Topo
pesquisar

Sentido literal e Sentido figurado

Gramática

Sentido literal é aquele sentido usual, denotativo da palavra. Já sentido figura é o sentido alterado, sugere outras ideias, a palavra ou expressão passam a ser conotativas.
PUBLICIDADE

Sentido literal é aquele que pode ser tomado como o sentido “básico, usual” da palavra ou expressão, esse pode ser compreendido sem ajuda do contexto.
Quando uma palavra ou enunciado se apresenta em seu sentido usual, adquire valor denotativo.

Sentido figurado é o que as palavras ou expressões adquirem em situações particulares de uso. A palavra tem valor conotativo quando seu significado é ampliado ou alterado no contexto em que é empregada, sugerindo idéias que vão além de seu sentido mais usual.

Por Marina Cabral
Especialista em Língua Portuguesa e Literatura
Equipe Brasil Escola

Gramática - Brasil Escola
 

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Marina Cabral da. "Sentido literal e Sentido figurado"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/sentido-literal-sentido-figurado.htm>. Acesso em 22 de abril de 2018.

Teste seus conhecimentos
Questão 1

A ambiguidade representa, digamos assim, um fator de não textualidade, pois compromete a clareza e a precisão do discurso. Contudo, em se tratando dos anúncios publicitários, nos quais prevalece a linguagem figurada, ela é feita de forma intencional, portanto, bem-vinda. Acerca do anúncio publicitário expresso abaixo, teça um comentário fazendo referência aos dizeres nele presentes:

As figuras de linguagem se encontram presentes nos anúncios publicitários

Mais Questões
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA