PUBLICIDADE
A Torre de Pisa é um campanário localizado na cidade de Pisa, na Itália, que se tornou um dos monumentos mais conhecidos do país por um motivo: a sua inclinação. A Torre de Pisa começou a ser construída, em 1173, com o objetivo de abrigar os sinos da Catedral de Pisa, e apenas cinco anos depois começou a se inclinar por causa do afundamento do solo.
Uma tentativa de correção apenas piorou o problema, e a Torre de Pisa continuou inclinando. Nos anos 1990, ela atingiu seu ponto máximo de inclinação, e o processo de correção demorou uma década. Atualmente a Torre de Pisa é monitorada constantemente por engenheiros, que sempre avaliam a posição do seu centro de gravidade para poderem agir a fim de não haver risco de queda.
Leia também: Torre Eiffel — um dos monumentos mais famosos do mundo
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre a Torre de Pisa
- 2 - História da Torre de Pisa
- 3 - Por que a Torre de Pisa é torta?
- 4 - Por que a Torre de Pisa não cai?
- 5 - Localização da Torre de Pisa
- 6 - Informações técnicas da Torre de Pisa
- 7 - Torre de Pisa por dentro
- 8 - Curiosidades sobre a Torre de Pisa
Resumo sobre a Torre de Pisa
- A Torre de Pisa é um dos monumentos mais famosos da Itália devido à sua inclinação.
- Ela foi construída entre os anos de 1173 e 1373, na cidade de Pisa, na Itália. O objetivo de sua construção era abrigar os sinos da Catedral de Pisa.
- A inclinação da torre começou apenas cinco anos após o início da sua construção, em 1178.
- Desde então, a inclinação da Torre de Pisa aumentou gradualmente, chegando ao seu máximo em 1993, quando atingiu 5,5º.
- A Torre de Pisa é torta por causa do solo da cidade, um solo aluvial formado por argilas, areia e cascalhos. Esses materiais não suportam tanto peso.
- Um erro na hora de construir os andares superiores ao terceiro, mais altos que os anteriores, causou o aumento da inclinação.
- Apesar da sua inclinação, a Torre de Pisa não cai por conta da posição do seu centro de gravidade e do monitoramento constante de um time de engenheiros prontos para agirem.
- O interior da Torre de Pisa é formado por um vão da base ao topo, lances de escala e dutos.
- A Torre de Pisa é feita de mármore branco, tendo 58,4 metros de altura, que se dividem em oito andares. Seu peso é de 14.700 toneladas.
História da Torre de Pisa
A Torre de Pisa é um dos monumentos mais famosos da Itália, e a sua construção começou no final do século XII, mais precisamente em 09 de agosto de 1173, depois da doação de 60 moedas feita pela então moradora da cidade italiana de Pisa Donna Berta di Bernardo. O dinheiro foi destinado para a aquisição de pedras utilizadas na sua fundação, estabelecida ao lado da Catedral de Pisa. O objetivo da torre era simplesmente comportar o sino da igreja.
Não se sabe ao certo quem foi o arquiteto ou engenheiro responsável pelo desenho da Torre de Pisa. Entretanto, o que se tem certeza é de que o projeto original previa um campanário perfeitamente reto, como quaisquer outras torres sineiras. Tal plano inicial começou a se mostrar um desafio apenas cinco anos após o início da construção, no ano de 1178, quando a torre, que ainda estava com três andares, começou a se inclinar.
Tanto os problemas infraestruturais enfrentados durante a sua construção quanto questões relacionadas com disputas regionais entre cidades demandaram uma pausa nas obras. Essa interrupção, no entanto, durou quase cem anos, e a adição de novos andares à Torre de Pisa foi retomada somente no ano de 1272. Atribui-se ao arquiteto Giovanni di Simone o levantamento do quarto ao sétimo andar, utilizando-se de técnicas de compensação para que a inclinação da torre não fosse um impedimento para finalizá-la. Esse segundo ciclo de construção durou até 1284.
A última fase da construção da Torre de Pisa começou em 1350 e foi até 1372, sob a responsabilidade do arquiteto Tommaso Pisano. Ao final desse processo, os sete sinos foram instalados, cumprindo o seu propósito inicial. Portanto, a construção da Torre de Pisa demorou 200 anos entre avanços e pausas, e foi marcada pela inclinação que somente aumentou com o passar do tempo. Esse aspecto da Torre de Pisa é o que a transformou em um dos símbolos da Itália, e um grande ponto turístico da cidade de Pisa.
Por que a Torre de Pisa é torta?
Existem algumas explicações para o fato da Torre de Pisa ser torta, sendo uma delas um erro de cálculo no momento da sua construção. No entanto, a hipótese mais aceita para a inclinação desse monumento é a composição do solo da área em que a torre foi construída.
Por se tratar de uma cidade localizada entre dois diferentes rios, o substrato sobre o qual se encontra a cidade de Pisa pode ser categorizado como aluvial, formado por sedimentos que foram depositados pelas águas fluviais. Portanto, o solo de Pisa é composto predominantemente por argilas, areia e cascalho, materiais esses que não suportam o peso excessivo que o monumento tem.
Quando a inclinação foi percebida, ainda no século XII, a torre já tinha 23 metros de altura e a solução foi construir andares mais altos do lado que estava pendendo. No entanto, a inclinação apenas aumentou, e o problema foi crescendo gradativamente com o tempo. O ponto máximo de inclinação foi atingido pela Torre de Pisa no ano de 1993, quando ficou 5,5º inclinada com relação ao plano do solo.
Por que a Torre de Pisa não cai?
A Torre de Pisa não cai por causa do seu centro de gravidade. É no centro de gravidade que se concentra o peso de um objeto, e conhecer a sua localização é importante. No monumento de Pisa, ele fica localizado pouco abaixo do teto do quarto andar, e a sua inclinação atual ainda tem garantido equilíbrio para a torre a partir da posição do centro de gravidade. Caso ele se aproxime demais do solo, é possível, sim, que o monumento caia.
Contudo, sabemos que essa inclinação já esteve maior e que a torre continua tombando. Então, além do centro de gravidade, a Torre de Pisa não desabou no passado por conta de um conjunto de engenheiros que trabalharam para impedir que esse monumento caísse de fato em meados da década de 1990, e que continuam monitorando-o para poder intervir quando necessário.
Localização da Torre de Pisa
A Torre de Pisa fica localizada na Praça dos Milagres, da cidade italiana de Pisa, na região da Toscânia. Essa região está no noroeste da Itália, como mostra o mapa da imagem a seguir.
Informações técnicas da Torre de Pisa
- Altura: 58,4 metros
- Peso: 14.500 toneladas
- Diâmetro:
- Externo: 15,4 metros
- Interno: 7,3 metros
- Base: 19,5 metros
- Espessura das paredes: 4,09 metros (base) e 2,48 metros (topo)
- Número de sinos: 7
- Número de degraus:
- Interiores: 257
- Exteriores: 12
Veja também: Big Ben — outro famoso local que atrai diversos turistas
Torre de Pisa por dentro
A Torre de Pisa é, de fato, um campanário, ou seja, é uma torre construída para abrigar os sinos da Catedral de Pisa, situada ao lado do monumento. O interior dela é formado por um amplo vão que vai da base até o topo, por cinco lances de degraus que formam escadas em espiral, por dutos de ventilação e pelos sete sinos, que tocam quando da realização de missas na catedral. A foto a seguir mostra um trecho da escada que dá acesso aos sinos:
Quando se chega ao topo da Torre de Pisa, essa é a visão das escadas:
Os sinos da Torre de Pisa ficam no seu topo, de onde também é possível vislumbrar a paisagem da cidade de Pisa. Confira:
Curiosidades sobre a Torre de Pisa
- Existem sete sinos no topo da Torre de Pisa, e cada um deles corresponde a uma nota musical.
- A Torre de Pisa é composta de mármore branco.
- Existem 24 colunas em cada um dos oito andares da Torre de Pisa, totalizando 192. Em cada coluna, existe um topo esculpido, e todos eles são diferentes entre si.
- A atual inclinação da Torre de Pisa é de 4º aproximadamente.
- Galileu Galilei realizou experimentos na Torre de Pisa para comprovar sua teoria a respeito da queda livre de objetos.
- O processo de correção da inclinação da Torre de Pisa na década de 1990 se estendeu até 2001, tendo custado 30 milhões de dólares.
- Cerca de cinco milhões de pessoas visitam a cidade para ver a Torre de Pisa todos os anos. A capacidade da torre propriamente dita é de 500 mil a 600 mil visitantes por ano.
Créditos de imagem
[1] Giannis Papanikos / Shutterstock
[2] TUBS / Wikimedia Commons (reprodução)
[3] Ruslan Harutyunov / Shutterstock
[4] Juan Garcia Hinojosa / Shutterstock
[5] John_Silver / Shutterstock
Fontes
FLORENCE MUSEUM. Leaning Tower of Pisa. Florence Museum, [s.d.]. Disponível em: https://www.florence-museum.com/leaning-tower-of-pisa.php.
REDAÇÃO. Por que a Torre de Pisa é inclinada? Mundo Estranho, 22 fev. 2024. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/por-que-a-torre-de-pisa-e-inclinada.
The Leaning Tower of Pisa. Disponível em: https://leaningtowerpisa.com/.