Descoberta dos pósitrons

Os pósitrons são partículas que possuem carga positiva e massa próximas às do elétron e que foram descobertas por Irene Curie e seu marido, Frederic Joliot.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Irene Curie (1897-1956), filha de Marie Curie, e seu marido Frederic Joliot (1900-1958) realizaram, no ano de 1934, experimentos de transmutação artificial, no quais bombardearam o alumínio 1327Al com partículas alfa (24α) e conseguiram obter um isótopo do fósforo (1530P) e um nêutron.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

1327Al + 24α → 1530P + 01n

 

Irene Curie e seu marido, Frederic Joliot

O mais interessante, porém, foi que eles observaram que esse isótopo do fósforo era radioativo e que ele emitia uma partícula com massa igual à do elétron; no entanto, a sua carga era positiva. Eles viram também que, quando o bombardeamento de partículas alfa era interrompido, o alumínio deixava de emitir nêutrons, mas continuava a lançar pósitrons, do mesmo modo que as partículas alfa e beta são emitidas na radioatividade natural – indicando que realmente os pósitrons eram emitidos pelo fósforo e não pelo alumínio.

A essa nova partícula radioativa foi dado o nome de pósitron, ou partícula beta positiva, sendo representada por +10e ou β+, ou, ainda, +10β. Hoje se sabe que o pósitron é, na verdade, uma antipartícula beta negativa.

A reação nuclear desse processo estudado por Irene e Frederic é representada por:

1530P +10e + 1430Si

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Observe que quando o radioisótopo, que no caso é o fósforo, emite um pósitron, seu número atômico (Z = prótons) diminui uma unidade e seu número de massa (A = prótons + nêutrons) permanece inalterado. Veja mais dois exemplos:

815O+10e + 715O (Note que 15 = 0 + 15 e 8 = 1 + 7)

611C +10e + 511B (Note que 11 = 0 + 11  e 6 = 1 + 5)

Os pósitrons são emitidos por radioisótopos que possuem elevado número de prótons.

A emissão de pósitrons é usada na medicina em diagnósticos por imagem cintilográfica, conhecida como pósitron emission tomografia (PET). Esse método diagnóstico estuda a medula óssea por meio da injeção do marcador radioativo e é útil principalmente na avaliação de processos inflamatório/infecciosos (osteomielite aguda). Esse marcador radioativo tem a capacidade de se agregar à matriz óssea proporcionalmente ao fluxo sanguíneo na região e à atividade metabólica. Com isso, realiza-se uma fotografia do corpo ou algumas imagens localizadas, quando há indicação.

Resultado de exame de cintilografia óssea


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
O método diagnóstico de cintilografia óssea é feito com emissão de pósitrons
O método diagnóstico de cintilografia óssea é feito com emissão de pósitrons
Escritor do artigo
Escrito por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça Escritor oficial Brasil Escola
Deseja fazer uma citação?
FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Descoberta dos pósitrons"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/descoberta-dos-positrons.htm. Acesso em 11 de dezembro de 2025.
Copiar

Artigos Relacionados


A radioatividade presente em nosso cotidiano

Veja a radioatividade presente em nosso cotidiano para fins benéficos, principalmente no campo da medicina, como em radioagrafias, radioterapias e esterilização de materiais.

Decaimento radioativo natural

Elementos que se desintegram naturalmente.

Emissão alfa (α)

Conheça qual é a constituição da emissão radioativa de partículas alfa, sua descoberta, seu poder de penetração e quais os danos que ela causa ao ser humano.

Emissão beta

Descubra tudo sobre as radiações beta: sua descoberta, constituição, consequências da sua emissão para a estrutura do átomo, seu poder de penetração e danos ao ser humano.

Fenômeno da radioatividade

O fenômeno da radioatividade ocorre quando um núcleo instável emite partículas e ondas para atingir a estabilidade. Entenda por que isso ocorre lendo este texto.

Pósitrons

Os elétrons possuem carga negativa, então, por que os pósitrons são elétrons com carga positiva? Clique e descubra!

Radioatividade

Clique aqui e conheça mais sobre a radioatividade, as leis que explicam esse fenômeno, o que é decaimento nuclear e como a radioatividade está presente no cotidiano.

Radioatividade e Estrutura do átomo

A descoberta da natureza das emissões radioativas contribuiu para a descoberta do entendimento da constituição do átomo.

Radioatividade natural e artificial

Saiba como diferenciar a radioatividade natural da artificial, como se deu a descoberta de cada uma e quais as suas aplicações no cotidiano.

Radioisótopos

Radioisótopos são isótopos (elementos com mesmo número atômico) radioativos. Veja mais sobre eles e alguns exemplos de elementos que se enquadram nessa descrição.