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Estratégias para trabalhar com franquias

Reunimos algumas dicas e estratégias valiosas para aqueles que querem empreender por intermédio das franquias.

Nova Educa
Autor(a):
Nova Educa
Apostar em uma franquia é ter a vantagem de ter um negócio já testado e funcionando.
Apostar em uma franquia é ter a vantagem de ter um negócio já testado e funcionando.
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Ser empreendedor em um momento de recuperação econômica ou crise financeira é muito complicado. Criar uma empresa do zero ou descobrir um novo negócio exige tempo e esforço sobre o entendimento do mercado. Juntando esses dois cenários, o risco de fracasso aumenta muito, e muitos empreendedores não podem esperar. Nessa situação, atingir o sucesso de forma mais segura pode ser investir em uma franquia.

Franquia, franchising ou franchise é uma estratégia utilizada em administração que tem, como propósito, um sistema de venda de licença na qual o franqueador (o detentor da marca) cede, ao franqueado (o autorizado a explorar a marca), o direito de uso da sua marca, patente, infraestrutura, know-how e direito de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos ou serviços. O franqueado, por sua vez, investe e trabalha na franquia e paga parte do faturamento ao franqueador sob a forma de royalties. Eventualmente, o franqueador também cede ao franqueado o direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistemas desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem ficar caracterizado vínculo empregatício. (Fonte: Wikipedia)

Mas tomar a decisão de apostar em uma franquia exige tomada de decisão e estratégia, por isso vamos debater alguns pontos importantes a seguir.

Leia também: 3 informações importantes para abrir sua empresa

Tópicos deste artigo

1. Marcas reconhecidas pelo consumidor

O primeiro grande ponto ao olhar uma franquia é olhar a marca, o quanto ela já traz um histórico de qualidade e sucesso. Uma escolha bem pensada traz uma competitividade inicial fundamental para o desenvolvimento do novo negócio. De forma simples e fácil, seu público-alvo vai identificar de forma rápida qual o serviço ou produto está sendo oferecido.

2. Histórico e experiência

Apostar em uma franquia, ao contrário de criar sua empresa, é uma vantagem de ter um negócio já testado e funcionando. Essa experiência faz pular muitas fases de aprendizado. Além disso, o franqueado normalmente recebe muito suporte e conhecimento para escolha, treinamento e desenvolvimento dos funcionários, consultoria sobre como fazer e implementar estratégias com foco em resultados.

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3. Ter um plano de negócios

Desenhar um plano de negócios exige conhecimento e experiência de mercado, sem contar que, muitas vezes, é necessário avaliar as práticas, adaptar o planejamento e entender a curva de aprendizado. Receber uma visão de planejamento, implementação e monitoramento para o seu negócio vai colaborar na construção e desenvolvimento da empresa, mas lembre-se de validar todas as hipóteses com o mercado em que irá atuar.

Leia também: Lições de empreendedorismo do filme “Fome de poder”

4. Finanças controladas

A franquia exige um investimento inicial, mas traz a facilidade de identificar, de forma rápida, quais gastos são prioridades e importantes para o desenvolvimento da empresa. Outro ponto importante é que, em uma franquia, existe uma padronização de serviço ou produto. Por esse motivo, é prático identificar precificação, gastos e lucro.

5. Marketing estruturado

Quando um novo negócio começa, já existem diversos desafios, portanto não ter que pensar em padrão visual, estratégias de divulgação ou posicionamento em mídia social é uma grande vantagem. Normalmente a franquia traz materiais promocionais prontos, assim como já trabalha o posicionamento da marca perante os consumidores ou clientes. É como já ter gente se preocupando em vender para você antes mesmo de estar tudo pronto para começar.

 

Por Nova Educa

Colunista do artigo
Escrito por: Nova Educa A Nova Educa é uma consultoria educacional que trará dicas para que os jovens possam, desde cedo, aprender a inovar e a empreender, descobrindo inúmeras possibilidades para a construção de um futuro promissor.
SOBRE O AUTOR

A Nova Educa é uma consultoria educacional com foco em desenvolver projetos nas escolas envolvendo a Tecnologia Apple, com implementação de iPads e treinamento de professores. Além disso, também realiza o podcast Nova Educa Debate, om entrevistas a respeito do mercado educacional e a BNCC sobre conteúdos de empreendedorismo e inovação. Teremos diversos consultores colaborando com esta coluna, que será liderada pelo diretor de inovação, Carlos Coelho, entusiasta da educação com experiências em multinacional, na Singularity University (Califórnia), como professor e gestor escolar; e teremos a Priscila Coelho, diretora de operações, especialista em treinamentos de tecnologia educacional, criatividade e inovação.

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