Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Lollapalooza

O Lollapalooza é um festival de música alternativa criado nos EUA em 1991, conquistando enorme popularidade a partir de 2005. É realizado no Brasil desde 2012.

Outdoor com luminoso do Lollapalooza
O Lollapalooza foi criado em 1991, mas chegou ao Brasil somente em 2012.[1]
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O Lollapalooza é um festival de música alternativa que surgiu nos Estados Unidos em 1991 por meio de Perry Farrell, vocalista da banda Jane’s Addiction. Ele criou o festival como uma turnê de despedida para a sua banda, passando por várias cidades junto de outros artistas. A partir de 2005, o festival se tornou fixo em Chicago.

O sucesso do Lollapalooza fez com que o festival fosse levado para outros locais, acontecendo também na Argentina, no Chile, no Brasil, na Suécia, na França, na Alemanha e na Índia. Esse festival chegou ao Brasil em 2012, e, desde então, ocorre na cidade de São Paulo, sendo que, desde 2014, é sediado no Autódromo de Interlagos.

Leia mais: Woodstock — festival ocorrida em agosto de 1969, nos EUA, marcando uma geraçao de jovens

Tópicos deste artigo

Resumo sobre Lollapalooza

  • O Lollapalooza é um festival de música alternativa que surgiu nos Estados Unidos.
  • Seu idealizador foi Perry Farrell, vocalista da banda Jane’s Addiction.
  • Ele criou o festival como uma turnê de despedida para a sua banda, alcançando enorme sucesso.
  • A partir de 2005, o festival ficou fixo em Chicago.
  • De 2011 em diante, passou a ser realizado também no exterior.
  • Atualmente ocorre nos seguintes países: Argentina, Chile, Brasil, Suécia, França, Alemanha e Índia.
  • O Lollapalooza aconteceu no Brasil pela primeira vez em 2012.

O que é o Lollapalooza?

O Lollapalooza é um festival musical que surgiu nos Estados Unidos e reúne artistas de diversos estilos musicais, como rock alternativo, heavy metal, hip hop, pop, música eletrônica, entre outros. É realizado em um período de quatro dias nos Estados Unidos, e no Brasil a duração é de três dias.

Além disso, o Lollapalooza fornece espaço para que artistas independentes exponham seu trabalho, permite que organizações não governamentais (ONG) realizem ações com o público, e oferece inúmeros espaços para lazer e entretenimento. No Brasil, os shows musicais são realizados em quatro palcos diferentes, em que diferentes artistas se apresentam.

O grande diferencial do Lollapalooza é exatamente a variedade de artistas de diversos estilos, o que atrai todos os tipos de públicos. No Brasil, o Lollapalooza é realizado desde 2012, e, desde a edição de 2014, o local que sedia esse evento é o Autódromo de Interlagos, na cidade de São Paulo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que significa a palavra “Lollapalooza”?

“Lollapalooza” é um termo do idioma inglês bastante usado no século XIX e começo do século XX. Essa palavra remetia a algo ou alguém extraordinário, mas também era usada para se referir a um pirulito grande. O termo foi adotado porque o criador do festival, Perry Farrell, gostou dele.

Origem e história do Lollapalooza

O Lollapalooza foi criado por Perry Farrell, vocalista da banda Jane’s Addiction. Farrell decidiu criar um festival musical depois que participou de um na Inglaterra, em 1990. Inicialmente, o festival foi criado com o objetivo servir como uma turnê de despedida para a Jane’s Addiction, que passava por graves problemas de relacionamento entre os integrantes.

A turnê virou um festival porque Perry Farrell decidiu convidar as bandas mais expressivas do rock alternativo para acompanhá-los em sua despedida. Nascia como um festival itinerante o Lollapalooza. Foi realizado dessa forma entre julho e agosto de 1991, passando por diversas cidades dos Estados Unidos e Canadá.

Esse primeiro Lollapalooza foi considerado um grande sucesso de público, surfando na popularidade que o rock alternativo teve nos Estados Unidos no começo da década de 1990. O festival foi um grande sucesso da música alternativa nos Estados Unidos até 1997, mas perdeu força quando o grunge e outros estilos do rock perderam espaço no gosto do público.

A edição de 1998 não foi realizada e o festival entrou em um hiato, retornando somente em 2003. Novamente, Farrell procurou realizar uma turnê itinerante sendo acompanhado por diversas bandas, mas o evento fracassou, e a edição de 2004 nem chegou a ser feita pelo baixo número de vendas.

Depois do fracasso da edição de 2004, Perry Farrell decidiu vender parte dos direitos do festival para uma empresa chamada C3 Presents (Capital Sports & Entertainment). Essa empresa assumiu a organização do evento, e, em 2005, fez o básico: convidou artistas de uma variada gama de estilos musicais e fez um festival de dois dias no Grant Park, em Chicago.

O festival foi um sucesso, sendo repetido em 2006. Nesse mesmo ano, um acordo foi assinado para que o Lollapalooza acontecesse no Grant Park até 2011, passando a ser um festival de três dias de duração. O crescimento do festival fez com que ele passasse a ter quatro dias de duração nos Estados Unidos. Ainda hoje é realizado em Chicago.

Outro sinal do crescimento do Lollapalooza foi a sua internacionalização a partir de 2011. Os planos de expansão do festival para o exterior se consolidaram com o sucesso da nova fase (iniciada em 2005).

