A turbulência no avião é causada por alterações físicas no ar atmosférico, resultando em movimentos oscilatórios bruscos da aeronave. Essas perturbações podem ocorrer devido a mudanças na direção e velocidade do vento, variações de temperatura e pressão, ou interferências de nuvens, montanhas e prédios. Os aviões são projetados para resistirem à turbulência, tornando improvável uma queda causada por esse fenômeno.
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Na aeronáutica, o termo turbulência no avião são as sacudidas sentidas pela aeronave devido às alterações físicas do ar atmosférico. Pode variar em sua intensidade, de acordo com o quanto o avião oscila na vertical, sendo leves as variações de 1 metro; moderadas as variações de 5 metros; e severas as variações de 30 metros.
Na Física, mais especificamente na mecânica dos fluidos, um fluido pode apresentar um fluxo laminar, quando ele flui de forma uniforme, ou pode apresentar um fluxo turbulento, conhecido como turbulência clássica, o comportamento caótico de um fluido em movimento quando sofre uma ou mais perturbações.
A estabilidade de um avião em voo depende diretamente do escoamento uniforme do ar por suas asas e apêndices aerodinâmicos. Quando o avião passa por uma região com determinada alteração atmosférica, a aerodinâmica da aeronave pode ser levemente comprometida, resultando em movimentos bruscos para cima e para baixo. Essa alteração atmosférica pode ocorrer pela mudança da direção ou da velocidade do ar e é resultante das diferenças de pressão e temperatura. Os pilotos de avião são treinados em simuladores para esse tipo de situação considerando-se suas mais diversas origens.
A formação de regiões com ar turbulento pode ter sua origem de diversos fenômenos atmosféricos:
Não, não é possível um avião cair por turbulência porque aviões são projetados para suportarem todo o tipo de turbulência. Contudo, a turbulência pode ser perigosa para os passageiros que não utilizarem o cinto de segurança durante a passagem da aeronave por uma região de ar turbulento, já que os movimentos bruscos podem lançá-los pela cabine, podendo sofrer graves ferimentos. Além disso, algumas turbulências podem não ser detectadas pelos dispositivos do avião, são as chamadas turbulências de ar limpo. Portanto, o recomendado é utilizar o cinto de segurança durante toda a viagem.
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Principalmente nas épocas mais frias do ano, a região Sul do Brasil sofre mais turbulências aeronáuticas do que outras regiões do país.
As rotas entre Brasil e Argentina e entre Brasil e Chile são as que mais experimentam esse fenômeno, são elas:
Fontes
CARRON, Wilson; GUIMARÃES, Osvaldo. As faces da física (vol. único). 1. ed. Moderna, 1997.
HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos da Física: Gravitação, ondas e termodinâmica (vol. 2). 9 ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2012.
NUSSENZVEIG, Herch Moysés. Curso de física básica: Fluidos, Oscilações e Ondas, Calor (vol. 2). 4 ed. São Paulo: Editora Blucher, 2013.
Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/fisica/turbulencia.htm