Almeirão

O almeirão é um vegetal da família Asteraceae muito consumido em saladas e que se destaca por ser fonte de vitaminas, sais minerais e fibras.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Almeirão (Cichorium intybus) é uma hortaliça de sabor amargo que também é conhecida como chicória-amarga. Essa planta é muito utilizada in natura para preparação de saladas, porém também pode ser usada em pratos quentes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É um vegetal rico em vitaminas, sais minerais e fibras, portanto, seu consumo traz muitos benefícios à saúde. A planta é considerada também medicinal, sendo usada na medicina popular para tratar problemas renais, hepáticos e perturbações estomacais.

Leia também: Agrião — vegetal muito nutritivo e de fácil cultivo

Tópicos deste artigo

Resumo sobre o almeirão

  • O almeirão é uma hortaliça folhosa pertencente à família Asteraceae.

  • Apresenta um sabor amargo pronunciado e é bastante usado em saladas.

  • Pode ser utilizado também em pratos quentes.

  • As folhas do almeirão são ricas em sais minerais, vitaminas A, C e do complexo B e fibras.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Características do almeirão

O almeirão (Cichorium intybus) é uma planta da família Asteraceae, a mesma família de plantas muito conhecidas, tais como os girassóis, crisântemos, margaridas, alface e alcachofra. Também conhecido como chicória-amarga, o almeirão é uma hortaliça folhosa de sabor amargo pronunciado originária da Europa Mediterrânea. Atualmente, o almeirão é cultivado em várias partes do mundo, existindo vários cultivares.

A espécie apresenta folhas simples alongadas e estreitas e seu sistema radicular é do tipo pivotante. Apresenta inflorescências em capítulos axilares de coloração azul-céu de grande beleza, o que faz com que a planta seja usada como ornamental em algumas regiões do mundo. O almeirão se desenvolve bem em temperaturas entre 12 °C e 24 °C e em solos férteis e bem drenados. A colheita acontece cerca de 50 dias após a semeadura durante o verão e cerca de 70 dias após a semeadura no inverno.

Como o almeirão é consumido?

As folhas de almeirão são consumidas, principalmente, cruas, sendo uma das hortaliças folhosas mais utilizadas em saladas. Para ser usada dessa forma, no entanto, é importante lavar adequadamente as folhas, deixando-as de molho por 20 minutos em solução formada por 1 litro de água filtrada e uma colher de sopa de hipoclorito de sódio. Após deixar as folhas de molho, é importante enxaguá-las adequadamente com água filtrada. Além da utilização da solução de hipoclorito, pode-se utilizar também produtos específicos para higienização de hortaliças, frutas e verduras.

Apesar de o consumo na forma de salada ser o mais comum, o almeirão é também um importante ingrediente utilizado no preparo de pratos quentes. O almeirão pode ser servido refogado, fazer parte do recheio de tortas e bolinhos e até mesmo ser preparado junto com feijão e arroz.

Engana-se quem pensa que apenas as folhas do almeirão são consumidas. Suas raízes são torradas e utilizadas em substituição ou como um aditivo ao café, principalmente na região da França. As possibilidades são muitas, assim como os benefícios que o consumo dessa planta pode gerar.

Xícara com café acompanhada de raiz de almeirão e flores roxas
A raiz de almeirão pode ser utilizada em substituição ou como um aditivo ao café.

Assim como outras hortaliças folhosas, o almeirão deve ser consumido rapidamente, uma vez que as folhas murcham e se tornam amareladas pouco tempo após a colheita. Na geladeira, se acondicionadas em sacos especiais para alimentos ou vasilhas de plástico fechadas, as folhas de almeirão permanecem adequadas para consumo por cerca de três dias.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leia também: Alface — outra hortaliça de consumo difundido

Benefícios do almeirão

O almeirão é uma planta que apresenta propriedades nutricionais e também farmacológicas. Suas folhas são ricas em vitaminas A, B1, B2, B5 e C. Além disso, possui cálcio, potássio, fósforo, ferro e é rica em fibras.

No que diz respeito ao uso medicinal, suas folhas e raízes têm sido usadas na medicina popular como medicação diurética e laxativa. Além disso, é descrita por muitas pessoas como uma planta que ajuda a tratar problemas no fígado, perturbações estomacais e problemas renais.

 

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia

O almeirão é uma planta da mesma família da alface.
O almeirão é uma planta da mesma família da alface.
Escritor do artigo
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.
Deseja fazer uma citação?
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Almeirão"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude/almeirao.htm. Acesso em 10 de dezembro de 2025.
Copiar