Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Dengue nas escolas: como está sendo o combate?

Desde programas de conscientização até limpeza dos locais, saiba o que tem sido feito para combater a dengue nas escolas

Em 13/03/2024 11h44 , atualizado em 25/04/2024 18h08
Homem pulveriza inseticida abaixo do texto: Dengue nas escolas
O governo começou, em fevereiro, uma campanha contra a dengue de 20 semanas Crédito da Imagem: Shutterstock
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

No Brasil, os casos de dengue alcançaram cifras preocupantes em 2024. Até o dia 11 de março, já havia o registro de 391 mortes e mais 1,5 milhão de casos da doença.

Minas Gerais figura entre os estados com o maior número de ocorrências de dengue, são mais de meio milhão de casos confirmados. Diante deste problema, o Governo Federal começou, no dia 21 de fevereiro, uma campanha de combate a dengue nas escolas, que irá durar 20 semanas.

O objetivo é visitar 102 mil instituições de ensino e orientar mais de e 25 milhões de crianças e adolescentes. A campanha foi dividida em cinco fases, sendo elas:

 Etapa Nome da etapa Semanas de duração
Fase 1 Preparação 1 a 3
Fase 2 Sensibilização 4 a 6
Fase 3 Engajamento 7 a 10
Fase 4 Intensificação 11 a 15
Fase 5 Avaliação e Encerramento 16 a 20

Na fase 1, serão produzidas peças de comunicação, como panfletos, cartazes e vídeos. Na etapa seguinte, será lançado o projeto em todas as escolas participantes do programa "Saúde nas Escolas", com rodas de conversa, divulgação de informações que terão como objetivo sensibilizar alunos, professores e demais funcionários das escolas. 

Na fase 3, serão realizadas, nas escolas, ações práticas, atividades educativas e interativas, como gincanas, teatros e jogos. Na fase 4, serão feitos eventos temáticos como feiras de saúde e debates com profissionais da área. Por fim, na fase 5, será feita uma análise dos dados epidemiológicos das Secretarias Municipais de Saúde e, onde for necessário, as atividades de conscientização serão intensificadas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mais iniciativas de combate a dengue

Várias escolas também estão realizando ações de combate à dengue por conta própria. Por exemplo, a Escola Santo Tomás de Aquino (ESTA), em Minas Gerais, promoveu uma campanha de conscientização com alunos, pais e comunidade.

Trabalhando o assunto nas salas de aula, com as famílias e nas comunidades do entorno escolar, os educadores da unidade esperam contribuir com a redução no número de casos na cidade por meio de uma corrente de cidadãos conscientes.

Para a ação, os alunos do ensino fundamental vão trabalhar com os responsáveis registrando, por meio de fotos, as ações realizadas de combate à dengue. No Ensino Médio, os estudantes vão usar as redes sociais para informar e postar as ações contra a dengue. Também, vão produzir marcadores de livros informando a forma de contágio, os principais sintomas e como combater a proliferação do mosquito.

Atividade de conscientização da escola (ESTA). Foto/Divulgação

Outro exemplo de ação de combate a dengue no Brasil, vem de São Paulo. O governo estadual realizou, no dia 1º de março, o "Dia d" de combate à dengue. A ação contou com a participação das 5.000 escolas filiadas a Secretaria de Educação e teve como meta atingir 3,2 milhões de alunos. 

Dentre as atividades praticadas está a conscientização por meio de materiais informativos adaptados às faixas etárias dos estudantes. Foram dispostos dados como o ciclo de vida do Aedes aegypti, os sintomas da doença e a importância da checagem rotineira de áreas que podem acumular água.

Além disso, as escolas são incentivadas a realizar rodas de conversa sobre o tema, campanhas de limpeza e descarte de embalagens que possam virar criadouros.   

Por Tiago Vechi

Jornalista

PUBLICIDADE