Chorume

Chorume é um líquido escuro e altamente poluente originado da decomposição de matérias orgânicas, presente em aterros sanitários, lixões e cemitérios. Rico em metais pesados, pode contaminar o solo, a água e causar danos ao meio ambiente e à saúde humana.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Chorume é o nome dado a um líquido escuro que contém alta carga poluidora e é proveniente de matérias orgânicas em putrefação. O termo era anteriormente utilizado para definir a substância proveniente da gordura dos animais e passou a ter um significado um pouco mais amplo. Essa substância é encontrada em aterros sanitários, lixões e também em cemitérios, sendo que o nome dado ao líquido resultante da decomposição de cadáveres é o necrochorume.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leia também: Diferenças entre aterro sanitário e lixão

Tópicos deste artigo

Resumo sobre chorume

  • Chorume é um líquido escuro proveniente de matérias orgâncias em putrefação.

  • Esse líquido pode causar sérios danos ao meio ambiente, plantas e animais por causa da presença de metais pesados.

  • O chorume é encontrado em aterros sanitários, lixões e também em cemitérios.

  • O tratamento do chorume é importante para o planeta e visa evitar que esse líquido atinja a água dos mananciais.

O que é o chorume?

O chorume é um poluente viscoso, de cor escura e possui cheiro fortemente desagradável que procede de reações e processos físicos, químicos e biológicos juntamente com a água das chuvas que percolam através da massa de líquido aterrada.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que o chorume causa?

Como agente poluente, pode causar sérios danos ao meio ambiente, pois além da baixa biodegradabilidade, possui metais pesados os quais os organismos são incapazes de eliminar, acumulando-os. Embora muitos metais sejam essenciais para o crescimento dos organismos e para suas reações biológicas, o seu acúmulo em altos níveis é tóxico e causa sérios riscos, tanto para as plantas quanto para os animais, e consequentemente passando esses elementos para os predadores, o que pode danificar os sistemas biológicos e os processos bioquímicos a curto, médio e longo prazo.

Já foi observado que essa acumulação de metais pesados pode acarretar diversos problemas à saúde, como diarreia, tumores no fígado e tireoide, dermatoses, problemas pulmonares, rinite alérgica, além de alterações gastrointestinais e neurológicas.

Saiba mais: Contaminação por metais pesados

Tratamento do chorume

O tratamento do chorume é de grande importância para o planeta e visa evitar que esse líquido atinja a água dos mananciais, contaminando os recursos hídricos e, por conseguinte, os seres aquáticos e inclusive os frutos e vegetais que da água também dependem para crescer. A grande quantidade de matéria orgânica no chorume é também causa de atração dos insetos, como baratas, moscas, mosquitos, além de roedores, que podem ser veículo de transmissão de doenças para os seres humanos.

Contudo, é necessário ter a consciência de que quanto mais se consome e menos se recicla e se reutiliza, mais lixo é gerado e mais resíduos sólidos são enviados ao local onde se formará o chorume. Por isso, é necessário obter produtos que minimizem o impacto ambiental causado pela grande quantidade de lixo e pela cultura de consumo exagerado. 
 

Chorume
O chorume é composto por matéria orgânica, metais pesados e água das chuvas.
Escritor do artigo
Escrito por: Giorgia Lay-Ang Escritor oficial Brasil Escola
Deseja fazer uma citação?
LAY-ANG, Giorgia. "Chorume"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/chorume.htm. Acesso em 13 de janeiro de 2026.
Copiar