Topo
pesquisar

São Petersburgo

Geografia

São Petersburgo é uma das principais cidades da Rússia. Possui uma forte indústria naval e rico histórico cultural.
São Petersburgo (Sankt-Peterburg) é uma das cidades mais importantes da Rússia
São Petersburgo (Sankt-Peterburg) é uma das cidades mais importantes da Rússia
PUBLICIDADE

 A cidade de São Petersbrugo está localizada no noroeste da Rússia, na foz do rio Neva, ligando o lago Ladoga (o maior da Europa) ao Golfo da Finlândia. Ela possui 1439 km² de área e uma população de aproximadamente 5,2 milhões de habitantes. Sua distância em relação à capital, Moscou, é de 687 km.

Clima de São Petersburgo

A temperatura em São Petersburgo possui médias bastante baixas, variando entre 4 ºC e -9º C, entre os meses de outubro e abril. O período mais quente fica entre os meses de maio e setembro, quando se registram temperaturas que oscilam entre 7 ºC e 15 ºC. Observa-se ainda que os indicadores de precipitação são elevados, havendo chuvas praticamente em todos os meses do ano. Entre o mês mais chuvoso (junho) e o mês mais seco (maio), a variação pluviométrica é de apenas 50 mm.

Noites brancas

Um evento climático interessante que ocorre em São Petersburgo é conhecido como “noites brancas”. Ele acontece entre as últimas semanas de junho, perto do solstício de verão, e consiste em não se observar no céu a conclusão total do pôr do sol e do amanhecer, assim, não há a escuridão total das noites. Esse fenômeno decorre da localização geográfica da cidade, que está na mesma faixa longitudinal do Alasca e Groenlândia, que, nesse período, recebem maior incidência de radiação solar.

Importância

A cidade é considerada uma das mais importantes da Rússia, tendo sido a capital do Império Russo entre 1713 e 1914, quando foi substituída por Moscou. Entre as personalidades mais conhecidas da história da cidade, figuram os presidentes do país Dmitri Medvedev e Vladimir Putin.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

São Petersburgo, grande construtor naval


São Petersburgo é um importante centro de construção de navios

A cidade de São Petersburgo destaca-se como importante centro industrial para a construção de navios e embarcações de pequeno, médio e grande porte. Sua história com a construção de navios remonta a 1703, com a fundação da “Astilleros del Almirantazgo”, uma das mais antigas empresas do ramo no mundo, sob as ordens do Czar Pedro I.

A economia da cidade, além da construção de navios e demais embarcações náuticas, destaca-se também em outros segmentos ligados à siderurgia e metalurgia, com a produção de equipamentos de alta tecnologia, como telescópios, turbogeradores, navios quebra-gelo atômicos etc.

A cidade também abriga importantes complexos mecânicos, químicos, petroquímicos e farmacêuticos, constituindo-se como um dos principais polos industriais e comerciais da Rússia. São Petersburgo destaca-se ainda pelo aumento constante do número de turistas: são aproximadamente cinco milhões de turistas todos os anos. Assim, pode-se compreender que a cidade de São Petersburgo é a mais europeia de toda a Rússia, consolidando-se como uma porta de entrada para o comércio entre russos e os demais países do continente europeu.

Por Hugo Mota
Graduado em Geografia 

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

MOTA, Hugo. "São Petersburgo"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/sao-petersburgo-russia.htm>. Acesso em 15 de agosto de 2018.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA