PUBLICIDADE
Matusalém foi um personagem bíblico que ficou marcado na história como o ser humano com maior longevidade de que se tem conhecimento. Isso porque segundo o texto bíblico, Matusalém teria vivido por 969 anos. Além disso, o texto bíblico menciona que ele era filho de Enoque, pai de Lameque e avô de Noé.
A Bíblia não dá mais detalhes sobre a vida de Matusalém e não se sabe sobre ele nada além de quantos anos supostamente viveu e sua genealogia. Os pesquisadores não possuem nenhuma evidência científica ou histórica de que Matusalém teria existido e vivido por todo esse período de tempo.
Leia também: Torre de Babel — uma das mais conhecidas narrativas bíblicas
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre Matusalém
- 2 - Quem foi Matusalém?
- 3 - Quantos anos viveu Matusalém?
- 4 - Matusalém na Bíblia
- 5 - Matusalém em outras religiões
- 6 - Matusalém na cultura popular
- 7 - Quais são as interpretações sobre Matusalém?
Resumo sobre Matusalém
-
Matusalém é um personagem bíblico considerado o ser humano mais longevo da história.
-
Segundo a Bíblia, Matusalém viveu 969 anos.
-
Ele era filho de Enoque, pai de Lameque e avô de Noé.
-
As menções a Matusalém na Bíblia estão em Gênesis, I Crônicas e Lucas.
-
Matusalém também é mencionado no judaísmo e no islamismo.
Quem foi Matusalém?
Matusalém é um personagem mencionado na Bíblia que ficou conhecido como o ser humano que mais tempo viveu, vivendo 969 anos. Ele faz parte da religiosidade de cristãos, muçulmanos e judeus.
O texto bíblico não dá muitos detalhes sobre Matusalém, mas sabemos que ele era filho de Enoque e avô de Noé, sendo a oitava geração depois de Adão. Apesar de ser popularmente reconhecido como o ser humano mais longevo que já viveu na Terra, não existe nenhuma comprovação científica de que Matusalém tenha vivido o tanto que viveu.
Quantos anos viveu Matusalém?
Segundo o texto bíblico, Matusalém morreu com 969 anos de idade, o que fez dele o homem mais longevo da história. Entretanto, existem muitas questões acerca da idade de Matusalém, pois os pesquisadores não têm comprovação de que ele realmente viveu tanto e não sabem se a datação utilizada para mensurar o tempo de vida de Matusalém era igual à que usamos atualmente.
Matusalém na Bíblia
Matusalém é conhecido na cultura popular por conta de sua menção no texto bíblico, apesar de que as menções a Matusalém na Bíblia são extremamente curtas, não revelando quase nenhum aspecto dele. As únicas menções que são feitas na Bíblia relacionadas a Matusalém são a idade que ele viveu (969 anos) e a sua genealogia – de quem ele era herdeiro e quem foram os seus descendentes.
As menções a Matusalém na Bíblia são encontradas nos livros de Gênesis, I Crônicas e Lucas, sendo que a maior menção é feita no primeiro livro citado. Por meio de Gênesis, sabemos que Matusalém foi a oitava geração de patriarcas a partir de Adão e seu neto, Noé, da décima geração de patriarcas.
Muitos estudiosos do texto bíblico contam que Matusalém teria convivido com Noé e que ele teria morrido exatamente no ano do dilúvio. Os cristãos, por sua vez, acreditam que a morte dele teria acontecido antes do dilúvio acontecer. Não se sabe mais detalhes sobre isso e sobre a vida de Matusalém em geral. Não se conhece como ele morreu, se teve outros filhos além de Lameque, quem era sua esposa, entre outros aspectos.
