close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Semântica da palavra só

O uso correto da palavra só se encontra relacionado à semântica que a ela pode ser atribuída.

Conhecer a semântica da palavra só é atribuir a ela o uso correto
Conhecer a semântica da palavra só é atribuir a ela o uso correto
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Enquanto usuários da língua, dispomos de um acervo lexical que nos permite construir nossos discursos e, assim, cuidar inteiramente de nossas relações interpessoais, de modo a atingir nossas pretensões comunicativas de maneira precisa. Assim, atrelado a essa questão, encontra-se um aspecto que fundamenta esse processo, o qual permite que tais interações se efetivem realmente da melhor forma possível – conhecimento de que devemos dispor da chamada semântica - a qual, em termos linguísticos, se define com a ciência que se ocupa de estudar, de atribuir às palavras o devido significado. Significado esse que, não raras as vezes, encontra-se atrelado ao contexto comunicacional propriamente dito.

Partindo dessa premissa, muitas são as palavras que, apesar de se apresentarem de maneira idêntica, adquirem nuances significativas um tanto quanto distintas. Por assim afirmar, ocupemo-nos em estabelecer familiaridade com uma delas – a palavra “só”-, demarcada, pois, ora como adjetivo, ora como advérbio. De posse dela, além de a “enquadrarmos” no devido lugar, levando em conta, como dito anteriormente, a situação em si, iremos constatar acerca das flexões que a ela se destinam. Assim, vez ou outra, podemos nos deparar com enunciados semelhantes a estes, o que lhe permitirá fazer as convenientes distinções:

Ela, nos últimos tempos, tem se sentido extremamente .

As crianças ficaram sós, enquanto todos saíram.

Atesta-se que por se tratar da palavra só, ora situada na condição de adjetivo, a flexão se torna evidente, concordando, portanto, com o substantivo a que se refere: ela= só / as crianças = sós.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quando o sentido se referir a “somente” ou “apenas”, constatamos estar diante de um advérbio – o que significa afirmar que essa flexão não é permitida. Como exemplo, citamos:

Eles queriam saber os resultados.(somente)

Distinções atribuídas, passemos adiante, analisando alguns aspectos semânticos:

Ela ministrará a palestra (mas não abrirá espaço a perguntas).

Os alunos apresentarão a pesquisa (não os exercícios).

Os alunos apresentarão os exercícios amanhã (não hoje).

A constatação a que se pode chegar é que no enunciado 1º a palavra só incide sobre o verbo, ou seja, apenas um procedimento será realizado. No que se refere ao 2º, a palavra em questão incide sobre o substantivo (somente a pesquisa será apresentada). Por fim, no terceiro enunciado, temos que o só incide diretamente sobre o advérbio, afirmando que somente amanhã os exercícios serão apresentados.

Com base, pois, nas elucidações aqui elencadas, procure fazer o uso correto da palavra “só”, atribuindo a ela o significado que realmente poderá ser atribuído.


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. "Semântica da palavra só"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/semantica-palavra-so.htm. Acesso em 27 de maio de 2022.

De estudante para estudante


Na oração: Cabe aos envolvidos no processo de escolarização questionar: Quais são suas histórias, seus saberes, seus sonhos? A pronome QUAIS deve ser com "q" maiúsculo ou minúsculo?

Por KARLA Ventura
Responder
Ver respostas

Estude agora


Cálculo do Kc e Kp

Kc e Kp são as constantes de equilíbrio em termos de concentração e de pressão, respectivamente, e são calculadas...

Pré-Enem | Leitura e interpretação de textos

O Pré-Enem é o intensivo preparatório do Brasil Escola para o Enem. Nele nós separamos os principais temas que...