Intervenção federal em Brasília: o que é e diferença com intervenção militar

A medida é temporária e tira a autonomia do governador sobre a segurança pública do estado.

Em 09/01/2023 08h40 , atualizado em 09/01/2023 08h54

Na foto, militar do exército dentro de veículo das forças armadas
Lula decretou intervençao federal no DF - Créditos: Wesley Sousa (ASCOM/SEAPC/MCTI) [1]
Crédito da Imagem: Wesley Sousa (ASCOM/SEAPC/MCTI)
Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Na tarde de ontem, 08 de janeiro de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal. O decreto segue até o dia 31 de janeiro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A medida veio como resposta aos atos terroristas cometidos contra o Congresso Federal, Supremo Tribunal Federal (STF), Palácio do Planalto e ministérios da Esplanada.

Tópicos deste artigo

O que é intervenção federal

A intervenção federal é uma medida temporária em que o governo federal afasta a autonomia dos estados, DF ou municípios. No caso do DF, a intervenção se restringe à segurança pública. Isso quer dizer que até o final do mês a segurança do Distrito Federal estará a cargo do governo federal. 

A intervenção federal está prevista na Carta Magna Brasileira, no artigo 34. O governo deve anunciar um interventor, que é o responsável pelas medidas a serem tomadas durante o período. 

O decreto não significa que o governador do estado foi deposto. Entretanto, neste caso em específico, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, decidiu afastar o governador Ibaneis Rocha, do DF, por 90 dias. 

Estude: Exercícios sobre Carta Magna

Casos de intervenção federal no Brasil

Esta não é a primeira vez que o Governo Federal precisa intervir na situação de segurança pública de um estado. Em 2018, no governo de Michel Temer, foi decretada uma intervenção no Rio de Janeiro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A medida foi tomada de fevereiro de 2018 a 1° janeiro de 2019, sob comando do general Walter Braga Netto. Na ocasião, o decreto foi feito em decorrência da violência no estado. 

O próprio governo do estado pode solicitar a intervenção. Foi o caso do Distrito Federal, quando em 2010, solicitou a medida após a cassação do governador José Roberto Arruda. Porém, o STF negou o pedido. 

Outro exemplo de pedido negado foi pelo governo do Espírito Santo, em 2002. Na época, o pedido se deu pelos números de violência no estado. 

Estude: Exercícios sobre a Ditadura Militar no Brasil

Intervenção federal é o mesmo que Intervenção militar?

É preciso ainda fazer uma diferenciação entre a intervenção federal da intervenção militar, ou golpe militar.

A intervenção federal está prevista na lei, no artigo 34 da Constituição Federal de 1988 prevê que o presidente da república pode decretar intervenção para "pôr termo a grave comprometimento da ordem pública".

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A intervenção militar é quando as forças armadas do exército se unem para intervir e derrubar o próprio Estado e sua autoridade constitucional. No caso do Brasil, vivemos uma intervenção militar nos anos de 1964 a 1985. Ainda é preciso ressaltar que o golpe militar é inconstitucional, ou seja, não está previsto por lei. 

Leia também: o que é golpe de estado?

Créditos: 

[1] - Wikemedia Commons