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Turbulência

A turbulência no avião é causada por alterações no ar atmosférico, causando sacudidas. Não derruba a aeronave, mas pode ser perigosa para passageiros sem cinto de segurança.

Interior de um avião durante turbulência.
O ar turbulento causa movimentos bruscos no avião.
Crédito da Imagem: Shutterstock.com
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A turbulência no avião é causada por alterações físicas no ar atmosférico, resultando em movimentos oscilatórios bruscos da aeronave. Essas perturbações podem ocorrer devido a mudanças na direção e velocidade do vento, variações de temperatura e pressão, ou interferências de nuvens, montanhas e prédios. Os aviões são projetados para resistirem à turbulência, tornando improvável uma queda causada por esse fenômeno.

Leia também: Aerodinâmica — detalhes sobre o ramo da Física relacionado à sustentação dos aviões no ar

Tópicos deste artigo

Resumo sobre turbulência

  • A turbulência no avião são as sacudidas da aeronave devido a alterações do ar atmosférico.
  • Pode ser gerada por mudanças na temperatura, pressão e umidade do ar, por correntes de vento em diferentes direções e velocidades, além de interferências de nuvens, montanhas e edifícios.
  • Aviões são projetados para suportarem turbulências, tornando improvável uma queda.
  • O Sul do Brasil apresenta mais turbulências, especialmente em voos internacionais para Argentina e Chile.
  • Tipos de turbulências incluem a térmica, mecânica e orográfica.

O que é turbulência no avião?

Ilustração indicando as diferentes intensidades da turbulência de avião: leve, moderada ou severa.
A intensidade da turbulência pode ser leve, moderada ou severa.

Na aeronáutica, o termo turbulência no avião são as sacudidas sentidas pela aeronave devido às alterações físicas do ar atmosférico. Pode variar em sua intensidade, de acordo com o quanto o avião oscila na vertical, sendo leves as variações de 1 metro; moderadas as variações de 5 metros; e severas as variações de 30 metros.

Ilustração representativa de um fluido fluindo com uniformidade e com turbulência.
Um fluido pode fluir de forma laminar ou turbulenta.

Na Física, mais especificamente na mecânica dos fluidos, um fluido pode apresentar um fluxo laminar, quando ele flui de forma uniforme, ou pode apresentar um fluxo turbulento, conhecido como turbulência clássica, o comportamento caótico de um fluido em movimento quando sofre uma ou mais perturbações.

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Como acontece a turbulência no avião?

Visão dos pilotos na cabine de um simulador durante um voo em uma zona de turbulência.
Visão dos pilotos na cabine de um simulador durante um voo em uma zona de turbulência.

A estabilidade de um avião em voo depende diretamente do escoamento uniforme do ar por suas asas e apêndices aerodinâmicos. Quando o avião passa por uma região com determinada alteração atmosférica, a aerodinâmica da aeronave pode ser levemente comprometida, resultando em movimentos bruscos para cima e para baixo. Essa alteração atmosférica pode ocorrer pela mudança da direção ou da velocidade do ar e é resultante das diferenças de pressão e temperatura. Os pilotos de avião são treinados em simuladores para esse tipo de situação considerando-se suas mais diversas origens.

O que causa a turbulência no avião?

Diversos mecanismos físicos podem causar uma turbulência no avião.
Diversos mecanismos físicos podem causar uma turbulência no avião.

A formação de regiões com ar turbulento pode ter sua origem de diversos fenômenos atmosféricos:

  • Pode ter origem de um aquecimento desigual da superfície terrestre, criando áreas de temperaturas mais quentes e mais frias.
  • Pode ser pela passagem do avião em correntes de ar com velocidades e direções diferentes.
  • Pode ocorrer por mudanças na temperatura, pressão e umidade do ar.
  • Pode ser causada por interferência de nuvens, montanhas ou edifícios.

É possível um avião cair por turbulência?

Não, não é possível um avião cair por turbulência porque aviões são projetados para suportarem todo o tipo de turbulência. Contudo, a turbulência pode ser perigosa para os passageiros que não utilizarem o cinto de segurança durante a passagem da aeronave por uma região de ar turbulento, já que os movimentos bruscos podem lançá-los pela cabine, podendo sofrer graves ferimentos. Além disso, algumas turbulências podem não ser detectadas pelos dispositivos do avião, são as chamadas turbulências de ar limpo. Portanto, o recomendado é utilizar o cinto de segurança durante toda a viagem.

Acesse também: Para que serve o controle de tráfego aéreo?

Zonas de maior turbulência no Brasil

Principalmente nas épocas mais frias do ano, a região Sul do Brasil sofre mais turbulências aeronáuticas do que outras regiões do país.

As rotas entre Brasil e Argentina e entre Brasil e Chile são as que mais experimentam esse fenômeno, são elas:

  • Florianópolis-Santiago;
  • Florianópolis-Montevidéu;
  • Florianópolis-Buenos Aires;
  • São Paulo-Santiago;
  • São Paulo-Montevidéu;
  • Rio de Janeiro-Santiago.

Outros tipos de turbulência

  • Turbulência térmica: em dias quentes, ocorre quando há trocas de calor entre camadas de ar próximas do chão.
  • Turbulência mecânica: ocorre quando grandes estruturas urbanas, como prédios e pontes, se encontram próximas a aeroportos ou quando se sobrevoa grandes cidades.
  • Turbulência orográfica: ocorre em regiões serranas e montanhosas em qualquer época do ano.

Fontes

CARRON, Wilson; GUIMARÃES, Osvaldo. As faces da física (vol. único). 1. ed. Moderna, 1997.

HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos da Física: Gravitação, ondas e termodinâmica (vol. 2). 9 ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2012.

NUSSENZVEIG, Herch Moysés. Curso de física básica: Fluidos, Oscilações e Ondas, Calor (vol. 2). 4 ed. São Paulo: Editora Blucher, 2013.

Escritor do artigo
Escrito por: Robson Alves Dantas Robson Alves Dantas é bacharel em Física pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e mestre em Física pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na área de teoria quântica de campos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DANTAS, Robson Alves. "Turbulência"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/turbulencia.htm. Acesso em 17 de março de 2025.

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