Matusalém em outras religiões
Embora de um ponto de vista cristão e canônico (oficial), considera-se que a menção a Matusalém na Bíblia seja a tradicional, mas existem outras menções a esse personagem, seja no cristianismo ou em outras religiões também. Veja:
-
Cristianismo: existem menções a Matusalém em textos apócrifos, isto é, que não são canônicos e não são considerados textos oficiais (sem inspiração divina). Um desses livros apócrifos é um livro de Enoque, conhecido como Segundo Livro de Enoque ou Enoque Eslavo. Esse é um livro que provavelmente foi produzido durante a Idade Média, e os historiadores se dividem em determinar se ele foi uma produção de cristãos ou de judeus. O livro aborda questões relacionadas ao dilúvio, queda dos anjos, entre outras, e fala de algumas visões tidas por Enoque, sendo que a principal delas abordava a história do planeta, desde Adão até o Juízo Final. Matusalém é apresentado nesse livro como um sacerdote, sendo sucedido na posição por seu neto, Nir.
-
Judaísmo: Matusalém também é mencionado no Livro de Jasher, um livro que está presente na Bíblia Judaica, sendo considerado um texto apócrifo para os cristãos. Esse livro é considerado de autoria judaica e apresenta Matusalém como portador da mensagem de Deus, juntamente de Noé, para guiar os homens para o caminho da retidão, pois Deus estava insatisfeito com a conduta da humanidade.
-
Islamismo: Matusalém é considerado um dos profetas que antecedeu Muhammad, o principal profeta dessa religião e aquele que recebeu a revelação de Alá. Os muçulmanos consideram que Muhammad é um dos descendentes diretos de Matusalém.
Acesse também: Lilith — figura da mitologia judaica comumente retratada como a primeira esposa de Adão
Matusalém na cultura popular
Matusalém é principalmente conhecido entre cristãos, e o destaque a ele vai para o fato de ser supostamente o humano mais longevo da história. Esse feito fez com que Matusalém tivesse o seu nome representado e explorado na cultura popular. Ele é, por exemplo, representado no filme Noé (Noah), dirigido por Darren Aronofsky. Nesse filme, ele é representado como jovem por Thor Kjartansson e enquanto velho por Anthony Hopkins.
Ele também aparece em um episódio da série Star Trek dirigido por Murray Golden. Matusalém é apresentado no episódio chamado “Requiem for Methuselah”, que foi ao ar no ano de 1969. Na série Altered Carbon, o nome de Matusalém virou sinônimo para um grupo de pessoas que conseguiam viver para sempre. Essa série ficou no ar entre os anos de 2018 e 2020.
Quais são as interpretações sobre Matusalém?
As pouquíssimas informações que temos sobre Matusalém tornam a interpretação sobre esse personagem bastante complexa. O fato é que não há evidência científica e nem histórica de que Matusalém tenha existido nem de que ele teria vivido os 969 anos que são mencionados na Bíblia.
Os estudos dos pesquisadores, por sua vez, chegaram a algumas conclusões que podem ajudar a desvendar o mistério acerca de Matusalém. Alguns pesquisadores, sobretudo cristãos, procuram utilizar a ciência para dar alguma comprovação ao texto bíblico. Eles entendem o texto bíblico de maneira literal, defendendo que Matusalém de fato teria vivido 969 anos. A teoria da literalidade defendida por esses pesquisadores tem maior aceitação entre os próprios cristãos.
Outros pesquisadores entendem que a longevidade de Matusalém pode ser fruto de problemas relacionados à tradução dos textos na Antiguidade ou mesmo à existência de diferentes calendários na contabilização do tempo de vida de Matusalém.
Por fim, há pesquisadores que afirmam que dada a falta de evidências históricas e científicas, Matusalém foi apenas um personagem mítico que fazia parte da cultura hebraica na Antiguidade.
Crédito de imagem
[1] ChicagoPhotographer / Shutterstock
Fontes
DENOVA, Rebecca. Enoch. Disponível em: https://www.worldhistory.org/Enoch/.
MUSLIM PROPHETS. Prophet Methusaleh. Disponível em: https://muslimprophets.com/prophet.php?pid=222.
NEW WORLD ENCYCLOPEDIA. Methuselah. Disponível em: https://www.newworldencyclopedia.org/entry/Methuselah.
NOYES, Penny. Who was Methuselah in the Bible? Disponível em: https://www.christianity.com/wiki/people/who-was-methuselah-in-the-bible.html.