Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Lei de Murphy

A Lei de Murphy é a lei que estabelece que se existe a possibilidade de algo dar errado, então dará errado.

Vista aproximada de um pão com geleia no chão como representação da Lei de Murphy.
Considerando a Lei de Murphy, quando um pão com geleia cair, ele sempre vai cair com a parte que tem geleia para baixo, sujando o chão.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Lei de Murphy é uma lei informal e universal que, em tom de humor, fala da probabilidade e capacidade que as coisas têm de dar errado. Sendo assim, se alguma coisa tem a mais remota chance de dar errado, certamente dará errado. A lei estaria atrelada a leis de probabilidade, com uma pitada de negatividade.

Leia também: 30 ditados populares e seus significados

Tópicos deste artigo

Origem da Lei de Murphy

Acredita-se que o criador da Lei de Murphy é o capitão e engenheiro estadunidense Edward Murphy (Edward Aloysius Murphy Jr.), que teria dito a frase sobre a possibilidade de as coisas darem errado no ano de 1949.

Edward Murphy era um dos engenheiros responsáveis por um projeto de testes dos efeitos da desaceleração rápida em pilotos de aeronaves.

Murphy desenvolveu um equipamento que registrava os batimentos cardíacos e a respiração dos pilotos. Após ser instalado, o aparelho apresentou defeitos, e o engenheiro foi chamado para consertá-lo.

Nesse momento, Murphy descobriu que a instalação do equipamento estava errada e disse a famosa frase que se tornou “lei”:

Se existe alguma possibilidade de alguma coisa dar errado, dará errado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Apesar de que seu mito criador esteja em torno dele, existem relatos de citações anteriores a isso. Por exemplo, em 1877, há um registro de uma minuta de reunião de engenheiros civis londrinos em que Alfred Holt diz uma frase bastante próxima da Lei de Murphy:

Verifica-se que qualquer coisa que pode dar errado no mar geralmente dá errado mais cedo ou mais tarde.

Após isso, em 1908, um ilusionista inglês chamado Nevil Maskelyne escreveu:

É uma experiência comum a todos os homens descobrir que, em uma ocasião especial, tal qual a produção de um efeito mágico pela primeira vez em público, tudo o que pode dar errado dará errado.

Lei de probabilidade e Lei de Murphy

A Lei de Murphy popularizou-se e se tornou uma máxima usada no mundo inteiro. A lei não possui base científica, porém muitas coisas que dão errado podem ser explicadas pela probabilidade, por meio de dados matemáticos.

Talvez o exemplo mais famoso disso seja o do pão que sempre cai com a cobertura para baixo, utilizado popularmente como representação da Lei de Murphy.

A probabilidade de o pão cair com a cobertura para baixo ou para cima é de 50% / 50%. Tudo vai depender de fatores como posição do corpo e altura da mesa. A gravidade aqui impõe sua força. O pão ou a torrada muitas vezes não possuem tempo ou energia para conseguir dar uma volta completa em seu eixo.

Porém, existe um outro fator interessante no exemplo do pão e no da Lei de Murphy de modo geral: a nossa memória.

Muito provavelmente, enquanto humanos, nós vamos nos recordar com maior frequência das situações em que as coisas deram errado do que daquelas em que elas deram certo. Sendo assim, o dia em que o pão caiu com a cobertura para baixo é mais marcante do que o dia em que ele caiu com a cobertura para cima.

Um outro exemplo seria os dias de chuva. Vamos nos recordar de forma mais vívida do dia em que saímos de casa sem guarda-chuva e nos molhamos do que do dia em que levamos um guarda-chuva e não nos molhamos.

Veja também: Déjà-vu — a sensação de já ter visto ou vivido alguma situação

Outras ideias e máximas atreladas à Lei de Murphy

  • A fila do lado sempre anda mais rápido.

  • O gato sempre cai em pé.

  • Você sempre acha algo no último lugar que procura.

  • Toda partícula que voa sempre encontra um olho.

  • Guarda-chuva espanta a chuva.

 

Por Miguel Souza
Jornalista

Escritor do artigo
Escrito por: Miguel Souza Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Miguel. "Lei de Murphy"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/lei-murphy.htm. Acesso em 19 de junho de 2024.

De estudante para estudante