PUBLICIDADE
Já falamos sobre metas e como devemos olhar para conseguir alcançá-las, mas existem técnicas que podem colaborar com nossos sonhos. Planejar seus objetivos é algo complexo, então entendê-los antes de começar é muito importante, e saber desenhar com estratégia os seus passos é fundamental para conseguir chegar ao sucesso.
Leia também: 5 dicas para desenhar suas metas pessoais
Tópicos deste artigo
5 técnicas para definir suas metas
1. Método SMART
Formato útil para determinar alvos possíveis de alcançar e que tragam resultados reais para uma pessoa ou empresa. Para utilizar, siga alguns formatos na meta:
-
Específicas: em vez de pensar em ideias vagas e abstratas, tenha objetivos certos e claros em mente. Isso vai facilitar muito o seu trabalho.
-
Mensuráveis: não dá para alcançar uma meta sem acompanhá-la de perto, então certifique-se de que seja possível medir o seu progresso ao buscar a meta.
-
Alcançáveis: é importante que você seja realista e saiba o que terá condições de realizar.
-
Relevantes: em que a sua meta vai influenciar a sua vida ou a vida de outros?
-
Temporais: qual o prazo para concluir a sua meta? Sem isso, fica mais fácil “empurrar com a barriga” e deixar as tarefas mais complicadas para depois.
2. Monte um plano de ação
Crie o passo a passo, de forma clara, e visualize como vai concretizá-lo. Montar um plano de ação envolve decidir:
-
estratégias de marketing;
-
melhoria de processos;
-
relacionamentos;
-
o produto; e
-
aspectos do negócio.
Pense em escopo, cronograma e atividades.
3. Quebre os objetivos em tarefas menores
Objetivos grandes podem parecer impossíveis de conquistar. Nesses casos, o que geralmente acontece é um ciclo vicioso que impede a pessoa de sair da inércia. A solução é quebrar metas grandiosas em tarefas menores e mais simples de executar. Dessa forma, você vai executando seus projetos e, quando menos perceber, estará chegando ao seu destino final.
Leia também: 6 perfis de empreendedores
4. Mantenha metas simples
Quanto mais complexas suas metas, mais difícil de entender como conquistá-las. Trata-se, novamente, de foco. Por isso, seu desejo deve ser bem simples, concentrado em apenas uma realização por vez. Isso ajuda a direcionar os esforços, sem gerar estafa ou abandono por não saber como lidar com a situação.
5. Acompanhe seu progresso
Metas precisam ser acompanhadas, só assim você saberá o quanto está perto de alcançá-las, se precisa fazer ajustes ou reavaliar seus planos. Há muitas formas de acompanhar o seu progresso, principalmente quando falamos de objetivos de negócios, que contam com métricas dedicadas a avaliar cada aspecto de uma empresa.
Por Nova Educa