Topo
pesquisar

Vitamina C

Biologia

Uma dieta enriquecida em frutas previne o escorbuto
Uma dieta enriquecida em frutas previne o escorbuto
PUBLICIDADE

Também chamada de ácido ascórbico, classificada no grupo das vitaminas hidrossolúveis, a vitamina C desempenha importante função na manutenção do tecido conjuntivo, fortalece o sistema imunológico contra processos infecciosos, atua como poderoso antioxidante, facilita a absorção de ferro, colabora com a síntese de alguns aminoácidos e também confere resistência aos ossos e dentes.

A carência dessa substância pode ocasionar a debilidade de alguns tecidos orgânicos, provocando uma doença chamada de escorbuto, cujos sintomas são: sangramentos gengivais e epidérmicos, fraqueza nas articulações (nas juntas), lesões na mucosa intestinal e alteração na constituição dos dentes. E ainda, manifestações de insônia e nervosismo em crianças, bem como fadiga e depressão nos adultos.

A concentração dessa vitamina no organismo pode ser eliminada através da urina, contudo, causa diarreia, formação de cálculos renais (pedra nos rins) e alterações no ciclo menstrual.

Entre os alimentos ricos em vitamina C estão: acerola, limão, laranja, goiaba, morango, caju, kiwi, abacaxi, manga, pimentão, brócolis, couve, tomate, repolho e outros com menor teor.

Por Krukembreghe Fonseca
Graduado em Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RIBEIRO, Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca. "Vitamina C"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/biologia/vitamina-c.htm>. Acesso em 16 de dezembro de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA