Topo
pesquisar

Tráfego Aéreo

Geografia

O controle e a coordenação do tráfego aéreo garantem um fluxo seguro de aeronaves.
PUBLICIDADE

A invenção do avião revolucionou a matriz de transporte mundial, visto que essa modalidade proporcionou rapidez no deslocamento de passageiros e mercadorias. O surgimento de várias empresas aéreas provocou a queda dos valores das passagens e, consequentemente, um maior número de pessoas passou a utilizar o avião para a realização de viagens tanto internacionais quanto no território nacional.

Para garantir segurança e eficácia nessa forma de transporte não basta o estado de conservação das aeronaves, qualificação dos pilotos e estrutura dos aeroportos, sendo necessária, também, uma equipe para controlar e coordenar o tráfego aéreo. Sendo assim, pessoas extremamente capacitadas são responsáveis pelo controle do espaço aéreo, garantindo o fluxo seguro das aeronaves.

Esses profissionais ficam encarregados pelo planejamento, gerenciamento e controle dos voos, avaliando as condições meteorológicas, a cartografia do espaço aéreo, rota, velocidade das aeronaves, altitude, fluxo de aviões, entre outros fatores que possam interferir na segurança dos voos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As informações são passadas para os pilotos das aeronaves por meio de controladores de voo que ficam em centrais. Os dados devem ser transmitidos de forma clara e objetiva, seguindo um padrão preestabelecido.

As normas e métodos utilizados para controle do tráfego aéreo são estabelecidos pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI). No Brasil, o órgão responsável pelo controle do tráfego aéreo é o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECA), que está subordinado ao Ministério da Defesa e ao Comando da Aeronáutica.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Curiosidades - Geografia - Brasil Escola

O controle do tráfego aéreo garante a eficácia e segurança dos voos
O controle do tráfego aéreo garante a eficácia e segurança dos voos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueria e. "Tráfego Aéreo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/trafego-aereo.htm. Acesso em 22 de setembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola