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Ser empreendedor em um momento de recuperação econômica ou crise financeira é muito complicado. Criar uma empresa do zero ou descobrir um novo negócio exige tempo e esforço sobre o entendimento do mercado. Juntando esses dois cenários, o risco de fracasso aumenta muito, e muitos empreendedores não podem esperar. Nessa situação, atingir o sucesso de forma mais segura pode ser investir em uma franquia.
Franquia, franchising ou franchise é uma estratégia utilizada em administração que tem, como propósito, um sistema de venda de licença na qual o franqueador (o detentor da marca) cede, ao franqueado (o autorizado a explorar a marca), o direito de uso da sua marca, patente, infraestrutura, know-how e direito de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos ou serviços. O franqueado, por sua vez, investe e trabalha na franquia e paga parte do faturamento ao franqueador sob a forma de royalties. Eventualmente, o franqueador também cede ao franqueado o direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistemas desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem ficar caracterizado vínculo empregatício. (Fonte: Wikipedia)
Mas tomar a decisão de apostar em uma franquia exige tomada de decisão e estratégia, por isso vamos debater alguns pontos importantes a seguir.
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Tópicos deste artigo
- 1 - 1. Marcas reconhecidas pelo consumidor
- 2 - 2. Histórico e experiência
- 3 - 3. Ter um plano de negócios
- 4 - 4. Finanças controladas
- 5 - 5. Marketing estruturado
1. Marcas reconhecidas pelo consumidor
O primeiro grande ponto ao olhar uma franquia é olhar a marca, o quanto ela já traz um histórico de qualidade e sucesso. Uma escolha bem pensada traz uma competitividade inicial fundamental para o desenvolvimento do novo negócio. De forma simples e fácil, seu público-alvo vai identificar de forma rápida qual o serviço ou produto está sendo oferecido.
2. Histórico e experiência
Apostar em uma franquia, ao contrário de criar sua empresa, é uma vantagem de ter um negócio já testado e funcionando. Essa experiência faz pular muitas fases de aprendizado. Além disso, o franqueado normalmente recebe muito suporte e conhecimento para escolha, treinamento e desenvolvimento dos funcionários, consultoria sobre como fazer e implementar estratégias com foco em resultados.
3. Ter um plano de negócios
Desenhar um plano de negócios exige conhecimento e experiência de mercado, sem contar que, muitas vezes, é necessário avaliar as práticas, adaptar o planejamento e entender a curva de aprendizado. Receber uma visão de planejamento, implementação e monitoramento para o seu negócio vai colaborar na construção e desenvolvimento da empresa, mas lembre-se de validar todas as hipóteses com o mercado em que irá atuar.
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4. Finanças controladas
A franquia exige um investimento inicial, mas traz a facilidade de identificar, de forma rápida, quais gastos são prioridades e importantes para o desenvolvimento da empresa. Outro ponto importante é que, em uma franquia, existe uma padronização de serviço ou produto. Por esse motivo, é prático identificar precificação, gastos e lucro.
5. Marketing estruturado
Quando um novo negócio começa, já existem diversos desafios, portanto não ter que pensar em padrão visual, estratégias de divulgação ou posicionamento em mídia social é uma grande vantagem. Normalmente a franquia traz materiais promocionais prontos, assim como já trabalha o posicionamento da marca perante os consumidores ou clientes. É como já ter gente se preocupando em vender para você antes mesmo de estar tudo pronto para começar.
Por Nova Educa