PUBLICIDADE
Os irmãos Grimm são Jacob Ludwig Carl Grimm e Wilhelm Carl Grimm. Eles nasceram na Alemanha, respectivamente, nos anos de 1785 e 1786. Mais tarde, ambos exerceram as funções de bibliotecário e professor universitário. Envolvidos na pesquisa acadêmica, reuniram contos e lendas da tradição oral.
Os contos de fadas coletados e publicados pelos irmãos Grimm são hoje clássicos da literatura infantil. Para isso, os irmãos utilizaram uma linguagem mais condizente com o público infantil, além de colocar ilustrações nos contos publicados. Os mais famosos contos de Grimm são João e Maria, Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve, Cinderela, Rapunzel e A bela adormecida.
Leia também: Qual é a história dos contos de fadas?
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre os irmãos Grimm
- 2 - Biografia dos irmãos Grimm
- 3 - Características das obras dos irmãos Grimm
- 4 - Livros dos irmãos Grimm
- 5 - Contos mais famosos dos irmãos Grimm
- 6 - Legado dos irmãos Grimm
- 7 - Irmãos Grimm na cultura popular
Resumo sobre os irmãos Grimm
- Os irmãos Grimm são Jacob Ludwig Carl Grimm e Wilhelm Carl Grim.
- Os irmãos Grimm nasceram na cidade de Hanau, na Alemanha.
- Jacob Ludwig Carl Grimm nasceu em 1785 e faleceu em 1863.
- Wilhelm Carl Grimm nasceu em 1786 e faleceu em 1859.
- Além de escrever, também foram professores universitários.
- Eles são conhecidos por publicar contos de fadas.
- Seu livro mais famoso é Contos da infância e do lar.
- Chapeuzinho Vermelho é um dos famosos contos de Grimm.
Biografia dos irmãos Grimm
Jacob Ludwig Carl Grimm nasceu em 4 de janeiro de 1785, e Wilhelm Carl Grimm nasceu em 24 de fevereiro de 1786. Ambos eram naturais de Hanau, cidade na Alemanha. Eram os dois filhos mais velhos de uma família com seis filhos ao todo, cujo patriarca era o clérigo Philipp Wilhelm Grimm (1751-1796).
Em 1791, a família foi viver em Steinau, onde o senhor Grimm, que tinha também conhecimentos jurídicos, assumiu o cargo de magistrado distrital. Porém, com sua morte em 1796, a família passou por dificuldades financeiras. Em função disso, os dois irmãos Grimm foram morar na casa de uma tia, em Kassel, no ano de 1798, e estudaram no Friedrichsgymnasium Kassel.
Em seguida, começaram a estudar Direito na Universidade de Marburg. Fascinados pela história e folclore alemães, os irmãos logo se interessaram por antigos contos. Com a morte da mãe, a conselheira Dorothea Grimm (1755-1808), os dois irmãos ficaram responsáveis pelos irmãos mais novos.
Em função disso, Jacob e Wilhelm passaram a trabalhar em Kassel. Em 1812, ocorreu a primeira publicação dos irmãos — Contos da infância e do lar. Assim, a pesquisa sobre lendas e histórias orais se tornou algo importante na vida dos irmãos Grimm. Os dois trabalharam como bibliotecários em Kassel.
Wilhelm se casou em 1825. Já Jacob nunca se casou. Ambos trabalharam como bibliotecário e professor na Universidade de Göttingen, a partir de 1829. Perderam o cargo em 1837, por protestarem contra a decisão do rei de anular a Constituição liberal de 1833. Assim, os irmãos voltaram a morar em Kassel.
A convite do rei da Prússia, em 1840, eles se mudaram para Berlim, onde atuaram como professor na Universidade de Berlim. Além disso, Jacob Grimm ingressou na carreira política ao conquistar um lugar no Parlamento Nacional de Frankfurt, em 1848. O primeiro a falecer foi Wilhelm Grimm, no dia 16 de dezembro de 1859, em Berlim, sendo seguido por Jacob Grimm, no dia 20 de setembro de 1863, na mesma cidade.
Características das obras dos irmãos Grimm
As obras dos irmãos Grimm são contos de fadas que se tornaram clássicos da literatura infantil. Esse gênero de texto apresenta elementos fantásticos, além de aguçar a imaginação e a reflexão. É recorrente a presença de príncipes, princesas e bruxas. Os contos de Grimm valorizam a tradição oral, as lendas e o folclore alemães, e apresentam elementos da cultura medieval.
Livros dos irmãos Grimm
- Contos da infância e do lar (1812).
- Florestas germânicas antigas (1813).
