Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Musculação

A musculação ajuda a diminuir o percentual de gordura, a treinar o coração para esforços mais intensos, aumenta a força, melhora os aspectos cognitivos, aumenta a resistência do sistema imunológico e muito mais.

Mulher durante um treino de musculação
Mulher durante um treino de musculação
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A musculação ou treinamento com pesos é uma modalidade que está na moda, baseada no fisiculturismo. Sendo que a diferença entre a musculação e o fisiculturismo é o fato desse ser um esporte e aquele um exercício.

As variáveis de carga, amplitude, tempo de contração e velocidade controláveis apresentadas na musculação, proporcionam a sua prática por pessoas de várias idades e com diferentes objetivos.

A musculação diminui o percentual de gordura, deixando o corpo bonito e harmonioso, treina o coração para esforços mais intensos, aumenta a força, melhora os aspectos cognitivos, aumenta a resistência do sistema imunológico, melhora a postura, a flexibilidade e auto-estima.

Os resultados obtidos com a musculação não dependem somente da maneira, tipo, ordem, freqüência e intensidade dos exercícios, outros fatores como flexibilidade, tipo de alimentação, hereditariedade e condicionamento cardiorespiratório prévio são importantes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


São necessários alguns cuidados durante a musculação, como: acompanhamento médico, fazer os exercícios de forma correta para não ocorrer rompimento dos ossos, músculos ou ligamentos, dores na coluna e desvio de postura, é importante alongar antes e depois de malhar. Em adolescentes a musculação pode prejudicar o crescimento.

Pesquisas indicam que o treinamento com pesos auxilia a emagrecer. Eles aumentam o gasto calórico diário e estimulam o metabolismo.

A musculação previne a osteoporose, por estimular a produção de massa óssea. Evita doenças cardíacas, obesidade, hipertensão arterial e diabete.

Por Patrícia Lopes

Escritor do artigo
Escrito por: Patrícia Lopes Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

LOPES, Patrícia. "Musculação"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/musculacao.htm. Acesso em 21 de abril de 2024.

De estudante para estudante