisticada, surpreendendo seus convidados.
Conheça esta receita de lombo de carneiro com salada de agrião e enriqueça seu jantar de Natal de forma deliciosa, evitando os pratos tradicionais de todos os anos.
Conheça a receita de pernil suíno com molho de ameixa e enriqueça seu jantar de Natal de forma deliciosa, modernizando o habitual pernil presente em todos os anos.
Conheça a receita de peru assado agridoce e enriqueça seu jantar de Natal de forma deliciosa, modernizando o habitual peru, que costuma estar presente todos os anos.