Topo
pesquisar

Uso do Infinitivo ou da Forma flexionada?

Gramática

O uso do infinitivo ou da forma flexionada representa alvo de muitos questionamentos acerca dos fatos linguísticos. Dessa forma, precisamos conhecê-los melhor!
Fazer uso do infinitivo e da forma flexionada de forma correta é sinal de competência linguística
Fazer uso do infinitivo e da forma flexionada de forma correta é sinal de competência linguística
PUBLICIDADE

Quando o assunto faz referência aos tantos questionamentos acerca dos fatos linguísticos, as flexões verbais parecem ser assunto de extrema relevância. Nada mais natural, dadas as peculiaridades que norteiam essa classe, nem sempre compreendida de forma plausível pelos usuários. Nesse sentido, além de ampliarmos nossos conhecimentos por meio de leituras assíduas, de consultas frequentes a uma boa gramática, algumas dicas são também muito bem-vindas. Pensando em levar a você, caríssimo (a) usuário (a), o conhecimento necessário dos fatos linguísticos, eis algumas dicas:

Você já teve dúvidas quanto ao emprego do infinitivo ou da forma flexionada? Se sim, observe certos casos que ilustram tal ocorrência:

ESTÁ OU ESTAR?

É simples, pois é só se conscientizar que a forma infinitiva pode ser substituída por outra forma infinitiva, enquanto que a forma flexionada, não. Assim, observe:

A garota pode estar enganada.
Assim como ela pode também:
Andar enganada (substituição por outro infinitivo). 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nunca “A garota pode está enganada”.

DAR OU DAR?

O diretor dá nova chance aos alunos.

Nesse caso, não seria possível fazer uso do infinitivo, visto que ao realizar a substituição, obteríamos o seguinte discurso, equivocado:

O diretor ceder nova chance aos alunos.

Mediante os pressupostos aqui elencados, esteja atento (a) a esses detalhes, os quais fazem toda a diferença. E mais: pratique sempre a leitura e a escrita, de modo a ampliar sua competência linguística.


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. "Uso do Infinitivo ou da Forma flexionada?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/uso-infinitivo-ou-forma-flexionada.htm. Acesso em 19 de agosto de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola