PUBLICIDADE
Selton Mello é um ator brasileiro com uma carreira de sucesso como artista por mais de quatro décadas. Nascido em Minas Gerais, ele atuou em diversas novelas de sucesso e está presente em diversos filmes e séries de televisão. Além disso, Selton Mello atuou como produtor, diretor de cinema e dublador.
Entre as produções de maior sucesso das quais Selton Mello participou em sua carreira estão: O Auto da Compadecida, Lisbela e o Prisioneiro, Lavoura Arcaica, O Palhaço, Meu Nome não é Johnny, Ainda Estou Aqui, Sessão de Terapia, Os Aspones, entre outras.
Leia também: Fernanda Torres — uma famosa atriz brasileira
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre Selton Mello
- 2 - Biografia de Selton Mello
- 3 - Carreira de Selton Mello
- 4 - Filmografia de Selton Mello
- 5 - Selton Mello como dublador
- 6 - Prêmios e homenagens a Selton Mello
Resumo sobre Selton Mello
- Selton Mello é um ator brasileiro com uma carreira de quatro décadas de duração.
- Ele nasceu em Passos, Minas Gerais.
- Atuou como ator em filmes, novelas e séries de televisão.
- Atuou profissionalmente também como produtor, diretor de cinema e dublador.
- Alguns dos filmes mais famosos de que ele participou estão O Auto da Compadecida, Lisbela e o Prisioneiro e Ainda Estou Aqui.
Biografia de Selton Mello
→ Nascimento de Selton Mello
Selton Figueiredo Mello nasceu na cidade de Passos, no interior de Minas Gerais, em 30 de dezembro de 1972. Ele é filho de um casal formado por Dalton Mello e Selva Mello, e possui um irmão mais novo chamado Danton Mello.
→ Infância de Selton Mello
Selton Mello passou diversos anos de sua vida entre as cidades de Passo e Nepomuceno, sendo que suas idas a esta última se justificavam porque ele possuía familiares que visitava regularmente. Ainda na sua infância, sua família se mudou para São Paulo, e lá ele demonstrou o interesse pela carreira como ator.
→Casamento de Selton Mello
Selton Mello nunca se casou. Ao longo de sua vida, ele assumiu dois namoros: um com Danielle Winits e outro com Andréa Leal.
→Filhos de Selton Mello
Ao longo de sua vida, Selton Mello não teve filhos.
Carreira de Selton Mello
Selton Mello iniciou sua carreira de ator ainda na infância, realizando a sua primeira aparição na televisão em um seriado chamado Dona Santa, que foi transmitido pela Rede Bandeirantes. Nessa novela, ele interpretou um personagem chamado Sidney. Dois anos depois, esteve presente na novela Braço de Ferro, também da Bandeirantes, interpretando Raimundo.
Em 1984, Selton Mello passou a trabalhar para a Rede Globo, sendo parte do elenco da novela Corpo a Corpo. Dois anos depois atuou na novela Sinhá Moça, assumindo o papel de um escravo alforriado. Depois desses papéis, Selton Mello decidiu se afastar um pouco da televisão para aprimorar seu desempenho como dublador.
Ele atuou na dublagem de diversos filmes estadunidenses de grande sucesso, e a partir de 1990 passou a se dedicar também ao cinema. Em 1990 participou do seu primeiro filme, atuando em Uma Escola Atrapalhada. Ele seguiu atuando na televisão, participando de diversas novelas entre os anos de 1992 e 1995.
Em 1999, Selton Mello participou de um dos filmes de maior sucesso do cinema brasileiro: O Auto da Compadecida. Na verdade, essa produção foi originalmente lançada como minissérie, sendo reproduzida em três capítulos, mas o sucesso da produção foi tão grande que ela foi adaptada para o formato de filme e relançada em 2000. Nesse filme, Selton Mello interpretou Chicó e fez uma grande parceira com o ator Matheus Nachtergaele, que interpretou João Grilo.
Outro filme de sucesso do qual Selton Mello participou foi Lisbela e o Prisioneiro, em que ele interpretou Leléu Antônio. Outros filmes de grande repercussão no cinema nacional dos quais ele participou na primeira década do século XXI foram Lavoura Arcaica, O Coronel e o Lobisomem, Meu Nome não é Johnny e Jean Charles.
