Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Mórmons

Mórmons é a maneira como popularmente são chamados os membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, igreja fundada nos Estados Unidos no século XIX.

“Livro de Mórmon”, revelado pelo anjo Morônia a Joseph Smith, o fundador do mormonismo.
O Livro de Mórmon foi revelado pelo anjo Morôni a Joseph Smith, o fundador do mormonismo.
Crédito da Imagem: Shutterstock.com
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Mórmons é a maneira pela qual são chamados popularmente os membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, igreja de tradição cristã fundada por Joseph Smith, em 1830, nos Estados Unidos. Os mórmons acreditam que, desde a Antiguidade, levas de hebreus migraram do Velho Mundo para a América, o que não é provado historicamente. Após a morte e ressurreição, Jesus Cristo teria ido para a América, onde passou 40 dias ensinando aos hebreus da América a palavra de Deus.

Em 1820, Joseph Smith, na época um adolescente, afirmou ter visto Deus e seu filho, Jesus Cristo, e que estes ordenaram que ele deveria criar uma nova igreja, para resgatar os ensinamentos de Deus e Jesus que haviam se perdido com o passar do tempo. Joseph Smith afirmou ter sido visitado pelo anjo Morôni, que revelou a ele diversos textos em placas de ouro. Esses textos deveriam ser traduzidos para o inglês. Smith, usando pedras mágicas, traduziu os textos, que foram registrados em um livro por escribas, criando assim o Livro de Mórmon, publicado pela primeira vez em 1830, mesmo ano no qual a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias foi fundada. A nova religião passou a ganhar adeptos e, por defender a poligamia, passou a ser reprimida pelas autoridades estadunidenses. Os mórmons passaram a sofrer violências de muitos grupos antimórmons. Smith foi preso diversas vezes, com acusações diferentes. Em 1844, na prisão, acabou sendo assassinado a tiros por um grupo contrário aos mórmons.

Para fugir das perseguições e violências, Brighan Young, que sucedeu Smith como autoridade máxima dos mórmons, iniciou uma migração de mais de 2 mil quilômetros com um grupo de mórmons que terminou nas margens de um lago salgado, onde fundaram a cidade de Salt Lake City, atual capital do estado de Utah. A peregrinação missionária é uma das tradições mais fortes no mormonismo. De Utah, levas de missionários partiram para diversas partes do mundo com o objetivo de difundir a religião. Atualmente o mundo possui mais de 13 milhões de mórmons, a maior parte deles vivendo nos Estados Unidos.

Leia também: Cristianismo — detalhes sobre a maior religião do mundo

Tópicos deste artigo

Resumo sobre os mórmons

  • Mórmons é a maneira pela qual são chamados popularmente os membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
  • Joseph Smith é considerado o fundador do mormonismo.
  • Além da bíblia os mórmons têm como escrituras sagradas o Livro de Mórmon, a Pérola de Grande Valor e o livro Doutrina e Ensinamentos.
  • No início do mormonismo a poligamia era permitida para os seus membros; em 1890 a prática foi proibida.
  • Após a proibição da poligamia diversos grupos deixaram a Igreja de Jesus dos Santos do Últimos Dias e novas igrejas mórmons foram criadas. Atualmente elas são chamadas de fundamentalistas.
  • No século XIX, os mórmons foram perseguidos por autoridades e parte da população dos Estados Unidos, sofrendo diversas violências.
  • Joseph Smith, acusado de fraude bancária, foi preso e assassinado na prisão em 1844.
  • Após a morte de Smith muitos mórmons passaram a migrar para a região então não povoada dos Estados Unidos que se tornou o estado de Utah.
  • O primeiro grupo de migrantes de Salt Lake City foi liderado por Brighan Young.
  • Através de seus missionários os mórmons difundiram sua religião para diversas partes do mundo, inclusive para o Brasil.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quem são os mórmons?

Os mórmons são os membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, e são chamados dessa forma por causa do nome de uma de suas escrituras sagradas, o Livro de Mórmon. Atualmente, segundo dados da Public Broadcasting Service, existem no mundo aproximadamente 13 milhões de mórmons, a maioria deles vivendo no estado de Utah, nos Estados Unidos. |1|

Na crença mórmon diversos grupos de hebreus teriam migrado do Velho Mundo para a América, dando origem a diversos profetas americanos. O primeiro desses grupos teria chegado à América há mais de 5 mil anos. Néfi, um dos principais profetas mórmons, chegou à América com um grupo de hebreus por volta do século VI a.C., após a queda de Jerusalém. Morôni, profeta que na forma de um anjo revelou o Livro de Mórmon para Smith, teria chegado à América por volta do século V d.C.

Na maior parte das religiões cristãs Jesus Cristo ressuscitou três dias depois de sua morte e ascendeu aos céus para viver ao lado de Deus pai. Para os mórmons, após a ressurreição, Jesus Cristo foi para a América, onde transmitiu diversos ensinamentos aos nefitas, povo descendente de Néfis. Apesar da crença mórmon, não existe nenhum registro histórico ou achado arqueológico que comprove que povos do Velho Mundo migraram para a América antes dos vikings no século XI e de Colombo em 1492.

O Livro de Mórmon, publicado pela primeira vez por Joseph Smith em 1830, é considerado uma espécie de terceiro testamento da Bíblia, depois do velho e do novo testamento. O livro contém obras de diversos profetas da América, ensinamentos de Cristo e textos sobre a história do povo de Néfi, lamanitas, indígenas e outros povos que os mórmons acreditam ter vivido na América.

→ Quem foi Mórmon?

Para os membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias, Mórmon foi um comandante militar e historiador que viveu no século IV d.C. Ele produziu registros, compilações de textos de profetas e escritos sobre sua época nas placas de mórmon. Seu filho, Morôni, deu continuidade a sua obra, realizando outros registros e transmitindo-os posteriormente, na forma de um anjo, para Joseph Smith.

Características dos mórmons

A primeira característica do mormonismo é a grande valorização do trabalho missionário e peregrino. Jovens mórmons, a partir dos 19 anos, passam em média dois anos de suas vidas peregrinando em outros países ou estados, pregando o mormonismo. Durante esse período eles evitam se comunicar com seus familiares e amigos e se dedicam somente a Deus.

Antes de iniciar as missões os jovens são formados em um Centro de Treinamento de Missionários da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Após o treinamento os jovens partem para o país onde serão missionários.

Os homens missionários são chamados de élders e as mulheres, de sísters. Durante a missão os jovens se hospedam em igrejas ou na casa de outros mórmons. Geralmente os custos da viagem e da estadia são pagos pelos próprios missionários e seus familiares. Em duplas, vestidos com calças sociais, gravata e camisas claras, os missionários passam de casa em casa pregado o mormonismo.

Élders, homens missionários do mormonismo, religião praticada pelos mórmons.
Élders, homens missionários do mormonismo, em frente a uma Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, em Toronto, no Canadá. [1]

Outra característica do mormonismo é valorização da família e a grande média de filhos que elas possuem. Atualmente a taxa de fecundidade de mulheres mórmons, nos Estados Unidos, é 50% maior do que a taxa nacional. Nos primeiros anos do mormonismo a poligamia era permitida, mas em 1890 a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias proibiu e passou a recriminar tal prática.

Doutrina dos mórmons

Os mórmons são cristãos e acreditam em Jesus Cristo como o filho de Deus, enviado à Terra para redimir a humanidade de seus pecados e divulgar a palavra de Deus.

Ditado por Joseph Smith no final da década de 1820 e publicado pela primeira vez em 1830, o Livro de Mórmon é tão importante para os mórmons como o velho e o novo testamento da Bíblia. Outra escritura sagrada para os mórmons é o livro Doutrina e Convênios, que na tradição mórmon foi ditado por Jesus Cristo a Joseph Smith. A Pérola de Grande Valor também é outro livro sagrado mórmon. Segundo a crença mórmon, Joseph Smith traduziu antigos pergaminhos egípcios que continham textos de Abraão e Moisés, registrando-os no que se tornou A Pérola de Grande Valor.

Veja também: Judaísmo — uma das religiões mais antigas do mundo e a religião que influenciou diretamente o cristianismo e o islamismo

Grupos dentro do mormonismo

Em 1890, após a poligamia ser banida da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, diversos grupos deixaram a instituição e formaram suas próprias igrejas mórmons. As duas maiores delas são a Igreja Fundamentalista dos Santos dos Últimos Dias e os Irmãos Apostólicos Unidos. Essas duas igrejas ainda hoje praticam a poligamia e consideram que a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias se afastou do que foi pregado por Joseph Smith.

No ano de 1953, ocorreu o Ataque Contra Short Creek, em que autoridades policiais do Arizona invadiram uma fazenda de uma igreja fundamentalista mórmon e prenderam centenas de pessoas pela prática de poligamia; mais de um centena delas eram crianças que foram separadas dos seus pais. A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, em seu jornal, apoiou o ataque afirmando que o fundamentalismo era uma doença que corrompe a humanidade.

Mórmons mais famosos do mundo

  • Brandon Flowers, o vocalista do The Killers.
  • Ryan Gosling, ator estrela de Barbie.
  • Christina Aguilera, cantora. Na idade adulta ela se converteu ao catolicismo.
  • Paul Walker, o falecido ator famoso pela franquia Velozes e Furiosos.
  • Mitt Romney, político do Partido Republicano dos Estados Unidos. Foi o candidato presidencial do partido nas eleições de 2008 e 2012.

História dos mórmons

Fotografia de Joseph Smith, fundador da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, igreja dos mórmons.
Joseph Smith, o fundador da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Joseph Smith é considerado o fundador da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias. Em 1820, Smith afirmou ter tido sua primeira revelação, avistando Deus e seu filho, Jesus Cristo. Os dois afirmaram que todas as religiões haviam se corrompido através dos séculos e que Joseph Smith deveria fundar uma nova religião.

Em 21 de setembro de 1823, Smith recebeu a visita do anjo Morôni, que informou a Smith que no alto de uma colina estavam enterradas as placas de ouro onde estavam registradas, em uma língua não conhecida, o Livro de Mórmon. Smitth desenterrou as placas, junto com elas encontrou um peitoral e pedras mágicas.

Representação da primeira visão de Joseph Smith, que fundou o mormonismo, religião dos mórmons, em obra do século XX.
Representação da primeira visão de Joseph Smith em obra do século XX.

Joseph Smith, com suas pedras mágicas, traduziu os registros das placas, e Martin Harris, seu amigo, foi o primeiro a registar suas palavras no que se tornou o Livro de Mórmon. Após uma pausa de anos, Smith voltou a ditar o Livro de Mórmon para outros escribas, entre eles a sua esposa. No início do século XIX, nos Estados Unidos, estavam em alta caças a tesouros e a crença de que existiam pedras mágicas, chamadas na época de pedras de vidente.

O Livro de Mórmon foi publicado por Joseph Smith em 26 de março de 1830. Em 6 de abril do mesmo ano foi realizado, na fazenda de David Whitmer, a primeira celebração dos mórmons. Ela contou com a presença de Joseph Smith e um grupo de aproximadamente 50 pessoas.

Desde o início os mórmons enfrentaram problemas com as autoridades do governo estadunidense e com a população dos locais onde se estabeleceram. Smith foi preso sob a acusação de ser um desordeiro pregador. Após ser solto, estabeleceu-se no Missouri com outros mórmons. No local passaram a sofrer violência da população local, e o governador do Missouri chegou a afirmar que expulsaria todos os mórmons de seu estado. Após nova prisão que durou quatro meses, Smith e seu grupo partiram para Illinois.

Em 1844, Joseph Smith anunciou que seria candidato à presidência dos Estados Unidos, e os atritos entre mórmons e antimórmons pioraram. No mesmo ano, acusados de fraude bancária, Joseph Smith e seu irmão, Hyrum Smith, foram presos. No dia 27 de junho um grupo com mais de uma centena de pessoas encapuzadas invadiu a prisão e assassinou a tiros os irmãos Smith.

Após a morte de Joseph Smith diversos líderes disputaram o poder na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, e Brigham Young acabou tornando-se o líder do principal grupo. Em 1847, Young e diversos mórmons migraram para a região de Utah e se fixaram na beira de um lago de água salgada, que se futuramente foi nomeada Salt Lake City, atual capital de Utah.

Em 1850 foi criado pelo governo estadunidense o território de Utah, e Brigham Young se tornou o primeiro governador do território, exercendo o cargo por oito anos. Durante o governo de Young muitos mórmons de outras regiões do país migraram para Utah.

De Utah, missionários mórmons passaram a partir para todo o mundo, convertendo pessoas em todos os continentes. Os primeiros missionários mórmons chegaram ao Brasil na primeira metade do século XX, convertendo grupos de brasileiros e criando templos por aqui. Segundo o censo do IBGE de 2010, 226 mil brasileiros se declararam mórmons naquele ano, mas a igreja afirma que todos os batizados são considerados mórmons e defende que existem aproximadamente 1,4 milhão de mórmons em nosso país.

Notas

|1| PBS. Timeline: The Early History of the Mormons. Disponível em: https://www.pbs.org/wgbh/americanexperience/features/mormons-timeline/.

Crédito de imagem

[1] Sam.carruthers / Wikimedia Commons (reprodução)

Fontes

BLAINEY, Geoffrey. Uma breve história do cristianismo. Editora Fundamento, São Paulo, 2015.

PARRISH, Mary Pratt. The book of mórmon story. Deseret Books, Utah, 2000.

PBS. Timeline: The Early History of the Mormons. Disponível em: https://www.pbs.org/wgbh/americanexperience/features/mormons-timeline/.

Escritor do artigo
Escrito por: Jair Messias Ferreira Junior Pós-graduado em História pela Unicamp e professor da Educação Básica há mais de 20 anos. Também é formador de professores e produtor de materiais didáticos há mais de 10 anos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

JUNIOR, Jair Messias Ferreira. "Mórmons"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/religiao/mormonismo.htm. Acesso em 10 de setembro de 2024.

De estudante para estudante