- Canções do velho Edda (1815).
- Lendas germânicas (1816).
Contos mais famosos dos irmãos Grimm
Os contos mais famosos dos irmãos Grimm são:
- João e Maria: dois irmãos se perdem na floresta e encontram uma casa feita de doces, onde mora uma terrível bruxa.
- Cinderela: maltratada pela madrasta e suas filhas, a bela Cinderela é tratada como serviçal; mas um príncipe acaba mudando sua vida.
- Chapeuzinho Vermelho: a menina Chapeuzinho Vermelho vai levar bolo para sua avó; mas encontra um lobo na floresta, que a engana para devorar Chapeuzinho e sua vovozinha.
- Branca de Neve: odiada por sua madrasta (a rainha má), Branca de Neve escapa da morte (por inveja, a rainha manda alguém matar a bela jovem) e vai morar com sete homenzinhos na floresta; após comer uma maçã enfeitiçada, ela engasga e fica inconsciente até o dia em que é levada por um belo príncipe.
- Rapunzel: presa em uma torre por uma bruxa, a bela Rapunzel tem enormes tranças, que servem para que um príncipe suba até ela, e os dois planejem a fuga da bela jovem; porém, a bruxa vai fazer de tudo para impedir que eles tenham um final feliz.
- A bela adormecida: condenada por uma “mulher sábia” (a qual não tinha sido convidada à festa de comemoração do nascimento da filha da rainha) a dormir por cem anos, a bela princesa Rosamond só vai acordar com o beijo de um príncipe.
Veja também: Sítio do Picapau Amarelo — uma série de livros infantis do escritor Monteiro Lobato
Legado dos irmãos Grimm
Os irmãos Grimm legaram à posteridade não só contos de fadas, os quais engrandeceram a literatura infantil, mas também obras de cunho acadêmico. A partir da pesquisa exaustiva dos irmãos, a tradição oral e as lendas germânicas foram resgatadas e valorizadas a partir de um olhar acadêmico.
Os Grimm também iniciaram o Dicionário alemão, obra que seria terminada aproximadamente um século depois da publicação do primeiro volume. Inacabada devido à morte de seus idealizadores, o dicionário foi finalizado por outros estudiosos. Além disso, os irmãos também publicaram obras individuais, com estudos sobre linguística, mitologia e cultura alemãs.
Por fim, é preciso ressaltar que os contos de fadas não foram criados pelos irmãos Grimm. Eles foram reunidos por eles a partir de criteriosa pesquisa. A linguagem das histórias foi amenizada pelos Grimm para se adequar ao universo infantil, além de serem acompanhadas de ilustrações.
Irmãos Grimm na cultura popular
- Branca de Neve e os sete anões (1937) — longa-metragem de animação estado-unidense dirigido por David Hand e produzido por Walt Disney.
- A bela adormecida (1959) — longa-metragem de animação estado-unidense dirigido por Clyde Geronimi, Eric Larson, Wolfgang Reitherman e Les Clark, e produzido por Walt Disney.
- Os irmãos Grimm (2005) — longa-metragem dirigido por Terry Gilliam, uma coprodução tcheco-americana.
- Deu a louca na Cinderela (2007) — longa-metragem de animação estado-unidense dirigido por Paul J. Bolger e Yvette Kaplan.
- Grimm: contos de terror (2011-2017) — série estado-unidense dirigida por Clark Mathis.
- Espelho, espelho meu (2012) — longa-metragem estado-unidense dirigido por Tarsem Singh.
- Branca de Neve e o caçador (2012) — longa-metragem estado-unidense dirigido por Rupert Sanders.
- Avengers Grimm (2015) — longa-metragem estado-unidense dirigido por Jeremy M. Inman.
- Maria e João: o conto das bruxas (2020) — longa-metragem dirigido por Oz Perkins, uma coprodução entre Estados Unidos, Canadá e Irlanda.
- Os irmãos Grimm e as facetas do horror (2024) — série de animação japonesa dirigida por Yumi Kamakura e Youko Kanamori.
Crédito de imagem
[1] Companhia das Letras (reprodução)
Fontes
CALAMOTE, Catarina Guimas de Almeida. Irmãos Grimm: uma abordagem psicanalítica aos contos da infância e do lar. 2012. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Escola de Psicologia e Ciências do Comportamento, Instituto Universitário, Lisboa, 2012.
SOUZA, Mirely Abreu de. Ressignificando os contos de fadas nas aulas de língua inglesa: uma análise crítica de obras dos irmãos Grimm numa perspectiva de letramentos. 2023. Monografia (Licenciatura em Letras) – Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, 2023.