Seres unicelulares são organismos que têm apenas uma célula, responsável por realizar todas as atividades metabólicas, como respiração, excreção e nutrição. A vida na terra é composta por uma variedade de organismos, e muitos deles são unicelulares. Apesar da simplicidade estrutural, esses organismos são extremamente adaptados a diferentes condições ambientais e habitam quase todos os ecossistemas da terra — dos mais comuns aos mais extremos. Estudar esses organismos é fundamental para entender a biodiversidade, o funcionamento, e diferentes relações ecológicas e de saúde.
Leia também: Qual é a classificação dos seres vivos?
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre seres unicelulares
- 2 - O que são seres unicelulares?
- 3 - Exemplos de seres unicelulares
- 4 - Característica dos seres unicelulares
- 5 - Diferenças entre seres unicelulares e pluricelulares
- 6 - Exercícios resolvidos sobre seres unicelulares
Resumo sobre seres unicelulares
- Seres unicelulares são aqueles formados por apenas uma célula.
- Essa célula é responsável por realizar todas as funções para a sobrevivência desses organismos.
- Podem ser procariontes (como as bactérias) ou eucariontes (como as algas unicelulares).
- Encontram-se em quase todos os ambientes do planeta, inclusive os extremos.
- Têm diferentes formas e modos de vida.
- Exemplos: bactérias, protozoários, algas unicelulares e fungos unicelulares (leveduras).
- Diferem dos pluricelulares, que têm várias células com especializações.
O que são seres unicelulares?

Organismos unicelulares são formas de vida que realizam todas as suas necessidades metabólicas e fisiológicas por meio de uma única célula. Acredita-se que esses organismos foram os primeiros seres vivos a surgirem na Terra, sendo também os pioneiros a realizarem processos fundamentais, como a fotossíntese. Por meio deles, houve o aumento da emissão de oxigênio na atmosfera, o que possibilitou a consolidação e a evolução de outras formas de vida no planeta.
Alguns organismos unicelulares, durante o processo evolutivo, encontraram uma maneira de se agrupar, e, em alguns casos, vivem em colônias (os chamados organismos coloniais), com o objetivo de aumentar a eficiência metabólica, além de proporcionar maior proteção e chances de sobrevivência. Outros, no entanto, mantiverem um modo de vida independente, sendo classificados como solitários.
Exemplos de seres unicelulares
Existe uma grande diversidade de espécies de organismos unicelulares, e muitos ainda nem foram descritos, principalmente porque a maioria é microscópica, o que dificulta a descrição. Existem algumas exceções, e alguns organismos unicelulares podem até ser vistos a olho nu (sem o uso de microscópios), como é o caso da alga unicelular Caulerpa taxifolia, que pode medir mais de um metro de comprimento. Os principais organismos unicelulares são:
- bactérias;
- protozoários;
- algumas espécies de algas; e
- fungos.
→ Domínio Bacteria (bactérias verdadeiras)
As bactérias são organismos unicelulares procariontes bem diversos que estão presentes em quase todos ecossistemas e desempenham diversas funções no ambiente, principalmente auxiliando no fluxo de matéria e energia. Um exemplo são as bactérias do gênero Rhizobium, presentes em raízes de leguminosas, que realizam a fixação do nitrogênio atmosférico. Outras atuam na decomposição da matéria orgânica, devolvendo os nutrientes para o solo e permitindo a continuidade do ciclo da matéria.

Além disso, algumas bactérias têm grande importância para os seres humanos em diferentes áreas, como na indústria farmacêutica (na produção de medicamentos), na indústria de alimentos e bebidas (por exemplo, na produção de iogurtes e queijos), e na saúde e medicina (na produção de antibióticos, probióticos e no estudo das doenças que algumas espécies podem causar).
As cianobactérias (anteriormente classificadas como algas azuis) são bactérias capazes de realizar fotossíntese, e são bem conhecidas por terem a cor azul ou verde-azulada, devido à presença de diferentes pigmentos, como clorofila e ficocianina, que conferem a elas essa característica. São organismos essenciais para a manutenção e o equilíbrio da vida na terra.

→ Domínio Archaea (bactérias arqueas)
Arqueas são organismos procariontes unicelulares que apresentam algumas diferenças na composição química em relação às bactérias comuns. São conhecidas por habitarem ambientes com condições extremas. As arqueas podem ser agrupadas de forma ecológica com base no ambiente em que vivem, como as halófitas (vivem em ambientes altamente salinos), as termoacidófilas (encontradas em locais com temperaturas elevadas e pH baixo) e as termófilas (presentes em fontes termais).

→ Protozoários
São organismos eucariontes unicelulares, presentes em diferentes ambientes, podendo ter vida livre ou parasitária. Os protozoários parasitas são amplamente estudados, pois estão associados à transmissão de várias doenças em seres humanos, como a doença de Chagas, causada pelo protozoário Trypanossoma cruzi, e a amebíase, provocada pela Entamoeba histolytica.

→ Algas unicelulares
São organismos eucariontes que pertencem ao grupo dos protistas, juntamente das algas pluricelulares e os protozoários. Esses organismos compõem grande parte da base da cadeia alimentar marinha, pois são constituintes do fitoplâncton. Desempenham um papel fundamental na manutenção da vida no planeta Terra. Estima-se que os organismos marinhos fotossintetizantes sejam responsáveis por mais da metade do oxigênio produzido no planeta, sendo que as algas unicelulares, como as diatomáceas e os dinoflagelados, fazem parte desse grupo.

→ Fungos unicelulares (reino Fungi)
Também conhecidos como leveduras, os fungos unicelulares pertencem ao reino Fungi, juntamente dos fungos pluricelulares. São organismos que desempenham diversas funções nos ecossistemas, além de terem grande importância econômica para os seres humanos. Os fungos unicelulares são extremamente utilizados na indústria alimentícia, especialmente na produção de alimentos que envolve processos de fermentação, como é o caso da espécie Saccharomyces cerevisiae, amplamente utilizada nesses processos.

No entanto, esses organismos também podem transmitir algumas doenças, como a Candida albicans, responsável por causar a candidíase nos humanos.
Veja também: Qual é a diferença entre seres procariontes e eucariontes?
Característica dos seres unicelulares
- Compostos por uma única célula: que é responsável por realizar todas as funções vitais do organismo.
- Microscópicos: na maioria das vezes, só podem ser observados com o uso de microscópios.
- Reprodução rápida: geralmente se reproduzem assexuadamente, por divisão binária.
- Alta adaptabilidade: conseguem se adaptar rapidamente a diversos ambientes, inclusive os extremos.
- Biodiversidade: apresentam diferentes formas, funções e modos de vida.
- Vida livre ou parasitária: podem viver de forma independente ou parasitar plantas, animais, inclusive os seres humanos.
Diferenças entre seres unicelulares e pluricelulares
Característica |
Unicelulares |
Pluricelulares |
Quantidade de células |
Uma única célula |
Muitas células |
Especialização celular |
Não existe |
Presente |
Organização celular |
Simples |
Complexa (tecidos, órgãos, sistemas) |
Visibilidade |
A grande maioria é microscópica |
Muitas vezes visíveis a olho nu |
Exemplos |
Bactérias, algas unicelulares, protozoários e fungos unicelulares |
Animais e plantas |
Saiba mais: O que define um organismo como um ser vivo?
Exercícios resolvidos sobre seres unicelulares
1. (PUC-RJ) Durante um exame de uma criança enferma, o médico explica aos pais que o paciente tem uma doença causada por um organismo unicelular, procarionte e que pode ser combatido com uso de antibiótico. O médico descreveu um organismo classificado como:
a) Fungi
b) Animal
c) Protista
d) Vírus
e) Monera
Resposta: Letra E.
Justificativa: As bactérias (comuns e arqueas) são os únicos organismos procariontes, ou seja, que não têm membrana nuclear, e fazem parte do reino Monera.
2. (Uece) A partir da análise de um diagrama que mostra a invasão de um protozoário ciliado no intestino de caprinos, conclui‑se que esse organismo unicelular pertence ao grupo dos:
a) Algas
b) Fungos
c) Protistas
d) Bactérias
e) Vírus
Resposta correta: letra C
Justificativa: Os protozoários e as algas pertencem ao reino Protista (também chamado de Protoctista em algumas classificações).
3. (Ufscar) Organismos unicelulares procariontes, como as bactérias, podem ser encontrados em diversos ambientes e apresentam funções importantes na natureza. A principal diferença entre as bactérias e os protozoários está:
a) No fato de ambos possuírem núcleo celular.
b) Na capacidade das bactérias realizarem fotossíntese sempre.
c) No tipo de reprodução, já que os protozoários são exclusivamente sexuados.
d) Na estrutura celular, pois bactérias são procariontes e protozoários são eucariontes.
e) Na presença de parede celular em todos os protozoários.
Resposta correta: Letra D
Justificativa: A principal diferença entre bactérias e protozoários está na célula. Bactérias são organismos procariontes (que não têm membrana nuclear), e protozoários são organismos eucariontes (que têm núcleo organizado).
4. (FIMCA) “A maioria das bactérias são seres unicelulares, conhecidas por serem procariontes, pois não apresentam membrana que envolve o material genético.” Essa frase está:
a) Correta, pois bactérias são procariontes sem núcleo definido.
b) Incorreta, pois bactérias possuem carioteca.
c) Correta, pois protozoários também são procariontes.
d) Incorreta, pois a maioria das bactérias são pluricelulares.
e) Incorreta, pois procariontes possuem carioteca.
Resposta correta: Letra A.
Justificativa: As bactérias são organismos procariontes e não apresentam núcleo definido.
Fontes
AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia dos organismos. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2006.
RAVEN, Peter H. et al. Biologia vegetal. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014.
RUPPERT, Edward E.; FOX, Richard S.; BARNES, Robert D. Zoologia dos invertebrados. 7. ed. São Paulo: Roca, 2005.
TORRES, Patrícia C.; BICUDO, Célia E. de M. Microbiologia: fundamentos e aplicações. 2. ed. São Paulo: Manole, 2016.