Topo
pesquisar

KGB

Geografia

KBG é a sigla de Komitet Gosudarstveno Bezopasnosti, um comitê de segurança que vigorou na antiga União Soviética.
Quartel General da KGB, em Moscou
Quartel General da KGB, em Moscou
PUBLICIDADE

KGB é a sigla do Komitet Gosudarstveno Bezopasnosti, que em português significa Comitê de Segurança do Estado. O comitê foi uma importante agência de informação, segurança e serviços secretos (polícia secreta), que vigorou na antiga União Soviética. A sua criação teve por finalidade promover a segurança nacional e internacional do país, executar espionagem internacional e averiguar os crimes cometidos contra a União Soviética.

O KGB vigorou de 13 de março de 1954 até 06 de novembro de 1991. Ao longo da Guerra Fria o seu papel era semelhante ao desempenhado pelas instituições norte-americanas, CIA e FBI. Com o declínio da União Soviética, em 1991, o KGB foi substituído pelo Serviço Federal de Segurança Russa (FSB).

O Comitê de Segurança do Estado foi criado depois da Segunda Guerra Mundial (1954), mas suas origens vêm desde 1917, com a criação de um grupo paramilitar chamado Tcheka.
A polícia secreta e a política da União Soviética eram constituídas por cinco direções gerais. A primeira e principal controlava os ilegais (agentes secretos que viviam em outros países com identidade falsa), além da subdireção científica e técnica (serviço de antiespionagem) e um serviço de ação (realizavam o trabalho sujo, como assassinatos, atentados, sequestros, dentre outros). A segunda e terceira tinham a incumbência de cuidar da informação e repressão interna. Já a quarta era responsável por cuidar das fronteiras; e a quinta, por fiscalizar as escolas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola