Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Receita de Natal: Gâteau de tâmaras e nozes

Trouxemos a receita de gâteau de tâmaras e nozes como uma opção diferente e sofisticada de sobremesa para a sua mesa natalina, fugindo das sobremesas tradicionais.

Marília Macedo
Autor(a):
Marília Macedo
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Trouxemos mais uma sugestão na série de publicações com receitas de Natal a fim de aumentar as suas opções de entradas, pratos principais e sobremesas, com preparações mais clássicas e outras menos óbvias, diversificando, assim, sua ceia, com novos sabores e novas texturas.

Neste post, trouxemos a receita de gâteau de tâmaras e nozes, mais uma sugestão de sobremesa, saindo um pouco do habitual da maioria das ceias e trazendo um ar de sofisticação à sua mesa natalina.

Tópicos deste artigo

Gâteau de tâmaras e nozes

Ingredientes

250g de tâmaras

240g de nozes sem casca

3 ovos

300g de açúcar

250g de farinha de trigo

1/2 xícara de chá de leite

1 colher de sopa de fermento

1 colher de sopa de essência de baunilha

Veja também: Receita de Natal: bolo de laranja com canela

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Modo de preparo

Bata os ovos na batedeira até ficarem esbranquiçados. Adicione o açúcar, o leite e a baunilha e bata até misturar bem. Em um refratário separado, misture a farinha peneirada e o fermento. Adicione o conteúdo da batedeira à mistura de farinha e mexa bem sem bater em excesso. Acrescente as tâmaras e as nozes picadas, por último a essência de baunilha. Unte uma forma de bolo à sua escolha com manteiga e leve para assar em forno aquecido a 180°C por aproximadamente 40 minutos. Deixe descansar antes de desenformar. Decore o bolo a seu gosto.

Observações

  • Dica: combina muito bem com chantilly fresco;
  • Rende um bolo de aproximadamente 800g.

 

Por Marília Macedo

SOBRE O AUTOR

Marília Macedo é formada em Relações Públicas, pela Universidade Federal de Goiás, e em Gastronomia, pela Faculdade Cambury. Trabalhou na área de eventos por dois anos e, em 2016, aliou seu trabalho à sua paixão pela cozinha, dando início ao serviço de consultoria gastronômica e confecção de brunch para eventos. Atualmente é pesquisadora de panificação e confeitaria e desenvolve suas próprias receitas.

De estudante para estudante


PUBLICIDADE

Estude agora


Viúva Negra: o contexto sociopolítico da criação da personagem

Uma das mais importantes peças dos Vingadores, a Viúva Negra (apresentada primeiramente na pele da personagem Natasha...

Apartheid | África do Sul

Assista a nossa videoaula para entender o que foi o Apartheid na África do Sul (1948-1994). Confira também no...