Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Receita de Natal: Pernil suíno com molho de ameixa

Trouxemos a receita de pernil suíno com molho de ameixa, um prato clássico de Natal com um diferencial para surpreender em sua ceia.

Marília Macedo
Autor(a):
Marília Macedo
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Vamos dar continuidade à nossa série de publicações com receitas de Natal, que tem o propósito de aumentar as suas opções de entradas, pratos principais e sobremesas, com preparações mais clássicas com adaptações modernas e algumas menos óbvias, diversificando, assim, sua ceia de Natal.

Neste post, trouxemos a receita pernil suíno com molho de ameixa, como uma sugestão de prato principal, uma modernização do clássico pernil, presente em muitas mesas de Natal há anos.

Esta é uma boa sugestão para quem quer mudar um pouco o cardápio, mas de forma sutil, com uma preparação diferente para a mesma carne e surpreendendo toda família com novos sabores.

Tópicos deste artigo

Pernil suíno com molho de ameixa

Ingredientes

1 kg de pernil suíno

4 dentes de alho

1 lata de ameixa em calda

2 colheres de sopa de mostarda

½ xícara de nozes

Azeite

Pimenta do reino a gosto

Sal a gosto

Leia também: Receita de Natal: lombo de carneiro com salada de agrião

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Modo de preparo

Faça incisões ao longo do pernil e tempere com o alho fatiado, sal, pimenta do reino e azeite. Deixe a carne descansar na mistura por pelo menos duas horas. Aqueça o forno a 180°C. Coloque o pernil em uma assadeira e deixe assar por aproximadamente duas horas, durante esse período, vá regando a peça da carne com seu próprio suco. Tire do forno e deixe descansar. Para o molho, bata as ameixas no liquidificador com 100 ml de água quente, tome cuidado com o vapor quente que sairá do liquidificador. Misture com a mostarda e as nozes e por último acerte o sal.

Observações

  • Sirva o molho morno;
  • Serve cinco pessoas.

 

Por Marília Macedo

SOBRE O AUTOR

Marília Macedo é formada em Relações Públicas, pela Universidade Federal de Goiás, e em Gastronomia, pela Faculdade Cambury. Trabalhou na área de eventos por dois anos e, em 2016, aliou seu trabalho à sua paixão pela cozinha, dando início ao serviço de consultoria gastronômica e confecção de brunch para eventos. Atualmente é pesquisadora de panificação e confeitaria e desenvolve suas próprias receitas.

De estudante para estudante


PUBLICIDADE

Estude agora


Viúva Negra: o contexto sociopolítico da criação da personagem

Uma das mais importantes peças dos Vingadores, a Viúva Negra (apresentada primeiramente na pele da personagem Natasha...

Como fazer a inscrição no Enem 2021

Vai fazer o Enem 2021 neste ano e quer tirar todas as suas dúvidas sobre a forma de se inscrever no exame mais...