Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon
Nova Educa
Por Nova Educa
A Nova Educa é uma consultoria educacional que trará dicas para que os jovens possam, desde cedo, aprender a inovar e a empreender, descobrindo inúmeras possibilidades para a construção de um futuro promissor.

5 técnicas para definir suas metas

Clube do empreendedorismo

No empreendedorismo, o maior foco, quase sempre, é colocado nas ações, porém a definição das metas, antes de começar, é de grande importância para todo o processo.
Estabelecer metas é um passo essencial para ter sucesso.
Estabelecer metas é um passo essencial para ter sucesso.
PUBLICIDADE

Já falamos sobre metas e como devemos olhar para conseguir alcançá-las, mas existem técnicas que podem colaborar com nossos sonhos. Planejar seus objetivos é algo complexo, então entendê-los antes de começar é muito importante, e saber desenhar com estratégia os seus passos é fundamental para conseguir chegar ao sucesso.

Leia também: 5 dicas para desenhar suas metas pessoais

5 técnicas para definir suas metas

1. Método SMART

Formato útil para determinar alvos possíveis de alcançar e que tragam resultados reais para uma pessoa ou empresa. Para utilizar, siga alguns formatos na meta:

  • Específicas: em vez de pensar em ideias vagas e abstratas, tenha objetivos certos e claros em mente. Isso vai facilitar muito o seu trabalho.

  • Mensuráveis: não dá para alcançar uma meta sem acompanhá-la de perto, então certifique-se de que seja possível medir o seu progresso ao buscar a meta.

  • Alcançáveis: é importante que você seja realista e saiba o que terá condições de realizar.

  • Relevantes: em que a sua meta vai influenciar a sua vida ou a vida de outros?

  • Temporais: qual o prazo para concluir a sua meta? Sem isso, fica mais fácil “empurrar com a barriga” e deixar as tarefas mais complicadas para depois.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

2. Monte um plano de ação

Crie o passo a passo, de forma clara, e visualize como vai concretizá-lo. Montar um plano de ação envolve decidir:

  • estratégias de marketing;

  • melhoria de processos;

  • relacionamentos;

  • o produto; e

  • aspectos do negócio.

Pense em escopo, cronograma e atividades.

3. Quebre os objetivos em tarefas menores

Objetivos grandes podem parecer impossíveis de conquistar. Nesses casos, o que geralmente acontece é um ciclo vicioso que impede a pessoa de sair da inércia. A solução é quebrar metas grandiosas em tarefas menores e mais simples de executar. Dessa forma, você vai executando seus projetos e, quando menos perceber, estará chegando ao seu destino final.

Leia também: 6 perfis de empreendedores

4. Mantenha metas simples

Quanto mais complexas suas metas, mais difícil de entender como conquistá-las. Trata-se, novamente, de foco. Por isso, seu desejo deve ser bem simples, concentrado em apenas uma realização por vez. Isso ajuda a direcionar os esforços, sem gerar estafa ou abandono por não saber como lidar com a situação.

5. Acompanhe seu progresso

Metas precisam ser acompanhadas, só assim você saberá o quanto está perto de alcançá-las, se precisa fazer ajustes ou reavaliar seus planos. Há muitas formas de acompanhar o seu progresso, principalmente quando falamos de objetivos de negócios, que contam com métricas dedicadas a avaliar cada aspecto de uma empresa.



Por Nova Educa

SOBRE O AUTOR

A Nova Educa é uma consultoria educacional com foco em desenvolver projetos nas escolas envolvendo a Tecnologia Apple, com implementação de iPads e treinamento de professores. Além disso, também realiza o podcast Nova Educa Debate, om entrevistas a respeito do mercado educacional e a BNCC sobre conteúdos de empreendedorismo e inovação. Teremos diversos consultores colaborando com esta coluna, que será liderada pelo diretor de inovação, Carlos Coelho, entusiasta da educação com experiências em multinacional, na Singularity University (Califórnia), como professor e gestor escolar; e teremos a Priscila Coelho, diretora de operações, especialista em treinamentos de tecnologia educacional, criatividade e inovação.

Artigos Relacionados
Clique aqui e conheça três pontos positivos em ser empreendedor após a conclusão do ensino médio, mas sem a necessidade de abrir mão de um curso superior.
Conheça o conceito de Open Innovation (inovação aberta) e confira quatro formas de utilizá-lo em sua empresa, assim como alguns possíveis resultados.
Confira dicas quem podem fazer toda a diferença na hora de estabelecer suas metas pessoais e, também, para colocá-las em prática.
Clique aqui e leia cinco dicas para jovens empreendedores venderem seus produtos e alcançarem cada vez mais o sucesso de sua empresa.
Leia este texto e conheça seis perfis de empreendedores e quais são suas características e objetivos. Veja qual desses perfis mais combina com o seu propósito.