Selton Mello ainda atuou no filme O Palhaço, Reis e Ratos e Trash – A Esperança Vem do Lixo. Em 2024, ele participou do filme Ainda Estou Aqui, uma adaptação do livro de Marcelo Rubens Paiva. O filme conta a história do desaparecimento de Rubens Paiva durante a Ditadura Militar e tem como foco a vida de Eunice Paiva, esposa do desaparecido. O ator também foi convidado para participar de O Auto da Compadecida 2, filme que ainda será lançado.
Ao longo do século XXI, Selton Mello também participou de outras novelas, além de também atuar em diversos seriados, como Os Normais, Os Aspones, O Sistema, Sessão de Terapia, entre outros. Além disso, atuou como produtor e diretor de diversos filmes.
Acesse também: Qual é a importância do cinema brasileiro?
Filmografia de Selton Mello
A carreira de Selton Mello é bastante longa e teve o envolvimento do ator em filmes, novelas, séries de televisão, minisséries, etc. A seguir, vejamos algumas das produções de que ele participou ao longo de sua vida.
→ Filmes de Selton Mello
- Uma Escola Atrapalhada (1990);
- Lamarca (1994);
- Guerra de Canudos (1997);
- O Que É Isso, Companheiro? (1997);
- Lavoura Arcaica (2001);
- O Auto da Compadecida (2000);
- Caramuru – A Invenção do Brasil (2001);
- Lisbela e o Prisioneiro (2003);
- O Coronel e o Lobisomem (2005);
- O Cheiro do Ralo (2006);
- Meu Nome Não é Johnny (2008);
- O Palhaço (2011) – também diretor;
- Reis e Ratos (2012);
- Trash – A Esperança Vem do Lixo (2014);
- O Filme da Minha Vida (2017) – também diretor;
- Ainda Estou Aqui (2024);
- O Auto da Compadecida 2 (2024).
→ Séries e novelas de Selton Mello
- Dona Santa (1982);
- Corpo a Corpo (1984);
- Tropicaliente (1994);
- A Indomada (1997);
- Força de um Desejo (1999);
- Os Maias (2001);
- Os Normais (2003);
- Os Aspones (2003);
- O Sistema (2007);
- O Mecanismo (2018–2019);
- Sessão de Terapia (2012 e 2019-2021);
- Nos Tempos do Imperador (2021-2022).
Veja também: Fernanda Montenegro — um dos principais nomes da televisão e do cinema brasileiro
Selton Mello como dublador
Além de ator, produtor e diretor de cinema, Selton Mello tem uma longa carreira como dublador, tendo dublado diversos filmes, como:
- Loucademia de Polícia (1984);
- Os Goonies (1985);
- Karate Kid 2 (1986);
- Karate Kid 3 (1989);
- Indiana Jones e a Última Cruzada (1989);
- A Nova Onda do Imperador (2000).
Prêmios e homenagens a Selton Mello
A carreira de Selton Mello também foi marcada por diversas premiações que foram conquistadas como mérito dele por seu trabalho como ator e diretor. Entre as premiações mais recentes de sua carreira estão:
- Festival de Cinema de Lima – Melhor Ator – Lavoura Arcaica (2002).
- Grande Prêmio Brasileiro de Cinema – Melhor Ator – Lisbela e o Prisioneiro (2004).
- Grande Prêmio Brasileiro de Cinema – Melhor Filme de Ficção, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Roteiro Original, Melhor Montagem de Ficção – O Palhaço (2012).
- Festival Internacional de Cinema de Toronto – Melhor Ator – O Palhaço (2012).
- Festival de Cinema da Lapa – Melhor Roteiro e Melhor Diretor – O Filme da Minha Vida (2018).
- Prêmio F5 – Melhor Ator – Nos Tempos do Imperador (2021).
Crédito de imagem
[1] Andre Luiz Moreira / Shutterstock
Fontes
REIS, Júlia. Em 'viagem ao passado', Selton Mello visita cidades onde viveu a infância em MG: 'Me abasteci de lembranças boas'. Disponível em: https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2024/01/13/em-viagem-ao-passado-selton-mello-visita-cidades-onde-viveu-a-infancia-em-mg-me-abasteci-de-lembrancas-boas.ghtml
REDAÇÃO. Selton Mello. Disponível em: https://www.adorocinema.com/personalidades/personalidade-50085/biografia/
REDAÇÃO. Selton Mello. Disponível em: https://caras.com.br/perfil/selton-mello-1.phtml.