close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Receita de Natal: Compota de frutas secas

Essa receita de compota de frutas secas é uma opção diferente de sobremesa para a sua ceia de Natal, podendo ser servida sozinha ou com acompanhamentos.

Marília Macedo
Autor(a):
Marília Macedo
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Estamos apresentando uma série de publicações com receitas de Natal a fim de aumentar as suas opções de entradas, pratos principais e sobremesas, com preparações mais clássicas e outras menos óbvias, diversificando, assim, sua ceia de Natal, sem deixar de oferecer um jantar delicioso para os convidados.

Para evitar o pavê, que é um lugar-comum das sobremesas de Natal, neste post, trouxemos a receita de compota de frutas secas como uma sugestão de sobremesa.

Essa compota possui a versatilidade de poder ser servida sozinha ou com acompanhamentos, o que torna a difícil tarefa de agradar a todos um pouco mais possível.

Tópicos deste artigo

Receita de compota de frutas secas

Ingredientes

Suco de 1/2 limão

1/2 garrafa de vinho branco suave

6 cravos

150g de uva passa

150g de damasco seco

150g de ameixa seca

02 canelas em pau

50g de açúcar refinado

1/2 litro de água

Leia também: Receita de Natal: cheesecake de physalis

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Modo de preparo

Comece deixando a uva passa e a ameixa seca de molho na água por 1 hora. Retire as frutas hidratadas da água e coloque-as em uma panela. Acrescente a água, o açúcar, a canela em pau, o cravo, o vinho branco e o suco de limão. Deixe ferver por aproximadamente 15 minutos. Coloque por último o damasco e deixe ferver por mais 5 minutos. Deixe esfriar e mantenha refrigerado até a hora de servir.

Observações

  • Dica: Sirva com sorvete de baunilha;
  • Rende aproximadamente 500g de compota.

 

Por Marília Macedo

SOBRE O AUTOR

Marília Macedo é formada em Relações Públicas, pela Universidade Federal de Goiás, e em Gastronomia, pela Faculdade Cambury. Trabalhou na área de eventos por dois anos e, em 2016, aliou seu trabalho à sua paixão pela cozinha, dando início ao serviço de consultoria gastronômica e confecção de brunch para eventos. Atualmente é pesquisadora de panificação e confeitaria e desenvolve suas próprias receitas.

De estudante para estudante


Estude agora


A rosa do povo I Análise literária

Assista a nossa videoaula para conhecer um pouco mais da obra A rosa do povo, do poeta brasileiro Carlos Drummond de...

O que são meteoritos?

Assista à videoaula e entenda o que é um meteorito. Conheça as características que o definem e quais são suas...