Países em que acontecem o Lollapalooza

A fase internacional do Lollapalooza se iniciou oficialmente em 2011, quando o festival foi levado para Santiago, capital do Chile. Desde então, o Lollapalooza foi levado para outros países da América do Sul, para a Europa e, desde 2023, para a Ásia. Vejamos os países nos quais o evento acontece:

  • Estados Unidos (desde 1991);
  • Chile (desde 2011);
  • Brasil (desde 2012);
  • Argentina (desde 2013);
  • Alemanha (desde 2015);
  • França (desde 2017);
  • Suécia (desde 2019);
  • Índia (desde 2023).

Além disso, o Lollapalooza anunciou que ocorreriam edições do festival em Israel e na Colômbia, mas as duas edições não aconteceram. O festival em Israel seria realizado em 2013, mas foi cancelado porque não havia patrocinadores para o Oriente Médio.

No caso da Colômbia, o festival estava quase pronto e com o line-up quase definido. Seria realizado em 2016, mas foi cancelado supostamente porque a atração principal do evento (que não foi anunciada) desistiu de participar.

Leia mais: 13 de julho — Dia Mundial do Rock

Lollapalooza Brasil

A primeira edição do Lollapalooza no Brasil foi em 2012. Aqui o Lollapalooza ocorre no começo do outono e sempre foi na cidade de São Paulo. As duas primeiras edições (2012 e 2013) foram no Jockey Club, mas, desde 2014, o evento é no Autódromo de Interlagos.

Todos os anos, a banda convida grandes artistas da música nacional e internacional, e shows de bandas como Foo Fighter, Arctic Monkeys, The Killers, The Black Keys, Pearl Jam, Muse, Arcade Fire, Pharrell William, Marcelo D2, The Weeknd, RHCP, Lana del Rey, Mano Brown, Liniker, Post Malone, Duda Beat, Doja Cat, Pabllo Vittar, Matuê, Emicida, A$AP Rocky, Billie Eilish, entre outros, foram realizados no festival.

O Lollapalooza é um festival de grande sucesso no Brasil, atraindo milhares de espectadores, seja presencialmente, seja pela televisão, uma vez que os shows são televisionados. As edições do Lollapalooza de 2020 e 2021 não foram realizadas por conta da pandemia de covid-19.

A edição de 2022 ficou marcada pela tentativa de censura do governo de Jair Bolsonaro contra artistas que estavam se posicionando a favor de Lula. A repercussão negativa da tentativa de censura e uma ação na Justiça por parte do festival fizeram com que a proibição às manifestações políticas fosse derrubada.

Outro destaque a respeito do Lollapalooza no Brasil é o fato de que o festival foi denunciado, por duas vezes, por manter trabalhadores em condições análogas à escravidão durante a montagem da estrutura do evento. As denúncias aconteceram em 2019 e 2023, gerando uma enorme repercussão negativa ao festival e perda de patrocínio.

Mesmo após as denúncias, foi constatado por auditores do trabalho que os trabalhadores que trabalharam no evento em 2023 foram submetidos a violações graves em seus direitos, como carga de trabalho muito longa, descanso inadequado, entre outras denúncias.

Lollapalooza Brasil 2024

O Lollapalooza Brasil 2024 foi realizado nos dias 22, 23 e 24 de março, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. As principais atrações do festival foram:

  • Blink-182;
  • Arcade Fire;
  • Luisa Sonza;
  • Marcelo D2;
  • BaianaSystem;
  • Maneva;
  • Arcade Fire;
  • Titãs;
  • Limp Bizkit;
  • SZA;
  • The Offspring;
  • Hozier;
  • Gilberto Gil.

Importância do Lollapalooza

O Lollapalooza é um dos maiores festivais de música do Brasil e é um momento aguardando por muitos fãs. Para esse público, o Lollapalooza é um momento de lazer e entretenimento, permitindo que o público tenha contato com seus artistas favoritos.

Leia mais: Jovem Guarda — movimento musical brasileiro de 1965 que influenciou comportamento, moda e vocabulário dos jovens da época

Curiosidades sobre o Lollapalooza

  • Lady Gaga se apresentou no Lollapalooza de Chicago em 2007, quando ainda era uma artista pouco conhecida.
  • O criador do Lollapalooza disse que viu o termo “lollapalooza” pela primeira vez em uma série.
  • A primeira edição do Lollapalooza mobilizou cerca de 130 mil pessoas no Brasil.
  • Em 2023, mais de 300 mil pessoas assistiram ao Lollapalooza presencialmente no Brasil.

Créditos da imagem

[1]Page Light Studios e Shutterstock

Fontes

REPÓRTER BRASIL. Nova fiscalização encontra “violações graves” no Lollapalooza dias após resgate de trabalhadores escravizados. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/cultura/nova-fiscalizacao-encontra-violacoes-graves-no-lollapalooza-dias-apos-resgate-de-trabalhadores-escravizados/

GONÇALVES, Ana Beatriz. A história do Lollapalooza: festival nasceu da turnê de despedida de uma banda de rock. Disponível em: https://gq.globo.com/Cultura/noticia/2022/03/historia-do-lollapalooza-festival-nasceu-da-turne-de-despedida-de-uma-banda-de-rock.html

NORONHA, Marcos. Lollapalooza não é só no Brasil! Veja em quais países acontece o festival. Disponível em: https://gshow.globo.com/tudo-mais/lollapalooza/noticia/lollapalooza-nao-e-so-no-brasil-veja-em-quais-paises-acontece-o-festival.ghtml

Escritor do artigo
Escrito por: Daniel Neves Silva Formado em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e especialista em História e Narrativas Audiovisuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como professor de História desde 2010.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Daniel Neves. "Lollapalooza"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/lollapalooza.htm. Acesso em 13 de dezembro de 2024.

De estudante para estudante